A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WEBCURRÍCULO APOIO À REFLEXÃO SOBRE TICs NA EDUCAÇÃO HELOISA AMARAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WEBCURRÍCULO APOIO À REFLEXÃO SOBRE TICs NA EDUCAÇÃO HELOISA AMARAL."— Transcrição da apresentação:

1 WEBCURRÍCULO APOIO À REFLEXÃO SOBRE TICs NA EDUCAÇÃO HELOISA AMARAL

2 QUESTIONANDO... PONTOS PARA REFLEXÃO:  INFORMÁTICA OU TICS?  TICS COMO FERRAMENTA OU LINGUAGEM ?

3 TICS COMO LINGUAGEM IMPLICAM EM:  NOVAS MANEIRAS DE PRODUZIR E CIRCULAR TEXTOS E, CONSEQUENTEMENTE, MUDANÇAS NO MODO DE LER.  DIMINUIÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS, AUMENTANDO VELOCIDADES NA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES.  OS TEXTOS ESCRITOS RELACIONAM-SE COM OUTRAS LINGUAGENS, PROVOCANDO NECESSIDADE DE INTEGRAÇÃO DE CAPACIDADES DE LEITURA COM AS DE ANÁLISE DE IMAGENS ESTÁTICAS E EM MOVIMENTO E TAMBÉM COM SONORIDADES DIVERSAS.

4 INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO  QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ESSES DOIS CONCEITOS?  QUAL O PAPEL DAS AULAS DE TICS EM RELAÇÃO A ELES?  LER NO PAPEL/LER NA TELA: HÁ DIFERENÇAS?  TEXTOS/HIPERTEXTOS: HÁ DIFERENÇAS?  É PRECISO ENSINAR A LER NA TELA? POR QUÊ?

5 CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM I O QUE É APRENDER?  APRENDER É PENSAR, COLOCAR A INTELIGÊNCIA EM CONTATO COM A INFORMAÇÃO PARA TRANSFORMÁ-LA EM CONHECIMENTO.

6 CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM II A APRENDIZAGEM E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SIGNIFICAM, SOBRETUDO, CAPACIDADES, OU SEJA, PODER FAZER ALGO COM AQUILO QUE FOI APRENDIDO:  RELACIONAR,  EXPLICAR,  COMPARAR,  CRITICAR  E, DE MANEIRA ESPECIAL, MUDAR E TRANSFORMAR A REALIDADE A QUE ESTE MESMO CONHECIMENTO SE REFERE.

7 AULAS DE TICS, ENSINO E WEBCURRÍCULO  O QUE CONSIDERAR AO INTEGRAR AS TECNOLOGIAS DA CULTURA DIGITAL AO CURRÍCULO ESCOLAR?  COMO CONSTRUIR UM WEB CURRÍCULO, ISTO É, UM CURRÍCULO QUE ORGANIZE ESSA INTEGRAÇÃO, SEU ENSINO, E VISLUMBRE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM QUE ORIENTEM AS AÇÕES DO PROFESSOR?

8 O QUE É CURRÍCULO ESCOLAR?  É O MODO COMO O ENSINO, A APRENDIZAGEM E A AVALIAÇÃO SÃO ORGANIZADOS A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA (PPE).  PARA ORGANIZAR UM CURRÍCULO LIGADO À WEB, É PRECISO PARTIR DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO QUE A ESCOLA ADOTOU AO ORGANIZAR SEU PPE.

9 ALUNOS COMO CENTRO DO CURRÍCULO  PLANEJAR O CURRÍCULO TENDO O ALUNO COMO CENTRO IMPLICA EM:  SELECIONAR AS CAPACIDADES QUE A SOCIEDADE ESPERA QUE O ALUNO CONSTRUA DURANTE A FORMAÇÃO ESCOLAR  ORGANIZAR O ENSINO PARA QUE ELE DESENVOLVA ESSAS CAPACIDADES EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, GRADUALMENTE.

10 CULTURA DIGITAL E CURRÍCULO I PODEMOS DIZER QUE APRENDER NO MUNDO DIGITAL PRESSUPÕE UM CONJUNTO DE CAPACIDADES COMO:  CONSTRUIR SENTIDOS A PARTIR DE TEXTOS QUE SE ARTICULAM, HIPERTEXTOS  RECONHECER A HIPERTEXTUALIDADE CONSTITUÍDA DE CÓDIGOS VERBAIS, SONOROS E VISUAIS;  LOCALIZAR, FILTRAR, SELECIONAR, RELACIONAR E AVALIAR CRITICAMENTE A INFORMAÇÃO;  FAMILIARIZAR-SE COM AS NORMAS E A ÉTICA QUE REGEM A COMUNICAÇÃO NO MEIO DIGITAL.

11 CULTURA DIGITAL E CURRÍCULO II ESSAS HABILIDADES, QUE PODERIAM SER ENTENDIDAS NO SEU CONJUNTO COMO ESTAR E APRENDER NA WEB, ESTÃO PRESENTES NAS AÇÕES FUNDAMENTAIS DO USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET:  PESQUISAR NA INTERNET: ACESSAR, SELECIONAR E ANALISAR CRITICAMENTE INFORMAÇÕES;  COMUNICAR-SE EM MEIO DIGITAL: TRABALHAR COLABORATIVAMENTE, PARTICIPAR DE DEBATES, GRUPOS DE ESTUDO ETC.;  PUBLICAR CONTEÚDOS: ADQUIRIR UMA POSTURA ATIVA E AUTORAL NA INTERNET.

12 QUE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PODEM NORTEAR O ENSINO DA CULTURA DIGITAL? VIMOS QUE, AO ELABORAR UM CURRÍCULO É PRECISO SUPOR:  DETERMINADAS CAPACIDADES QUE SE ESPERA QUE O ALUNO DESENVOLVA (NO CASO, AS REQUERIDAS PARA O AMBIENTE WEB)  DESENVOLVIMENTO GRADUAL DAS CAPACIDADES ESPERADAS

13 QUE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM CONSIDERAR NO ENSINO DA CULTURA DIGITAL? VAMOS REFLETIR SOBRE QUAIS SÃO ELAS? LEMBREM-SE:  AS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM ESTÃO RELACIONADAS ÀS CAPACIDADES QUE SE ESPERA QUE O ALUNO DESENVOLVA  O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES É GRADUAL  EM CADA ÁREA DE CONHECIMENTO HÁ EXPECTATIVAS ESPECÍFICAS

14 PESQUISAR NA WEB, UMA CAPACIDADE A SER ENSINADA O ENSINO DESSA CAPACIDADE ESTÁ ASSOCIADO À COMPREENSÃO QUE A ESCOLA TEM DO QUE SEJA PESQUISAR. DOCENTES DE CADA UMA DAS DISCIPLINAS PRECISAM COMPARTILHAR AS ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PESQUISA NA WEB.

15 O TRABALHO COM PESQUISA NA ESCOLA AFINAL, O QUE É PESQUISA? SEGUNDO O DICIONÁRIO HOUAISS, A PALAVRA PESQUISA QUER DIZER:  BUSCAR COM CUIDADO, PROCURAR POR TODA A PARTE, INFORMAR-SE, INQUIRIR, INDAGAR PROFUNDAMENTE, APROFUNDAR.  INDAGAÇÃO OU BUSCA MINUCIOSA PARA AVERIGUAÇÃO DA REALIDADE, INVESTIGAÇÃO, INQUIRIÇÃO.  INVESTIGAÇÃO E ESTUDO, MINUDENTES E SISTEMÁTICOS, COM O FIM DE DESCOBRIR OU ESTABELECER FATOS OU PRINCÍPIOS RELATIVOS A UM CAMPO QUALQUER DO CONHECIMENTO.

16 O TRABALHO COM PESQUISA NA ESCOLA USOS E ABUSOS DA PESQUISA NA ESCOLA:  ATIVIDADE DE MENOR IMPORTÂNCIA PARA AJUDAR NA NOTA;  ATIVIDADE DE COMPLEMENTAÇÃO DE CONTEÚDOS (PARA SABER MAIS);  ATIVIDADE PARA A QUAL SE OFERECE POUCOS SUBSÍDIOS.

17 PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO: DIFERENTES TIPOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISADEFINIÇÕES PESQUISA DE CAMPO INVESTIGAÇÃO REALIZADA POR OBSERVAÇÃO DIRETA, NO LOCAL DO OBJETO DE ESTUDO, NÃO SE RESTRINGINDO, POIS, A INFORMAÇÕES TEÓRICAS. PESQUISA DE MERCADO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES REFERENTES ÀS TENDÊNCIAS E PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES, EM GERAL VISANDO FACILITAR A VENDA DE UM PRODUTO. PESQUISA DE OPINIÃO LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O QUE O PÚBLICO EM GERAL, OU UM GRUPO SELECIONADO, PENSA ACERCA DE DETERMINADO ASSUNTO. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA LEITURA SISTEMÁTICA DE TEXTOS SELECIONADOS, COM USO DE REGRAS DE ANÁLISE E DE INTERPRETAÇÃO. PESQUISA CIENTÍFICA INVESTIGAÇÃO FEITA DE FORMA METÓDICA, COM O OBJETIVO DE OBTER UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

18 PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO – PESQUISA NA ESCOLA  EMBORA NÃO SE POSSA ESPERAR DE ALUNOS DO FUNDAMENTAL II QUE FAÇAM PESQUISAS RIGOROSAS, ESPERA-SE QUE A PESQUISA NA ESCOLA NÃO SEJA FEITA DE QUALQUER MODO.  O IDEAL É QUE ESSAS ATIVIDADES POSSAM TRAZER ALGUNS TIPOS DE CONHECIMENTO E CONSTRUIR OUTROS, RESOLVER ALGUM(S) PROBLEMAS DA COMUNIDADE LOCAL OU CIDADE, APROXIMAR O ALUNO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO E DO MODO DE FAZER CIÊNCIA E, AINDA, PARA DESENVOLVER AUTONOMIA DE PENSAMENTO.

19 A PESQUISA E SEU SIGNIFICADO NO CONTEXTO ESCOLAR: TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO – COMO? ORIENTANDO OS ALUNOS PARA:  RECONSTRUÇÃO/APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS PELA CULTURA E PELAS CIÊNCIAS;  PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS NO ÂMBITO DO PPP DA ESCOLA;  DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES MÚLTIPLAS *  POSSIBILIDADE DE DESPERTAR OU SATISFAZER CURIOSIDADES QUE CONTEÚDOS ESCOLARES PODEM DESPERTAR.

20 PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO II – O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES MÚLTIPLAS PROBLEMATIZAÇÃO,BUSCA/SELEÇÃO/TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E ANÁLISE, SÍNTESE. ENVOLVE MÚLTIPLAS CAPACIDADES DE COMPREENSÃO E REGISTRO NA FORMA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS, DE ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DOS CONTEÚDOS DAS ÁREAS ENVOLVIDAS. EM ÚLTIMA INSTÂNCIA VISA FORMAR AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE DE PENSAMENTO.

21 PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO - PESQUISA: A PROPÓSITO DE QUÊ? ANTES DE REALIZAR PESQUISAS ESCOLARES, OS ALUNOS PRECISAM RECONHECER SUAS FINALIDADES E OS DIFERENTES TIPOS DE PESQUISA REALIZADOS POR DIFERENTES SETORES DA SOCIEDADE. (SLIDE 20) É PRECISO DEMONSTRAR A ELES QUE NÃO EXISTE PESQUISA SEM QUESTÕES OBJETIVAS QUE MOBILIZEM OS PESQUISADORES, E PROPOR A ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DE PESQUISA A PARTIR DE FINALIDADES DADAS.

22 PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO: ELABORANDO QUESTÕES DE PESQUISA EXEMPLOS DE PROPOSTAS DE ATIVIDADE PARA MOBILIZAR OS ALUNOS A ENCONTRAREM SUAS QUESTÕES DE PESQUISA A PARTIR DE TEMAS DADOS:  “ DISCUTA COM UM COLEGA O TEMA DA VIOLÊNCIA EM SUA COMUNIDADE; EM SEGUIDA, ESCREVAM DUAS QUESTÕES SOBRE O TEMA PARA PESQUISAR. LEMBREM-SE QUE AS QUESTÕES PRECISAM SER BEM OBJETIVAS E QUE A PESQUISA DESENVOLVIDA DEVE DAR ALGUM TIPO DE RESPOSTA PARA ELAS.”  VOCÊ PODE USAR A ATIVIDADE 2, DA PÁGINA 48 DO CADERNO ENSAIO E PESQUISA NA ESCOLA, PARA AUXILIAR OS ALUNOS A RECONHECEREM QUE AS PESQUISAS SÓ ACONTECEM A PARTIR DE QUESTÕES BEM DEFINIDAS. PORTANTO, PRECISAM DEFINIR SUAS QUESTÕES ANTES DE PESQUISAR.

23 PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO: ETAPAS DA PESQUISA  LEVANTAMENTO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS OU DE FONTES DOS DADOS;  PROCEDIMENTOS DE BUSCA/TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E/OU COLETA DE DADOS;  ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES/ANÁLISE DOS DADOS;  A IMPORTÂNCIA DE DIFERENTES REGISTROS AO LONGO DO PROCESSO

24 PESQUISAR PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO: SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS  O SENTIDO DA SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS.  GÊNEROS QUE PODEM SER UTILIZADOS NA SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS (SEMINÁRIO, RELATÓRIO DE PESQUISA, TEXTO MONOGRÁFICO, ENSAIO, ARTIGO DE OPINIÃO).  PRESTAR UM SERVIÇO À COMUNIDADE A PARTIR DOS RESULTADOS DA PESQUISA.

25 REFERÊNCIAS Boa parte das ideias contidas neste PPT foram desenvolvidas no Caderno Ensaio e pesquisa na escola, de Heloisa Amaral, Ana Luiza Marcondes Garcia e Jacqueline Peixoto Barbosa, publicado pela CENP – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – 2006 Outra fonte utilizada foi a publicação do Cenpec, o FASCÍCULO 1 da Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital: Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital (http://www.cenpec.org.br/TIC-e-Educacao)http://www.cenpec.org.br/TIC-e-Educacao


Carregar ppt "WEBCURRÍCULO APOIO À REFLEXÃO SOBRE TICs NA EDUCAÇÃO HELOISA AMARAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google