A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)
Semântica Episódica Representação perceptual Procedural Memória Explícita Variedade de Informação Memória Implícita

2 Memória Explícita: Manifesta quando o desempenho em uma tarefa requer uma recordação consciente de experiências anteriores. Processos implícitos ou automáticos: ativação cerebral diminuída Memória Implícita: manifesta-se quando o desempenho em uma tarefa é facilitada na ausência de recordação consciente. Processos explícitos ou controlados: ativação cerebral aumentada.

3 Memória Explícita Memória Implícita

4 Tulving – Memória Episódica: refere-se ao armazenamento (e a recuperação) de eventos ou episódios específicos que ocorrem em um determinado lugar em um determinado momento. Memória semântica: é um dicionário mental, um conhecimento organizado que uma pessoa possui sobre as palavras e outros símbolos verbais, seus significados e referentes sobre as relações entre eles, e sobre as regras, fórmulas, algoritmos para a manipulação destes símbolos, conceitos e relações. BICICLETA

5

6 Memória Procedural: refere-se à aprendizagem de habilidades perceptivas, motoras e cognitivas. (andar de bicicleta, leitura)

7

8 Aprendizagem de habilidades: refere-se à melhora gradual do desempenho com a prática que se generaliza para uma série de estímulos dentro de um domínio de processamento. Priming de repetição: catacterizada  por uma imagem que relembra eventos, ao ver a imagem já identificamos antes da compreensão do evento o que ela significa.

9 Amnésia: proporciona um bom “campo de provas” para as teorias já existentes da memória normal, com dados de pacientes amnésicos fortalecendo ou enfraquecendo o apoio para as teorias de memória. Amnésia retrógada: perda da memória para informações aprendidas antes do início da amnésia. Isto é, de evocar as antigas.

10 Amnésia anterógrada: perda da memória para informações aprendidas após o início da amnésia. Isto é,  o indivíduo perde a capacidade de reter informações novas.


Carregar ppt "SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google