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PublicouLeonor Diegues Faria Alterado mais de 8 anos atrás
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Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire
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Pesquisa O Sonho Brasileiro (www.osonhobrasileiro.com.br)
PESQUISA DE MERCADO Seminários 1o BIM Formar 6 grupos Pesquisa O Sonho Brasileiro ( Grupo 1: Geração Grupo2: Diálogo Grupo 3: Trabalho Grupo 4: Micro Revoluções Grupo 5: Educadores Sociais Grupo 6: Integradores Culturais Carlos Freire – 2014
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Entregar a apresentação impressa.
PESQUISA DE MERCADO Apresentar para a classe a metodologia da pesquisa, os resultados relativos ao tema do grupo e as avaliações do grupo. Entregar a apresentação impressa. Datas: Grupos 1, 2 e 3: 01/09/2014 Grupos 4, 5 e 6: 15/09/2014 Prova 08/09/2014 conforme o acertado em classe. Carlos Freire – 2014
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Normalmente os gerentes estão focados no sintoma e não na causa;
PESQUISA DE MERCADO Resumo A etapa mais importante no projeto de pesquisa é a definição dos problemas de: pesquisa e marketing; Normalmente os gerentes estão focados no sintoma e não na causa; Para formulação do problema deve-se: discutir com gerentes, especialistas, avaliar dados secundários e realizar pesquisa qualitativa (se necessário); Carlos Freire – 2014
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4. Deve-se analisar o contexto ambiental;
PESQUISA DE MERCADO Resumo 4. Deve-se analisar o contexto ambiental; 5. O problema gerencial diz respeito a qual decisão deve ser tomada e o problema de pesquisa a quais as informações são necessárias para; 6. Para definição da abordagem deve-se elaborar estruturas analíticas, formular perquntas de pesquisa e hipóteses. Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Modelos Básicos de Pesquisa Modelos de Pesquisa
Pesquisa Exploratória Pesquisa Conclusiva Pesquisa Descritiva Pesquisa Causal Pesquisa Transversal Pesquisa Longitudinal Carlos Freire – 2014
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Normalmente são três os tipos de pesquisa mais utilizados:
PESQUISA DE MERCADO Tipos de Pesquisa Normalmente são três os tipos de pesquisa mais utilizados: Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa; Combinação das duas anteriores. Em cada uma das modalidades existem metodologias específicas para cada caso. Carlos Freire – 2014
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Pesquisa Exploratória É conduzida para explorar problemas;
PESQUISA DE MERCADO Tipos de Pesquisa Pesquisa Exploratória É conduzida para explorar problemas; Obter ideias e descobertas para o problema que gerência tem e não sabe o porquê; Carlos Freire – 2014
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. Formular um problema ou definir um problema mais precisamente;
PESQUISA DE MERCADO Usos da Pesquisa Exploratória . Formular um problema ou definir um problema mais precisamente; . Identificar cursos de ação alternativos; . Desenvolver hipóteses; . Isolar variáveis e relacionamentos-chave para exame futuro; . Obter esclarecimentos para desenvolver uma abordagem do problema; . Estabelecer prioridades para pesquisas futuras. Carlos Freire – 2014
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. Levantamentos com especialistas; . Levantamentos-piloto;
PESQUISA DE MERCADO Métodos da Pesquisa Exploratória . Levantamentos com especialistas; . Levantamentos-piloto; . Estudos de caso ; . Análise de dados secundários; . Pesquisa qualitativa. Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Dados Secundários ? Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Dados Secundários Dados secundários são dados que já foram coletados para outros propósitos que não o problema em questão. Esses dados podem ser levantados rapidamente e com baixo custo. Carlos Freire – 2014
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. Identificar o problema. . Definir e entender melhor o problema.
PESQUISA DE MERCADO Usos dos Dados Secundários . Identificar o problema. . Definir e entender melhor o problema. . Desenvolver uma abordagem para o problema. . Elaborar um modelo de pesquisa apropriado (por exemplo, identificar as variáveis principais). . Responder a determinadas perguntas de pesquisa e testar algumas hipóteses. . Interpretar dados primários com maior clareza. Carlos Freire – 2014
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. Especificações: metodologia utilizada para coletar os dados.
PESQUISA DE MERCADO Critérios para avaliação dos Dados Secundários . Especificações: metodologia utilizada para coletar os dados. . Erros: precisão dos dados. . Atualização: quando os dados foram coletados. . Objetivo(s): o propósito para o qual os dados foram coletados. . Natureza: o conteúdo dos dados. . Segurança: no geral, quão confiáveis são os dados. Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Classificação dos Dados Secundários
Internos Externos Prontos para uso Serviços sindicalizados Materiais publicados Requerem processamento adicional Bancos de dados computadorizados Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Dados Secundários Quando os Dados Secundários não são conclusivos ou suficientes, pode-se lançar mão de uma Pesquisa Qualitativa para levantamento de informações e direcionamento da Pesquisa Quantitativa. Carlos Freire – 2014
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Pesquisa Qualitativa PESQUISA DE MERCADO Tipos de Pesquisa
Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Qualitativa As pesquisa qualitativas são questionados por não poderem ser mensuradas estatisticamente. São de grande utilidade no levantamento de informações para o projeto de pesquisa e também como elemento informativo, por si só. Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais São entrevistas realizadas em grupo, mantendo critérios metodológicos e acompanhadas por profissionais de diversas áreas. Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Características dos Grupos Focais Tamanho do Grupo
8 a 12 participantes Composição do Grupo Homogêneo, entrevistados pré-selecionados. Cenário Físico Descontraído e informal. Sala de Espelho Duração 1 a 3 horas Registro Uso de gravadores e filmadoras Moderador Habilidades observacionais, interpessoais e comunicativas do moderador são fundamentais. Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Estrutura dos Grupos Focais Vidro espelhado
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PESQUISA DE MERCADO Estrutura dos Grupos Focais – Sala de Observação
Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Os resultados obtidos em Grupos Focais não podem ser considerados estatisticamente. Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Os resultados obtidos em Grupos Focais não podem ser considerados estatisticamente. Os grupos são utilizados para fornecer subsídios mais seguros para uma pesquisa quantitativa e para auxiliar na continuidade ou abandono de alguma ideia em curso. Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Os resultados obtidos em Grupos Focais não podem ser considerados estatisticamente. Os grupos são utilizados para fornecer subsídios mais seguros para uma pesquisa quantitativa e para auxiliar na continuidade ou abandono de alguma ideia em curso. Existem técnicas a serem observadas para realização de grupos de discussão. Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Se o objeto de estudo estiver explícito no grupo, pode-se adotar um roteiro sequencial de variações dentro do assunto, para ser debatido entre os participantes. P.Ex.: Avaliação de importância de atributos em determinado produto/serviço. Nesses casos é avaliada a construção verbal das opiniões e declarações. Carlos Freire – 2014
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PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Por outro lado, se o que vai ser mensurado são sentimentos, emoções, percepções que normalmente não são declaradas verbalmente ou mesmo que sejam, o são tentando cumprir um papel social, precisa-se contar com outros recursos para valiação. Nesses casos a verbalização não conta e o que vale é o conjunto de ações e reações do grupo. P.Ex.: Exibir uma série de imagens fortes (boas ou más) e avaliar as reações. Carlos Freire – 2014
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6 a 10 é positivo, sendo 10 o mais positivo
PESQUISA DE MERCADO Grupos Focais Vamos exibir uma série de imagens e vocês vão dar notas de 0 a 10 de acordo com as sensações que tiverem e colocar 1 palavra que reflita esse sentimento. 5 é neutro; 6 a 10 é positivo, sendo 10 o mais positivo 0 a 4 é negativo, sendo 0 o mais negativo. Carlos Freire – 2014
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Avaliação e Discussão da apresentação de imagens.
PESQUISA DE MERCADO Avaliação e Discussão da apresentação de imagens. Carlos Freire – 2014
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