A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TQM “Total Quality Management”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TQM “Total Quality Management”"— Transcrição da apresentação:

1 TQM “Total Quality Management”
Administração da Qualidade Total

2 TQM Grupo: Rafaela Alves Elaine Carolina Gislane Santos Cibele Leal Kessiana Belfort Maycon Resende Murilo Castro

3 Objetivo O enfoque da qualidade nasceu para resolver, em primeiro lugar, o problema da uniformidade, com o propósito de desenvolver uma metodologia clara para a conquista da Qualidade Total.

4 Introdução Argumenta-se que a Administração da Qualidade Total –TQM, seja a mais significativa das novas idéias que apareceram no cenário da administração da produção nos últimos anos. Ela envolve muito mais do que qualidade, envolve melhoria de todos os aspectos de desempenho da produção e, particularmente, como esta melhoria deve ser administrada.

5 É extensão do controle de qualidade
TQM - �Envolve toda a operação �Estratégia da qualidade �Trabalho em equipe �Empowerment dos funcionários �Envolve consumidores e fornecedores Administração da Qualidade Total Garantia de Qualidade � Sistemas de qualidade �Custo de qualidade �Solução de problema �Planejamento da qualidade Controle de Qualidade �Métodos estatísticos �Desempenho do processo �Padrões de qualidade Inspeção �Eliminação de erros �Retificação

6 Principais Abordagens e suas aplicações
A noção de TQM foi introduzida por Feigenbaum em 1957. Mais recentemente, tem sido desenvolvida através de várias abordagens amplamente conhecidas e introduzidas por vários “gurus da qualidade”. Deming Juran Ishikawa Taguchi Crosby Foram os japoneses que primeiro colocaram o conceito em prática em escala ampla e popularizaram a abordagem e a sigla TQM.

7 Estratégia de Produção e Operações
Negócio Estratégia Gestão Estratégica de Operações Recursos e Competências Resultados Visão Negócio Ambiente Aprendizado Mercado Estratégia de operações Medidas de desempenho Qualidade total Ética, sustentabilidade e segurança Planejamento e controle de operações Controle estatístico do Processo e confiabilidade

8 TQM atende às necessidades e às expectativas dos consumidores
Na abordagem TQM, atender as expectativas dos consumidores significa ver as coisas partindo-se do ponto de vista do consumidor. Os consumidores não são vistos como externos à organização, mas como parte dela. TQM coloca o consumidor na linha de frente da tomada de decisão.

9 TQM cobre todas as partes da organização:
Fornecedor externo Micro operação Exigências do consumidor e fornecedor Consumidor externo Micro operação

10 TQM Qualquer pessoa da organização contribui para a qualidade. Qualquer pessoa em uma operação tem o potencial de prejudicar a qualidade dos produtos ou serviços recebidos pelos consumidores. Porém, se todos têm condições de prejudicar a qualidade, todos também podem melhorá-la, apenas “não cometendo erros”.

11 Concluindo a administração da qualidade, percebemos que a ênfase dos
japoneses na prática gerencial está baseada em: • Incentivo à contribuição das pessoas para a busca e implementação de melhorias através dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). • Programas de treinamento e educação. • Informações e dados estatísticos utilizados como ferramentas gerenciais. • Enfoque da qualidade como variável de marketing (a qualidade como um diferencial do produto) mais do que uma variável tecnológica. • Técnicas gerenciais tipoKanban e . • Automação industrial feita somente depois do perfeito domínio do processo produtivo. • Foco dos gerentes nos resultados de sua área de responsabilidade e não na execução das tarefas, ou seja, não ficam restritos às suas “caixinhas” dos organogramas. • Desenvolvimento tecnológico de acordo com as necessidades do mercado. Vindas do Japão, criadas por eles ou introduzidas por outras pessoas, just in time 4.1.4 Abordagem de Ishikawa surgiram técnicas e filosofias de direção alicerçadas no componente humano da organização. Pesquisar Conclusão Na administração da qualidade total , percebemos que a ênfase japonesa está na prática gerencial baseada em: • Incentivo à contribuição das pessoas para a busca e implementação de melhorias através dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). • Programas de treinamento e educação. • Informações e dados estatísticos utilizados como ferramentas gerenciais. • Técnicas gerenciais tipo Kanban e just in time. Podemos definir então TQM como um sistema eficaz para integrar esforços de desenvolvimento, manutenção e melhoria da qualidade dos vários grupos de uma organização, permitindo levar à produção e o serviço, aos níveis mais econômicos para a operação e que atendam plenamente a satisfação do consumidor.

12 Referências Bibliográficas
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional G&DR • v. 3, n. 2, p , mai-ago/2007; Este resumo contem parte de algumas unidades abordadas no livro LAUGENI, F. P. & MARTIN, P. G. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005,( <disponivél: em >; Administração da Produção II – 2007 Prof. Luis Peroba, ,( <disponivél: em >; Nota: Para melhor detalhamento, pesquise: CURY,Antonio. Organização e Métodos:uma visão holística.7ºed.rev.e ampl.São Paulo:Atlas,2000.p.300 e 514. Nota: Pesquisar formas de confecção de organograma em:   CURY,Antonio. Organização e Métodos uma visão holística.7ªed. ver. Ampl. São Paulo:Atlas p.216.   VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático.São Paulo: Atlas.2002.p.44

13 Obrigado !!!


Carregar ppt "TQM “Total Quality Management”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google