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PublicouLuiza Martini Felgueiras Alterado mais de 8 anos atrás
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Janeiro/20061 / 51COE – Comércio Eletrônico Plano de Negócios Flávio Augusto Martins Wanderley Professor flavio@mwan.com.br
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Janeiro/20062 / 51COE – Comércio Eletrônico Conteúdo deste documento Guia para desenvolvimento de um plano de negócios para uma empresa na Web. Base para trabalho em sala de aula.
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Janeiro/20063 / 51COE – Comércio Eletrônico O que é um plano de negócios?
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Janeiro/20064 / 51COE – Comércio Eletrônico Plano de negócios Um plano de negócios é um documento importante, que contempla uma série de atividades, que irá levá-lo a conhecer melhor todas as variáveis que o levarão ao sucesso. Ele é elaborado com a finalidade de equacionar aspectos cruciais, sejam eles tecnológios ou de mão-de-obra.
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Janeiro/20065 / 51COE – Comércio Eletrônico Importância O que vai ser feito e por quem? O que vou ofertar e para quem? Como vou atender o cliente? Quanto posso gastar? Quando espero estar com o serviço em funcionamento?
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Janeiro/20066 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 1 O Empreendimento
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Janeiro/20067 / 51COE – Comércio Eletrônico Escrever o quê? O objetivo deste módulo é mostrar quais serão as bases para a realização do projeto e quem terá a responsabilidade de gerenciá-lo.
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Janeiro/20068 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos Dados da empresa Nome da empresa, endereço, endereço eletrônico, nome do site, números de telefone, e- mails, contatos e seus cargos e etc. Dados dos dirigentes Dados básicos como nome, profissão, curriculum e responsabilidade nesta equipe de projeto. Qual será sua função e disponibilidade.
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Janeiro/20069 / 51COE – Comércio Eletrônico Definição do negócio Descrever qual a atividade da empresa que será alvo do plano de negócios. Uma síntese do mercado e as demandas na internet. Fontes de receita Explicitar qual a fonte de receita ou o montante total designado para o desenvolvimento deste projeto. Estimar para mensurar custos.
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Janeiro/200610 / 51COE – Comércio Eletrônico Necessidade do mercado O quê vai fazer a empresa (ou já elencado) apostar em uma iniciativa de e-commerce ou site na internet? Visão de longo prazo Tomando-se por base a realidade do mercado atual, quais são as metas a longo prazo do projeto. Defina o que será a empresa no futuro em termos de participação no mercado e na web.
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Janeiro/200611 / 51COE – Comércio Eletrônico A missão Para completar o ciclo de desenvolvimento do projeto a empresa estará embasada em uma missão principal. Qual é esta missão? Pergunte-se: “O que a minha empresa irá representar para meus clientes?” Fatores críticos de sucesso Elencar as variáveis que representam o sucesso ou o fracasso do projeto. Usar o mercado e seus pontos fortes e fracos como referência.
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Janeiro/200612 / 51COE – Comércio Eletrônico Infra-estrutura Recursos físicos Listar equipamentos, instalações e material permanente necessários para os trabalhos, de preferência com as quantidades e custos. Mão-de-obra Cargos, funções e salários dos recursos envolvidos na equipe de projeto.
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Janeiro/200613 / 51COE – Comércio Eletrônico Infra-estrutura Mão-de-obra Incluir na lista, recursos terceirizados, ou recursos oriundos de etapas específicas que você ainda não tem uma previsão clara da alocação. Exemplo: Um técnico em configuração de servidores para deixar o ambiente de desenvolvimento apto aos trabalhos. Posteriormente este mesmo técnico estará novamente convocado para preparar o ambiente de produção (site final).
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Janeiro/200614 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 2 Recursos Tecnológicos
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Janeiro/200615 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo agora? O site e os sistemas de informação utilizados, são de importância fundamental para o sucesso de uma empresa na internet, e por isto merecem uma atenção especial neste documento. Vamos listar os recursos iniciais do projeto e as perspectivas de futuro, bem como a tecnologia usada.
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Janeiro/200616 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos Desenvolvimento do site Especificar os investimentos necessários à montagem do site. prazos para conclusão. Se o site será desenvolvido por terceiros ou internamente.
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Janeiro/200617 / 51COE – Comércio Eletrônico Hospedagem Especificar e selecionar duas ou três opções de empresas com serviços de hosting, elencando os pontos ofertados por cada uma delas, deixando claro a escolha da equipe. Aspectos técnicos Linguagem de programação, plataforma, utilização de banco de dados, softwares adicionais de terceiros, formas de pagamentos, integração com EDI e bancos.
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Janeiro/200618 / 51COE – Comércio Eletrônico Características Definir os aspectos visuais, tais como qualidades das imagens, tamanhos previstos. Definir navegabilidade. Padrão de cores, fontes e metáfora digital. Como vai comportar o site quando o usuário acessá-lo?
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Janeiro/200619 / 51COE – Comércio Eletrônico Software & Hardware Quais softwares serão selecionados para os trabalhos? Sistema operacional, ferramentas de desenvolvimento web / programação, fornecedores e custos envolvidos. Servidores e contingência.
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Janeiro/200620 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 3 Os Produtos
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Janeiro/200621 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? O sucesso deste site, está ligado diretamente aos produtos e suas qualidades. Um site bem documentado e com as características pertinentes claras e corretas, faz com que seu cliente opte por comprar em você. Descreva claramente este comportamento.
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Janeiro/200622 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos Classe de produto Especifique as classes de produtos ofertados Especifique a fase do produto. Comercialização: O Produto está pronto para ser lançado no mercado ou já foi lançado. Desenvolvimento: O Produto está sendo contruído/elaborado. Pesquisa: Levantamento de dados e definições sobre o produto.
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Janeiro/200623 / 51COE – Comércio Eletrônico Produto Uma visão rápida dos produtos e suas principais características. Lembre-se de detalhar ao máximo possível cada um deles e deixar o seu cliente esclarecido. Faça opção por um quadro onde os produtos são apresentados sob a forma de tabela, com seu código, nome interno, fabricante, fornecedor composição, tempo de obsolescência, modelos... Não esqueça do principal. A descrição e a descrição detalhada.
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Janeiro/200624 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 4 O Mercado
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Janeiro/200625 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? A análise do mercado no qual a empresa vai atuar é fundamental para o planejamento e para estabelecer as metas de participação, bem como inviabilizar ou não o negócio. Identifique e quantifique os segmentos que compõe o público alvo.
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Janeiro/200626 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos Potencial estimado Monte um quadro com os segmentos do mercado, as quantidades estimadas e uma perspectiva de atendimento. Ex: temos 1000 alunos e 75% deles tem acesso a internet, ou seja, para vender livros acadêmicos eu tenho um mercado potencial aguardando por oferta. Ex:A população é de 175.000.000, 17.000.000 tem acesso a internet, sendo 30% do segmento x…
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Janeiro/200627 / 51COE – Comércio Eletrônico Identifique seu público alvo Quem você vai atingir? Quem está dentro e fora do seu mapeamento? Características demográficas e financeiras são referências interessantes para este tipo de análise. Ex:Renda, escolaridade…
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Janeiro/200628 / 51COE – Comércio Eletrônico Tendências atuais Tente descrever um cenário atual para o mercado em questão. O que está acontecendo, o que falta e o que você entende como diferencial para alavancar este projeto. Projeção para o público-alvo Do que você levantou anteriormente, qual é a projeção de crescimento nesse segmento?
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Janeiro/200629 / 51COE – Comércio Eletrônico Perspectiva de visitantes Descreve sua visão de quantidade de visitantes para um horizonte de 12 meses ou mais. (mês a mês de preferência) Concorrência Faça uma análise quantitativa dos principais concorrentes, com pontos fortes de cada um, assim como utilizar os pontos fracos detectados como uma forma de aprendizado.
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Janeiro/200630 / 51COE – Comércio Eletrônico Deferencial competitivo Agora que você conhece melhor seus concorrentes, qual será sua vantagem competitiva? Especifique neste item o que sua empresa pretende fazer melhor do que os concorrentes para ganhar mercado e atingir seus objetivos.
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Janeiro/200631 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 5 O Marketing
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Janeiro/200632 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? Citar as questões relacionadas à comunicação e ao atendimento dos clientes. Como promover, comunicar, atender e principalmente encantar o cliente.
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Janeiro/200633 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos Política de preços Monte um quadro com os produtos, e os preços da concorrência, finalizando com o preço que você pretende praticar e qual a representação disto para o cliente. Estratégia de vendas Como chegar ao cliente, como divulgar a empresa, o que utilizar: Banners, buscadores, e- mails, mala-direta, outdoor...
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Janeiro/200634 / 51COE – Comércio Eletrônico Relacionamento com o cliente Serviços de atendimento ao cliente na pré e pós- venda com seus canais de acesso, preços e formas de atuação. Projeção para as vendas Com tudo isto, quanto você estima vender nos próximos 12 meses? Quadro com a projeção. Use gráficos.
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Janeiro/200635 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 6 Quanto vou gastar? Orçamento
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Janeiro/200636 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? Toda empresa visa lucro. Esta não será diferente, portanto, você tem que deixar claro que o investimento vai trazer o retorno esperado. Faça um orçamento de gastos para gastar melhor e dentro do previsto. Planilhas são ótimas ferramentas.
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Janeiro/200637 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos Fontes de financiamento Procure fontes de financiamento dentro e fora da empresa: Capital próprio, recursos dos sócios, empréstimos de amigos, bancos… Quanto vai custar Crie uma planilha quinzenal de gastos, com as previsões para todo o projeto.
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Janeiro/200638 / 51COE – Comércio Eletrônico Demonstre os gastos Como você pretende e quando, divulgar os gastos na visão de previsto e realizado? O objetivo aqui é mostrar a Receita obtida com a venda de produtos/serviços e abater desse resultado as saídas de recursos como custos dos produtos vendidos, despesas operacionais, impostos. Os períodos podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.
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Janeiro/200639 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 7 Como vou entregar? Logística
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Janeiro/200640 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? Busque uma solução de logística para entregar os produtos dos seus clientes. Se você está vendendo um produto eletrônico por exemplo, explicite as formas de download e de upgrade dos produtos ofertados.
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Janeiro/200641 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos Prazos e custos Prazos e custos das entregas. Abrangência Até onde entrego? Vou ter alguma restrição?
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Janeiro/200642 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 8 Formas de pagamento e Garantias
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Janeiro/200643 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? Perspectivas de pagamento, política de trocas e garantias devidas são a tônica desta fase.
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Janeiro/200644 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos Como posso pagar? Cartões, boletos, depósitos... As garantias Quais e como…
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Janeiro/200645 / 51COE – Comércio Eletrônico Fase 9 Cronograma
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Janeiro/200646 / 51COE – Comércio Eletrônico O que descrevo aqui? Você vai escrever aqui uma lista de atividades correlacionadas para conseguir chegar ao objetivo, datando e especificando a duração de cada uma delas, bem como seus predecessores. É importante criar tarefas de etapas para apurar o andamento do projeto.
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Janeiro/200647 / 51COE – Comércio Eletrônico Sub-tópicos Associe recursos As tarefas devem ter não apenas duração, prazos previstos e predecessores, mas também os recursos responsáveis pela sua execução. É importante ter a noção exata da alocação de cada um dos recursos para cobrar de quem é de direito. Tem que ter uma forma de apontar o momento em relação a linha de base do projeto. Previsto x Realizado.
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Janeiro/200648 / 51COE – Comércio Eletrônico Faça uso do cronograma em qualquer etapa que achar necessário Empreendimento Locação de Salas, Compra de Equipamentos, Contratação de profissionais Marketing Cadastramento no buscadores, mala direta, banners Desenvolvimento do site Levantamento, desenvolvimento, acabamento
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Janeiro/200649 / 51COE – Comércio Eletrônico Trabalho Final Vamos desenvolver nosso Plano de Negócio
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Janeiro/200650 / 51COE – Comércio Eletrônico Cada empresa deve ter 5 pessoas. Todas informações/características da empresa é de responsabilidade da mesma. Ex.: Nome, Segmento, Produtos… Nos tópicos que exigem planilhas comparativas, use sempre 2 exemplos de empresas concorrentes e 10 exemplos de produtos.
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Janeiro/200651 / 51COE – Comércio Eletrônico Lembrem-se, todo documento deve conter Introdução/Apresentação, Desenvolvimento e Conclusão. O valor do Plano de Negócio é de 10 pontos. O Plano deve ser desenvolvido em sala, com pesquisas feitas externamente. O Plano deve ser desenvolvido usando técnicas ABNT.
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