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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO X ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Planejamento Estratégica = processo analítico que implica na tomada de decisões estratégicas. Administração Estratégica = produção de resultados estratégicos, inclui variáveis psicológicas, sociológicas e políticas. Processo de Gestão.

3 Planejamento Estratégico
Segundo Porter, uma empresa sem planejamento “[...] corre o risco de se transformar em uma folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência”; Uma das mais importantes funções administrativas; Objetiva fornecer aos gestores ferramentas para a tomada de decisão; Arma competitiva.

4 DIAGNÓSTICO Primeiro passo do planejamento;
Visa identificar e monitorar as variáveis competitivas que afetam o negócio; Consiste em analisar o ambiente interno e externo; Base para antecipar as mudanças que permitirão à organização agir no ambiente interno e externo.

5 MACROAMBIENTE (AMBIENTE GERAL)
AMBIENTE EXTERNO MACROAMBIENTE (AMBIENTE GERAL) Conjunto de aspectos estruturais que influenciam as diferentes indústrias, tais como: inflação, índices de preços e etc. Aspectos a serem considerados: Socioculturais; Legais; Político/Governamentais; Econômicos; Tecnológicos;

6 MICROAMBIENTE (INDÚSTRIA)
AMBIENTE EXTERNO MICROAMBIENTE (INDÚSTRIA) Indústria = grupo de empresas com produtos similares, que competem entre si. Necessário que a empresa identifique com clareza, a indústria onde está competindo, para poder direcionar o seu foco de competição.

7 AMBIENTE EXTERNO MICROAMBIENTE (INDÚSTRIA)
Forças Competitivas (Porter) Rivalidade entre vendedores concorrentes (nº de concorrentes, tamanho, etc.) Produtos substitutos; Potencial de entrada de novos concorrentes; Poder de barganha dos fornecedores (tamanho, importância do insumo, etc.); Poder de barganha dos compradores (oferta no mercado).

8 AMBIENTE EXTERNO A análise dos macro e microambientes, vai viabilizar a identificação de oportunidades e ameaças. Oportunidades: fatores que, se bem aproveitadas, podem se transformar em diferencial competitivo; Ameaças: fatores que podem dificultar a gestão da organização.

9 AMBIENTE INTERNO Sua análise permite identificar os pontos fracos (vulneráveis) e fortes (aqueles com que se pode contar) da organização; Necessário identificar a cadeia de valor, suas atividades e interface. A análise da cadeia de valor, permite otimizar custos e desempenho das áreas meio e fim. O controle de custos da cadeia de valor vai impactar no preço final do produto. “A cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação.” (PORTER, 1989, p. 31).

10 AMBIENTE INTERNO CADEIA DE VALOR
“Toda empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. [...] A cadeia de valores de uma empresa e o modo como ela executa atividades individuais são um reflexo de sua história, de sua estratégia, de seu método de implementação de sua estratégia, e da economia básica das próprias atividades.” (PORTER, 1989, p.33) Em muitas organizações, a análise da cadeia de valor, inclui também a análise de fornecedores e terceiros.

11 AMBIENTE INTERNO

12 BENCHMARKING Comparação entre o desempenho de uma empresa com o de outras de classe mundial. Passos para o Benchmarking: Identificar fatores chave de sucesso; Escolher as empresas para pesquisa; Formar equipes Realizar as comparações.

13 DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
A partir da análise dos cenários (interno e externo), os gestores podem definir o rumo a ser tomado pela empresa, que é explicitado através das diretrizes organizacionais. As diretrizes organizacionais são formadas por Missão, Visão, Metas e Objetivos da Empresa.

14 Missão, Visão, Objetivos
Missão = razão de existência da empresa, caracteriza a sua identidade. Precisa identificar a necessidade a qual atende, e não se restringir ao seu produto/serviço. Deve responder às perguntas: o que, quem e como. Visão = macroobjetivo, aonde a organização pretende estar no futuro. Atua como elemento motivador. Contém elementos racionais e motivacionais. Objetivos = definições objetivas do que deve ser atingido. Compostos de nºs e prazos.

15 REFERÊNCIAS ANSOFF, Igor. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1990 MENDES, Judas Tadeu (org.). Gestão Empresarial. Curitiba: Gazeta do Povo, 2002 PORTER, Michael. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 20 Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.


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