A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIO AMBIENTE E CIDADANIA"— Transcrição da apresentação:

1 MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
INSTRUTORA DANIELE AMORIM

2 A Constituição Federal, ao consagrar o Meio Ambiente ecologicamente equilibrado como um direito do cidadão, estabelece vínculo entre qualidade ambiental e cidadania. Carta Magna determina como uma das obrigações do Poder Público à promoção da Educação Ambiental obrigatória conscientização pública.

3 Para a educação ambiental foi dada à incumbência de ser o agente de mudanças desejáveis para o trânsito; . Dentre todos os” conteúdos “ nenhum tem um apelo tão globalizador quanto a Educação Ambiental,

4 pela sua própria natureza integradora, quando falha no seu objetivo de desenvolvimento da consciência crítica, pela sociedade, em relação à problemática ambiental,desencadeia uma sucessão de desequilíbrios.

5 seus aspectos socioculturais, econômicos, políticos, científicos, tecnológicos, ecológicos e éticos. "Na verdade, existe a Educação, e esta, quando fiel à sua natureza integradora, incluiria tudo".

6 Atualmente a Educação Ambiental assume um caráter mais realista por isso é preciso uma mudança no comportamento do humano em relação ao meio ambiente. É um componente essencial e permanente maneira da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. (MEC, 2001, p. 15).

7 SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO
POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO

8 POLUIÇÃO Veículos automotores Formas do homem degradar o ambiente:
Queimadas Desmatamento Indústria (chuva ácida, CFC, queimadas de produtos fósseis, DDT) Aterros clandestinos de Derramamento produtos tóxicos Uso inadequado de pesticidas Veículos automotores

9 Tipos de Poluição Poluição da água ou aquática
Poluição do ar ou atmosférica Poluição do solo Poluição sonora Poluição visual Poluição luminosa Poluição radioativa

10 Poluição da Água Poluição da água é qualquer alteração de suas propriedades físicas, químicas e biológicas, que possa implicar em prejuízo à saúde, à segurança e ao bem estar das populações, causar danos à flora e à fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e econômicos.

11 Poluição do Ar

12 Poluição do Ar

13 Poluição do Ar As causas principais da poluição atmosférica são a queima de combustíveis fósseis e a indústria. Nas cidades, em geral, os veículos são os principais responsáveis pela poluição do ar. Na zona rural, a poluição atmosférica é causada pelas queimadas.

14 Poluição do Ar Efeito estufa Chuva ácida
Como conseqüência desta poluição temos: Efeito estufa Chuva ácida Diminuição da camada de ozônio

15

16 CHUVA ÁCIDA As chuvas são sempre ácidas, pois a combinação de gás carbônico (CO2) e água (H2O) presentes na atmosfera produz ácido carbônico (H2CO3). A causa e a emissão de poluentes das industrias, dos transportes e demais atividades que queimam combustíveis fósseis. Esses gases, ao serem lançados na atmosfera, se combinam com a água em suspensão, transformando-se em ácido com elevada capacidade de corrosão.

17 INVERSÃO TÉRMICA É um fenômeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta, no entanto, sua ocorrência é maior nos centros urbano-industriais. Costuma acontecer no inverno, nos dias frios. Em situações normais o ar, aquecido pela irradiação da superfície, por ficar menos denso (mais leve), eleva-se dando lugar ao ar frio, dessa maneira formam-se correntes de convecção do ar, que estabelecem uma dinâmica favorável à dispersão de poluentes

18 Esse fenômeno tem como impacto a corrosão de monumentos, a acidificação das águas e a destruição da cobertura vegetal. Os países do hemisfério norte mais industrializados são os que mais contribuem para essa emissão .

19

20 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO
O ozônio (O3) na baixa atmosfera é extremamente prejudicial , principalmente para o desenvolvimento das plantas. Mas em estado puro e livre na estratosfera (entre 15 e 30Km de altitude), ele protege os seres vivos da radiação proveniente do Sol, filtrando os raios ultravioletas.

21 POLUIÇÃO SONORA E não se esqueça que o seu carro provoca, também, a poluição sonora. E evite utilizar a buzina de forma abusiva, revise o seu sistema de alarme e cuide para que o seu som não ultrapasse bom senso que fica entre 50 e 60 décibes.

22 Obrigado pela atenção!!!


Carregar ppt "MEIO AMBIENTE E CIDADANIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google