A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano"— Transcrição da apresentação:

1 E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
Regionalizações do território brasileiro E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano

2  Formação territorial do Brasil

3 Regionalização e Região
Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias. Região: é um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.

4 Objetivos da regionalização:
Conhecer com detalhes as partes de um todo (o mundo, um país, um estado, um município). Perceber as semelhanças e diferenças entre as regiões. Facilitar o levantamento de dados sobre aspectos populacionais, econômicos, sociais etc. Auxiliar no planejamento das políticas de governo (nacional, estadual ou municipal) nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc., para solucionar problemas existentes.

5 A primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913
Considerou critérios naturais (vegetação, relevo, clima,..)

6

7 A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988.

8

9 MACRORREGIÕES BRASILEIRAS - IBGE
Para reunir estados em uma mesma região, o IBGE considerou como critérios as semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos. É a regionalização oficial e atual do território brasileiro.

10 Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger elaborou uma nova proposta de regionalização do Brasil. Nela o autor levou em consideração a formação história e econômica do território brasileiro, em especial a industrialização, associada aos aspectos naturais. Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais.

11 Regionalização do Brasil proposta pelo geógrafo Milton Santos - 1999
O critério principal da regionalização proposta por Milton Santos foi o “meio técnico-científico- informacional”, isto é, a informação e as finanças estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado “quatro brasis”.

12 A Região Concentrada inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos, shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias, as maiores cidades e universidades. Portanto, é a região que reúne os principais meios técnico-científicos e as finanças do país.


Carregar ppt "E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google