A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Inclusiva Seminário sobre Baixa Visão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Inclusiva Seminário sobre Baixa Visão"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Inclusiva Seminário sobre Baixa Visão
Universidade Federal de Pelotas Departamento De Musicas e Artes cênicas(DMAC) Curso De Teatro Licenciatura Educação Inclusiva Seminário sobre Baixa Visão

2 Introdução canal visual desempenha um papel importante na vida das pessoas. Por meio dele, observamos e conhecemos as formas, tamanhos, cores, etc., dos objetos no espaço. Também por ele observamos e depois imitamos gestos, hábitos, ações, expressões faciais e corporais. Contudo, muitas pessoas apresentam dificuldades visuais para ler, escrever e observar objetos de perto ou de longe. Algumas destas dificuldades são corrigidas com o auxílio de óculos ou lentes de contato comuns.

3 O que é baixa visão? A acuidade visual das pessoas com baixa visão é muito variável; mas, em geral, baixa visão é definida como uma condição na qual a visão da pessoa não pode ser totalmente corrigida por óculos, interferindo com as atividades diárias, assim como a leitura e a condução. Baixa visão é mais comum entre os idosos, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade.

4 Tipos de baixa visão: Glaucoma Degeneração Macular
Retinopatia Diabética Catarata

5 Glaucoma Glaucoma é causado por um aumento da pressão dentro do olho, o que provoca danos no nervo óptico. O resultado final é muitas vezes o oposto do efeito de degeneração macular: a perda da visão periférica e uma área central de visão borrada. Ele pode ser particularmente difícil para ler textos porque parece desbotada, bem como borrada. Algumas pessoas têm comparação dos efeitos do glaucoma a olhar para tudo através de um vidro embaçado.

6 Retinopatia diabética
Um dos efeitos a longo prazo da diabetes pode ser a fuga dos vasos sanguíneos da retina, causando manchas escuras no campo de visão onde ocorrem os vazamentos. O texto pode aparecer borradas ou distorcidas nessas regiões.

7 Catarata Indivíduos com catarata têm áreas de opacidade na lente de seus olhos o que resulta em um efeito turva ou vago, especialmente na luz brilhante. O texto pode aparecer desbotado em segundo plano. Alto contraste é especialmente importante para as pessoas com catarata avançada..

8 Degeneração macular A mácula é perto do centro da retina, que é a área na parte posterior do olho. O processo de envelhecimento e o  desbaste dos tecidos da mácula causa a forma mais comum de degeneração macular, a degeneração macular "seca". O resultado é uma perda gradual da visão. A degeneração macular "seca" ocorre quando os vasos sanguíneos anormais na parte posterior do olho começa a vazar sangue e fluidos com o característico borrão na parte central da visão, muitas vezes resultando em rápida perda de visão. Em ambos os casos, a região central da visão é a mais afetada, o que torna difícil ver objetos que a pessoa esteja olhando diretamente. As imagens abaixo são uma simulação do efeito de degeneração macular. O texto pode aparecer quebrados e pouco clareza.

9 Catarata Glaucoma Degeneração Macular Retinopatia diabética

10 Dinâmica Para uma melhor idéia do que é a degeneração macular, mantenha-se a sua mão cerca de 12 polegadas (cerca de 30 cm) de seus olhos, para que você não possa ver em ângulo reto e logo a sua frente, mas você pode ver as bordas em torno de sua mão. Agora, sem olhar para os lados, tente ler alguma coisa em sua visão periférica. Lembre-se de manter olhando direto para a sua mão! Este exercício mostra quão difícil pode ser para as pessoas com degeneração macular avançada. O problema não é tão acentuada para as pessoas com menor grau de degeneração macular, mas a idéia básica é a mesma.

11 Portadores de Baixa Visão
Consultas periódicas ao oftalmologista, exames desconfortáveis para a criança e a reabilitação visual necessária, geram expectativas ao grupo onde a criança se insere e ansiedade ao portador de baixa visão que vê com certo obscurecimento a construção de seu futuro se não for bem acompanhado e envolvido da atenção e carinho necessários. O olhar sobre o portador de baixa visão volta-se, geralmente, para aquilo que o expectador pode visualizar na estética da criança, na dificuldade de aprendizado e limitações de locomoção; fatores estes que estigmatizam a criança, pois, quem disse que o portador de baixa visão tem que ter a estética do olho comprometida? Não se enxerga a olhos vistos a baixa visão; o olho pode ser normal e a criança pode não enxergar, assim como, não é porque a criança enxerga menos que as outras, que necessariamente, terá dificuldades na aquisição de conhecimentos na escola ou porque vê pouco vai andar de muletas ou sempre com alguém de mãos dadas.

12 Como a escola deve se preparar para receber um aluno(a) com baixa visão
A regra geral quando projetamos para Baixa visão é fazer com que tudo possa ser configurável. No caso de textos, o texto é real, e  os usuário podem aumentá-lo, mudar sua cor, mudar a cor de fundo da página e etc. Se o documento  está em porcentagens a tela pode ser ampliada ou diminuida de acordo com as necessidades do usuário ou operador. A Configurabilidade é a Chave.

13 Valorizar e estimular verbalmente os acertos dos alunos de baixa visão, já que as expressões faciais e gestos, à distância, nem sempre são vistos por eles; Fornecer mais tempo para a realização das atividades escolares. O tempo que o aluno precisa para realizar as tarefas, não deve ser interpretado como incapacidade intelectual, mas sim como uma necessidade educacional especial. Informar o aluno sobre obstáculos e/ou mudanças de objetos na sala de aula e nos demais ambientes da escola; Buscar informações sobre quais os tipos de materiais e adaptações do ambiente podem ajudar a melhorar a visão do aluno, contribuindo para seu bom desempenho escolar. Sentar-se na primeira carteira na fileira do centro, (em frente à lousa) ajuda na leitura da lousa. No entanto, se o aluno enxerga menos de um olho, deverá sentar-se mais para a direita ou à esquerda da sala, dependendo do olho que enxerga menos. Permitir que o aluno se levante e se aproxime da lousa sempre que necessário. O uso de lupas pode ser útil para aumentar o material de leitura como mapas, gráficos, tabelas, etc. Quanto maior for o grau da lupa, menor o campo de visão, conseqüentemente há diminuição da velocidade de leitura.

14 “O essencial é invisível aos olhos”

15 Referência Bibliográficas
Dissertação de Mestrado de Sílvia Elena Ventorini da Universidade Federal Paulista


Carregar ppt "Educação Inclusiva Seminário sobre Baixa Visão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google