A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire

2 Pesquisa O Sonho Brasileiro (www.osonhobrasileiro.com.br)
PESQUISA DE MERCADO Seminários 1o BIM Formar 6 grupos Pesquisa O Sonho Brasileiro ( Grupo 1: Geração Grupo2: Diálogo Grupo 3: Trabalho Grupo 4: Micro Revoluções Grupo 5: Educadores Sociais Grupo 6: Integradores Culturais Carlos Freire – 2014

3 Entregar a apresentação impressa.
PESQUISA DE MERCADO Apresentar para a classe a metodologia da pesquisa, os resultados relativos ao tema do grupo e as avaliações do grupo. Entregar a apresentação impressa. Datas: Grupos 1, 2 e 3: 01/09/2014 Grupos 4, 5 e 6: 15/09/2014 Prova 08/09/2014 conforme o acertado em classe. Carlos Freire – 2014

4 Normalmente os gerentes estão focados no sintoma e não na causa;
PESQUISA DE MERCADO Resumo A etapa mais importante no projeto de pesquisa é a definição dos problemas de: pesquisa e marketing; Normalmente os gerentes estão focados no sintoma e não na causa; Para formulação do problema deve-se: discutir com gerentes, especialistas, avaliar dados secundários e realizar pesquisa qualitativa (se necessário); Carlos Freire – 2014

5 4. Deve-se analisar o contexto ambiental;
PESQUISA DE MERCADO Resumo 4. Deve-se analisar o contexto ambiental; 5. O problema gerencial diz respeito a qual decisão deve ser tomada e o problema de pesquisa a quais as informações são necessárias para; 6. Para definição da abordagem deve-se elaborar estruturas analíticas, formular perquntas de pesquisa e hipóteses. Carlos Freire – 2014

6 PESQUISA DE MERCADO Modelos Básicos de Pesquisa Modelos de Pesquisa
Pesquisa Exploratória Pesquisa Conclusiva Pesquisa Descritiva Pesquisa Causal Pesquisa Transversal Pesquisa Longitudinal Carlos Freire – 2014

7 Normalmente são três os tipos de pesquisa mais utilizados:
PESQUISA DE MERCADO Tipos de Pesquisa Normalmente são três os tipos de pesquisa mais utilizados: Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa; Combinação das duas anteriores. Em cada uma das modalidades existem metodologias específicas para cada caso. Carlos Freire – 2014

8 Pesquisa Exploratória É conduzida para explorar problemas;
PESQUISA DE MERCADO Tipos de Pesquisa Pesquisa Exploratória É conduzida para explorar problemas; Obter ideias e descobertas para o problema que gerência tem e não sabe o porquê; Carlos Freire – 2014

9 . Formular um problema ou definir um problema mais precisamente;
PESQUISA DE MERCADO Usos da Pesquisa Exploratória . Formular um problema ou definir um problema mais precisamente; . Identificar cursos de ação alternativos; . Desenvolver hipóteses; . Isolar variáveis e relacionamentos-chave para exame futuro; . Obter esclarecimentos para desenvolver uma abordagem do problema; . Estabelecer prioridades para pesquisas futuras. Carlos Freire – 2014

10 . Levantamentos com especialistas; . Levantamentos-piloto;
PESQUISA DE MERCADO Métodos da Pesquisa Exploratória . Levantamentos com especialistas; . Levantamentos-piloto; . Estudos de caso ; . Análise de dados secundários; . Pesquisa qualitativa. Carlos Freire – 2014

11 PESQUISA DE MERCADO Dados Secundários ? Carlos Freire – 2014

12 PESQUISA DE MERCADO Dados Secundários Dados secundários são dados que já foram coletados para outros propósitos que não o problema em questão. Esses dados podem ser levantados rapidamente e com baixo custo. Carlos Freire – 2014

13 . Identificar o problema. . Definir e entender melhor o problema.
PESQUISA DE MERCADO Usos dos Dados Secundários . Identificar o problema. . Definir e entender melhor o problema. . Desenvolver uma abordagem para o problema. . Elaborar um modelo de pesquisa apropriado (por exemplo, identificar as variáveis principais). . Responder a determinadas perguntas de pesquisa e testar algumas hipóteses. . Interpretar dados primários com maior clareza. Carlos Freire – 2014

14 . Especificações: metodologia utilizada para coletar os dados.
PESQUISA DE MERCADO Critérios para avaliação dos Dados Secundários . Especificações: metodologia utilizada para coletar os dados. . Erros: precisão dos dados. . Atualização: quando os dados foram coletados. . Objetivo(s): o propósito para o qual os dados foram coletados. . Natureza: o conteúdo dos dados. . Segurança: no geral, quão confiáveis são os dados. Carlos Freire – 2014

15 PESQUISA DE MERCADO Classificação dos Dados Secundários
Internos Externos Prontos para uso Serviços sindicalizados Materiais publicados Requerem processamento adicional Bancos de dados computadorizados Carlos Freire – 2014

16 PESQUISA DE MERCADO Dados Secundários Quando os Dados Secundários não são conclusivos ou suficientes, pode-se lançar mão de uma Pesquisa Qualitativa para levantamento de informações e direcionamento da Pesquisa Quantitativa. Carlos Freire – 2014

17 Pesquisa Qualitativa PESQUISA DE MERCADO Tipos de Pesquisa
Carlos Freire – 2014

18 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Qualitativa As pesquisa qualitativas são questionados por não poderem ser mensuradas estatisticamente. São de grande utilidade no levantamento de informações para o projeto de pesquisa e também como elemento informativo, por si só. Carlos Freire – 2014

19 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais São entrevistas realizadas em grupo, mantendo critérios metodológicos e acompanhadas por profissionais de diversas áreas. Carlos Freire – 2014

20 PESQUISA DE MERCADO Características dos Grupos Focais Tamanho do Grupo
8 a 12 participantes Composição do Grupo Homogêneo, entrevistados pré-selecionados. Cenário Físico Descontraído e informal. Sala de Espelho Duração 1 a 3 horas Registro Uso de gravadores e filmadoras Moderador Habilidades observacionais, interpessoais e comunicativas do moderador são fundamentais. Carlos Freire – 2014

21 PESQUISA DE MERCADO Estrutura dos Grupos Focais Vidro espelhado
Carlos Freire – 2014

22 PESQUISA DE MERCADO Estrutura dos Grupos Focais – Sala de Observação
Carlos Freire – 2014

23 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Os resultados obtidos em Grupos Focais não podem ser considerados estatisticamente. Carlos Freire – 2014

24 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Os resultados obtidos em Grupos Focais não podem ser considerados estatisticamente. Os grupos são utilizados para fornecer subsídios mais seguros para uma pesquisa quantitativa e para auxiliar na continuidade ou abandono de alguma ideia em curso. Carlos Freire – 2014

25 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Os resultados obtidos em Grupos Focais não podem ser considerados estatisticamente. Os grupos são utilizados para fornecer subsídios mais seguros para uma pesquisa quantitativa e para auxiliar na continuidade ou abandono de alguma ideia em curso. Existem técnicas a serem observadas para realização de grupos de discussão. Carlos Freire – 2014

26 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Se o objeto de estudo estiver explícito no grupo, pode-se adotar um roteiro sequencial de variações dentro do assunto, para ser debatido entre os participantes. P.Ex.: Avaliação de importância de atributos em determinado produto/serviço. Nesses casos é avaliada a construção verbal das opiniões e declarações. Carlos Freire – 2014

27 PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Por outro lado, se o que vai ser mensurado são sentimentos, emoções, percepções que normalmente não são declaradas verbalmente ou mesmo que sejam, o são tentando cumprir um papel social, precisa-se contar com outros recursos para valiação. Nesses casos a verbalização não conta e o que vale é o conjunto de ações e reações do grupo. P.Ex.: Exibir uma série de imagens fortes (boas ou más) e avaliar as reações. Carlos Freire – 2014

28 6 a 10 é positivo, sendo 10 o mais positivo
PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Vamos exibir uma série de imagens e vocês vão dar notas de 0 a 10 de acordo com as sensações que tiverem e colocar 1 palavra que reflita esse sentimento. 5 é neutro; 6 a 10 é positivo, sendo 10 o mais positivo 0 a 4 é negativo, sendo 0 o mais negativo. Carlos Freire – 2014

29 Avaliação e Discussão da apresentação de imagens.
PESQUISA DE MERCADO Avaliação e Discussão da apresentação de imagens. Carlos Freire – 2014


Carregar ppt "Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google