A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF"— Transcrição da apresentação:

1 Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE DUQUE DECAXIAS Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF Alunas: Andressa A. da Silva, Arlene S. S. Villela, Cristiane da Silva Mafra, Cristiana E. dos Santos

2 OBJETIVO A elaboração deste trabalho de pesquisa visa refletir sobre a importância do ensino de História e de História Local, nos anos iniciais da educação básica.

3 A estratégia utilizada buscou a realização de entrevistas que foram aplicadas em três momentos específicos: o grupo entrevistado foi composto por educandos e professores de escola pública em Duque de Caxias no Rio de Janeiro.

4 A importância do estudo de História
A importância da aprendizagem de História nas Séries Iniciais, dimensionada entre o local e global, reside na possibilidade do aluno se perceber e se posicionar como sujeito dentro dos processos sociais.

5 A História tem sua origem nos mitos e na tradição oral, unida à Filosofia, como forma de explicação da origem humana. No entanto, ela é tão antiga quanto à humanidade, devido à necessidade que é própria do homem de explicar para si mesmo sua origem e sua vida.

6 A importância da História Local
A valorização dessa especialidade da ciência histórica é recente. Surgimento deu-se no segundo meado dos anos 80. Acontece a aproximação das pessoas do processo histórico, rompendo com a história objetiva e tradicional, valorizando a historicidade de pessoas comuns.

7 A forma de abordagem da História Local é diferente da tradicional.
LDB(nº 9.394/96, art.26) deve-se observar as características regionais e locais da sociedade e da cultura, o que abre espaço para a construção de uma proposta de ensino de História Local voltada para a divulgação do acervo cultural dos municípios e estados.

8 “[...] Romper com a noção de história que se prende apenas ao passado, aos grandes nomes e aos grandes feitos” (NOGUEIRA, 2001). Ensinar história local não é substituir o ensino da história geral e do Brasil, mas se trata de um aprimoramento da história, de saber que as localidades também possuem sua história e que ela deve ser transmitida.

9 Evidentemente, não se pretende acabar com a construção de uma identidade nacional. Pelo contrário, qualquer projeto de busca pela compreensão da memória nacional tem que considerar as diferenças regionais e locais. Assim, o que se quer é, justamente, destacar as diferenças locais e regionais, mostrando e valorizando não o que é genérico, e sim o que é próprio, peculiar de cada local, possibilitando virem à tona os diferentes sujeitos com suas experiências, seus valores, crenças, seu modo de enfim, com sua cultura. (PAIM e PICOLLI, 2007)

10 A pesquisa foi realizada para contribuir para entender a importância da história;
As pessoas atuam como testemunhas do seu passado, compreendem as transformações que acontecem em suas vidas; A história local resgata a autoestima do povo e de sua região; A história de Duque de Caxias e da Baixada tem sua relevância no cenário brasileiro;

11 Na entrevista analisou-se a realidade da educação básica do município;
A história da Baixada e de Duque de Caxias ainda é desconhecida pela maioria dos estudantes entrevistados, mais pesquisas na área tem avançado e já se consegue algum material para estudos

12 Conclusão Objetivo dessa pesquisa é unicamente entender que a História tem uma importante função social, A construção de identidades pessoais e sociais está relacionada à memória; História única ( Descobrimento do Brasil); Aspecto sociais e espacial; Pesquisa em andamento; Projeto " Conhecendo a Cidade " idealizado pela Câmara Municipal de Duque de Caxias, através do Instituto Histórico.

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSIS, E. X. BELLÉ , K. BOSCO, V. D. O ensino da história local e sua importância. Revista de Divulgação Interdisciplinar do Núcleo das Licenciaturas . Disponível em < >. Acesso em 21/09/2014. PAIM, Elison Antonio; PICOLLI, Vanessa. Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios. História & Ensino: Londrina, 2007. PEREIRA, A. M. A importância da história local para o ensino de história: um olhar para o município de Duque de Caxias. UERJ/FEBF . Disponível em < %205_A%20import%C3%A2ncia%20da%20Hist%C3%B3ria%20local%20 para%20o%20ensino%20de%20Hist%C3%B3ria.pdf >. Acesso em 21/09/2014.

14 SITE PARA VISUALIZAÇÃO DO TRABALHO NO YOUTUBE
 

15


Carregar ppt "Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google