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Janeiro/20061 / 51COE – Comércio Eletrônico Plano de Negócios Flávio Augusto Martins Wanderley Professor

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Apresentação em tema: "Janeiro/20061 / 51COE – Comércio Eletrônico Plano de Negócios Flávio Augusto Martins Wanderley Professor"— Transcrição da apresentação:

1 Janeiro/20061 / 51COE – Comércio Eletrônico Plano de Negócios Flávio Augusto Martins Wanderley Professor flavio@mwan.com.br

2 Janeiro/20062 / 51COE – Comércio Eletrônico Conteúdo deste documento  Guia para desenvolvimento de um plano de negócios para uma empresa na Web.  Base para trabalho em sala de aula.

3 Janeiro/20063 / 51COE – Comércio Eletrônico O que é um plano de negócios?

4 Janeiro/20064 / 51COE – Comércio Eletrônico Plano de negócios Um plano de negócios é um documento importante, que contempla uma série de atividades, que irá levá-lo a conhecer melhor todas as variáveis que o levarão ao sucesso. Ele é elaborado com a finalidade de equacionar aspectos cruciais, sejam eles tecnológios ou de mão-de-obra.

5 Janeiro/20065 / 51COE – Comércio Eletrônico Importância  O que vai ser feito e por quem?  O que vou ofertar e para quem?  Como vou atender o cliente?  Quanto posso gastar?  Quando espero estar com o serviço em funcionamento?

6 Janeiro/20066 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 1 O Empreendimento

7 Janeiro/20067 / 51COE – Comércio Eletrônico Escrever o quê? O objetivo deste módulo é mostrar quais serão as bases para a realização do projeto e quem terá a responsabilidade de gerenciá-lo.

8 Janeiro/20068 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos  Dados da empresa  Nome da empresa, endereço, endereço eletrônico, nome do site, números de telefone, e- mails, contatos e seus cargos e etc.  Dados dos dirigentes  Dados básicos como nome, profissão, curriculum e responsabilidade nesta equipe de projeto. Qual será sua função e disponibilidade.

9 Janeiro/20069 / 51COE – Comércio Eletrônico  Definição do negócio  Descrever qual a atividade da empresa que será alvo do plano de negócios. Uma síntese do mercado e as demandas na internet.  Fontes de receita  Explicitar qual a fonte de receita ou o montante total designado para o desenvolvimento deste projeto. Estimar para mensurar custos.

10 Janeiro/200610 / 51COE – Comércio Eletrônico  Necessidade do mercado  O quê vai fazer a empresa (ou já elencado) apostar em uma iniciativa de e-commerce ou site na internet?  Visão de longo prazo  Tomando-se por base a realidade do mercado atual, quais são as metas a longo prazo do projeto. Defina o que será a empresa no futuro em termos de participação no mercado e na web.

11 Janeiro/200611 / 51COE – Comércio Eletrônico  A missão  Para completar o ciclo de desenvolvimento do projeto a empresa estará embasada em uma missão principal. Qual é esta missão? Pergunte-se: “O que a minha empresa irá representar para meus clientes?”  Fatores críticos de sucesso  Elencar as variáveis que representam o sucesso ou o fracasso do projeto. Usar o mercado e seus pontos fortes e fracos como referência.

12 Janeiro/200612 / 51COE – Comércio Eletrônico  Infra-estrutura  Recursos físicos  Listar equipamentos, instalações e material permanente necessários para os trabalhos, de preferência com as quantidades e custos.  Mão-de-obra  Cargos, funções e salários dos recursos envolvidos na equipe de projeto.

13 Janeiro/200613 / 51COE – Comércio Eletrônico  Infra-estrutura  Mão-de-obra  Incluir na lista, recursos terceirizados, ou recursos oriundos de etapas específicas que você ainda não tem uma previsão clara da alocação. Exemplo: Um técnico em configuração de servidores para deixar o ambiente de desenvolvimento apto aos trabalhos. Posteriormente este mesmo técnico estará novamente convocado para preparar o ambiente de produção (site final).

14 Janeiro/200614 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 2 Recursos Tecnológicos

15 Janeiro/200615 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo agora? O site e os sistemas de informação utilizados, são de importância fundamental para o sucesso de uma empresa na internet, e por isto merecem uma atenção especial neste documento. Vamos listar os recursos iniciais do projeto e as perspectivas de futuro, bem como a tecnologia usada.

16 Janeiro/200616 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos  Desenvolvimento do site  Especificar os investimentos necessários à montagem do site.  prazos para conclusão.  Se o site será desenvolvido por terceiros ou internamente.

17 Janeiro/200617 / 51COE – Comércio Eletrônico  Hospedagem  Especificar e selecionar duas ou três opções de empresas com serviços de hosting, elencando os pontos ofertados por cada uma delas, deixando claro a escolha da equipe.  Aspectos técnicos  Linguagem de programação, plataforma, utilização de banco de dados, softwares adicionais de terceiros, formas de pagamentos, integração com EDI e bancos.

18 Janeiro/200618 / 51COE – Comércio Eletrônico  Características  Definir os aspectos visuais, tais como qualidades das imagens, tamanhos previstos.  Definir navegabilidade.  Padrão de cores, fontes e metáfora digital. Como vai comportar o site quando o usuário acessá-lo?

19 Janeiro/200619 / 51COE – Comércio Eletrônico  Software & Hardware  Quais softwares serão selecionados para os trabalhos? Sistema operacional, ferramentas de desenvolvimento web / programação, fornecedores e custos envolvidos.  Servidores e contingência.

20 Janeiro/200620 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 3 Os Produtos

21 Janeiro/200621 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? O sucesso deste site, está ligado diretamente aos produtos e suas qualidades. Um site bem documentado e com as características pertinentes claras e corretas, faz com que seu cliente opte por comprar em você. Descreva claramente este comportamento.

22 Janeiro/200622 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos  Classe de produto  Especifique as classes de produtos ofertados  Especifique a fase do produto.  Comercialização: O Produto está pronto para ser lançado no mercado ou já foi lançado.  Desenvolvimento: O Produto está sendo contruído/elaborado.  Pesquisa: Levantamento de dados e definições sobre o produto.

23 Janeiro/200623 / 51COE – Comércio Eletrônico  Produto  Uma visão rápida dos produtos e suas principais características. Lembre-se de detalhar ao máximo possível cada um deles e deixar o seu cliente esclarecido.  Faça opção por um quadro onde os produtos são apresentados sob a forma de tabela, com seu código, nome interno, fabricante, fornecedor composição, tempo de obsolescência, modelos...  Não esqueça do principal. A descrição e a descrição detalhada.

24 Janeiro/200624 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 4 O Mercado

25 Janeiro/200625 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? A análise do mercado no qual a empresa vai atuar é fundamental para o planejamento e para estabelecer as metas de participação, bem como inviabilizar ou não o negócio. Identifique e quantifique os segmentos que compõe o público alvo.

26 Janeiro/200626 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos  Potencial estimado  Monte um quadro com os segmentos do mercado, as quantidades estimadas e uma perspectiva de atendimento. Ex: temos 1000 alunos e 75% deles tem acesso a internet, ou seja, para vender livros acadêmicos eu tenho um mercado potencial aguardando por oferta. Ex:A população é de 175.000.000, 17.000.000 tem acesso a internet, sendo 30% do segmento x…

27 Janeiro/200627 / 51COE – Comércio Eletrônico  Identifique seu público alvo  Quem você vai atingir?  Quem está dentro e fora do seu mapeamento?  Características demográficas e financeiras são referências interessantes para este tipo de análise.  Ex:Renda, escolaridade…

28 Janeiro/200628 / 51COE – Comércio Eletrônico  Tendências atuais  Tente descrever um cenário atual para o mercado em questão. O que está acontecendo, o que falta e o que você entende como diferencial para alavancar este projeto.  Projeção para o público-alvo  Do que você levantou anteriormente, qual é a projeção de crescimento nesse segmento?

29 Janeiro/200629 / 51COE – Comércio Eletrônico  Perspectiva de visitantes  Descreve sua visão de quantidade de visitantes para um horizonte de 12 meses ou mais. (mês a mês de preferência)  Concorrência  Faça uma análise quantitativa dos principais concorrentes, com pontos fortes de cada um, assim como utilizar os pontos fracos detectados como uma forma de aprendizado.

30 Janeiro/200630 / 51COE – Comércio Eletrônico  Deferencial competitivo  Agora que você conhece melhor seus concorrentes, qual será sua vantagem competitiva?  Especifique neste item o que sua empresa pretende fazer melhor do que os concorrentes para ganhar mercado e atingir seus objetivos.

31 Janeiro/200631 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 5 O Marketing

32 Janeiro/200632 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? Citar as questões relacionadas à comunicação e ao atendimento dos clientes. Como promover, comunicar, atender e principalmente encantar o cliente.

33 Janeiro/200633 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos  Política de preços  Monte um quadro com os produtos, e os preços da concorrência, finalizando com o preço que você pretende praticar e qual a representação disto para o cliente.  Estratégia de vendas  Como chegar ao cliente, como divulgar a empresa, o que utilizar: Banners, buscadores, e- mails, mala-direta, outdoor...

34 Janeiro/200634 / 51COE – Comércio Eletrônico  Relacionamento com o cliente  Serviços de atendimento ao cliente na pré e pós- venda com seus canais de acesso, preços e formas de atuação.  Projeção para as vendas  Com tudo isto, quanto você estima vender nos próximos 12 meses? Quadro com a projeção.  Use gráficos.

35 Janeiro/200635 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 6 Quanto vou gastar? Orçamento

36 Janeiro/200636 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? Toda empresa visa lucro. Esta não será diferente, portanto, você tem que deixar claro que o investimento vai trazer o retorno esperado. Faça um orçamento de gastos para gastar melhor e dentro do previsto. Planilhas são ótimas ferramentas.

37 Janeiro/200637 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos  Fontes de financiamento  Procure fontes de financiamento dentro e fora da empresa: Capital próprio, recursos dos sócios, empréstimos de amigos, bancos…  Quanto vai custar  Crie uma planilha quinzenal de gastos, com as previsões para todo o projeto.

38 Janeiro/200638 / 51COE – Comércio Eletrônico  Demonstre os gastos  Como você pretende e quando, divulgar os gastos na visão de previsto e realizado?  O objetivo aqui é mostrar a Receita obtida com a venda de produtos/serviços e abater desse resultado as saídas de recursos como custos dos produtos vendidos, despesas operacionais, impostos.  Os períodos podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

39 Janeiro/200639 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 7 Como vou entregar? Logística

40 Janeiro/200640 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? Busque uma solução de logística para entregar os produtos dos seus clientes. Se você está vendendo um produto eletrônico por exemplo, explicite as formas de download e de upgrade dos produtos ofertados.

41 Janeiro/200641 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos  Prazos e custos  Prazos e custos das entregas.  Abrangência  Até onde entrego?  Vou ter alguma restrição?

42 Janeiro/200642 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 8 Formas de pagamento e Garantias

43 Janeiro/200643 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? Perspectivas de pagamento, política de trocas e garantias devidas são a tônica desta fase.

44 Janeiro/200644 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos  Como posso pagar?  Cartões, boletos, depósitos...  As garantias  Quais e como…

45 Janeiro/200645 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 9 Cronograma

46 Janeiro/200646 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? Você vai escrever aqui uma lista de atividades correlacionadas para conseguir chegar ao objetivo, datando e especificando a duração de cada uma delas, bem como seus predecessores. É importante criar tarefas de etapas para apurar o andamento do projeto.

47 Janeiro/200647 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos  Associe recursos  As tarefas devem ter não apenas duração, prazos previstos e predecessores, mas também os recursos responsáveis pela sua execução. É importante ter a noção exata da alocação de cada um dos recursos para cobrar de quem é de direito.  Tem que ter uma forma de apontar o momento em relação a linha de base do projeto. Previsto x Realizado.

48 Janeiro/200648 / 51COE – Comércio Eletrônico  Faça uso do cronograma em qualquer etapa que achar necessário  Empreendimento  Locação de Salas, Compra de Equipamentos, Contratação de profissionais  Marketing  Cadastramento no buscadores, mala direta, banners  Desenvolvimento do site  Levantamento, desenvolvimento, acabamento

49 Janeiro/200649 / 51COE – Comércio Eletrônico Trabalho Final Vamos desenvolver nosso Plano de Negócio

50 Janeiro/200650 / 51COE – Comércio Eletrônico  Cada empresa deve ter 5 pessoas.  Todas informações/características da empresa é de responsabilidade da mesma.  Ex.: Nome, Segmento, Produtos…  Nos tópicos que exigem planilhas comparativas, use sempre 2 exemplos de empresas concorrentes e 10 exemplos de produtos.

51 Janeiro/200651 / 51COE – Comércio Eletrônico  Lembrem-se, todo documento deve conter Introdução/Apresentação, Desenvolvimento e Conclusão.  O valor do Plano de Negócio é de 10 pontos.  O Plano deve ser desenvolvido em sala, com pesquisas feitas externamente.  O Plano deve ser desenvolvido usando técnicas ABNT.


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