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Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova

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Apresentação em tema: "Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova"— Transcrição da apresentação:

1 Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova silvianova@usp.br

2 Histórico Origem: Idade Média, França (Paris) e Itália (Bolonha) Características: built of men >> sociedade de estudantes “Historically, the word university has no connection with universe or the universality of learning; it denotes only a totality of a group (...) The students of Bologna organized such a university first as means of protection against townspeople (...) Victorious over the townsmen, the students turned on ‘their other enemies, the professors’.” Herança: instituição, noção do estudo organizado em currículos, a organização em faculdades >> “but no substitute has been found for the university in its main business, the training of scholars and the maintenance of tradition of learning and investigation”.

3 Modelos de Universidade NapoleônicoHumboldtianoAmericano Elite Massa HeteronomiaAutonomia Conhecimento Técnico Ensino e pesquisa humanista Diversidade e pesquisa especializada

4 Cinco Concepções Primeira Parte: A Universidade do Espírito Segunda Parte: A Universidade do Poder Capítulo Autor I Centro de Educação J. H. Newman II Comunidade de pesquisadores K. Jaspers III Núcleo de Progresso A. N. Whitehead IV Modelo Intelectual Napoleão V Fator de produção C. Min. URSS FinalidadeAspiração do indivíduo ao saber Aspiração da humanidade à verdade Aspiração da sociedade ao progresso Estabilidade política do Estado Edificação da sociedade comunista Concepção Geral Uma educação geral e liberal por intermédio do saber universal A unidade da pesquisa e do ensino no centro do universo das ciências. A simbiose da pesquisa e do ensino a serviço da imaginação criadora Um ensino profissional uniforme confiado a um grupo profissional Um instrumento funcional de formação profissional e política

5 Cinco Concepções Primeira Parte: A Universidade do Espírito Segunda Parte: A Universidade do Poder Capítulo Autor I Centro de Educação J. H. Newman II Comunidade de pesquisadores K. Jaspers III Núcleo de Progresso A. N. Whitehead IV Modelo Intelectual Napoleão V Fator de produção C. Min. URSS Princípios da Organização Uma pedagogia do desenvol- vimento intelectual Internato e “tutors” Uma sã organização da faculdade A liberdade acadêmica Um corpo docente criador Os estudantes capazes de aplicar alguns princípios gerais Uma hierarquia administrativa Programas uniformes Uma manipulação controlada da oferta de diplomadas Apelo a todas as forças produtivas da Nação Conclusão quanto ao problema da massa Uma rede diversificada de instituições de ensino superior no seio da qual as universidade conservam sua originalidade Uma rede oficial uniforme para a elite Adaptação do número às necessidades da economia e diversificação das instituições

6 Tipologia – Educação Superior (BID) FunçãoDefiniçãoNecessidades Liderança acadêmica Pesquisa de alta qualidade. Prepara elites intelectuais. Verbas públicas. Autonomia. Avaliação por pares. Formação profissional Prepara para funções específicas e trabalhos em pesquisa e extensão que requerem educação formal. Subsídios devem ser orientados pelo mercado de trabalho. Ligações profissionais. Professores necessitam mais experiência prática que formação acadêmica.

7 Tipologia – Educação Superior (BID) FunçãoDefiniçãoNecessidades Treinamento técnico e desenvolvimento Programas curtos para preparação para profissionais de posição média no mercado de trabalho. Pesquisa relacionada ao desenvolvimento tecnológico e científico do país. Mecanismo de gestão e financiamento relacionados ao mercado de trabalho. Currículo e gestão flexíveis.

8 Tipologia – Educação Superior (BID) FunçãoDefiniçãoNecessidades Educação superior geral Ensino no que são chamadas profissões cujo mercado de trabalho está saturado ou indefinido. Custos devem ser baixos. Conceitos de qualidade e eficiência devem ser incorporados. Processos de avaliação (acreditação) devem desempenhar o papel regulador principal.

9 Ensino Superior TENSÃO Demanda Aumento da demanda Grupos minoritários Mudança da Clientela Recursos Diminuição de Recursos Buscas de fontes externas de financiamento

10 Ensino Superior TENSÃO Competição Internacional Remapeamento do Conhecimento Tecnologia

11 Cenário - Mudanças Características: quebra de monopólio regional ou local; mudança de modelo organizacional; transformação da universidade (especialização e foco no aluno); reestruturação da educação superior Estrutura: universidades corporativas; empresas instrucionais; entidades de intermediação; organizações não tradicionais Relação Universidade – Sociedade: Mais visíveis e mais vulneráveis

12 Cenário - Mudanças Natureza da prestação de serviços: aprendizagem continuada; ausência de fronteiras rígidas; aprendizagem assíncrona; serviços bastante diversificados Modo de execução: produção em massa; novas formas de ensino (interativas e suportadas por tecnologia); processos de criação coletivos e multidisciplinares; “bibliotecas”; amplitude e diversidade, velocidade de atendimento e capacidade de resposta dos serviços de extensão

13 Tendências

14 Mudanças em andamento

15 Perfil de uma instituição viável 1.Promoção da marca. 2.Inovação (Tecnologia). 3.Expansão para mercados locais, regionais e mesmo internacionais. 4.Usar franquias.

16 Perfil de uma instituição viável Gestão 1.Gerir riscos de inadimplência com técnicas de incentivo e punição. 2.Gestão bem sucedida com linhas claras de autoridade, papéis bem definidos. 3.Uso eficiente de recursos (professores, espaço e tecnologia). 4.Empregar tecnologia inovadora. 5.Empregar pesquisadores dedicados a melhorar a eficiência. 6.Começar com pequeno capital e custear a expansão com fundos próprios

17 Perfil de uma instituição viável Eficácia educacional 1.Emitir certificados endossados por grupos profissionais relevantes. 2.Preocupação com controle de qualidade. 3.Usar tecnologia atualizada no processo de aprendizagem.

18 Cenários – Brasil

19 Cenários - Alternativas

20 Ensino Superior

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22 Algumas Informações - 2008 Fonte: Vendas (US$Milhões) - Melhores e Maiores, 2009

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24 Notícias

25 Fonte: Exame - http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0940/economia/nunca-estudamos-tanto-432219.html

26 Brasil e mundo

27 Algumas Informações – Número de IES

28 Algumas Informações - Matrículas

29 Algumas Informações - 2007 Matriculas Número de Instituições

30 Ensino Superior - Tendências Faculdades adaptam-se a público classe C. Ociosidade de vagas (31% das matrículas). Inadimplência (30% dos estudantes não pagam as mensalidades). Aumento do investimento em Marketing (39% em 3 anos). Particulares tiveram sobra(?) de 996 mil vagas em 2004 (49,5%). No ensino público as vagas ociosas são em menor número, atingindo cerca de 5%.

31 Instituições de Ensino Superior no Brasil Instituições Universitárias: - Universidades - Universidades Especializadas - Centros Universitários Instituições não Universitárias: - Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e os Centros de Educação Tecnológica (CETs) - Faculdades Integradas - Faculdades Isoladas - Institutos Superiores de Educação

32 Algumas Informações A organização acadêmica denominada Universidade deve necessariamente realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, contar com 1/3 de doutores e mestres em seu quadro docente e com 1/3 de seus professores contratados em regime de tempo integral (cf. LDB, Art. 52). Centros Universitários são instituições que se dedicam principalmente ao ensino de graduação, sem exigência legal de que desenvolvam atividades de pesquisa ou extensão. O Decreto nº 4.914, de 11 de dezembro de 2003, determinou, no Art. 2º, que os Centros Universitários devem, de acordo com a LDB, cumprir com a exigência de ter um índice de 33% dos docentes com contrato de tempo integral. Esse percentual deveria ser alcançado até dezembro de 2006. Blog do CNE: http://blogdocne.blogspot.com/2010/01/resolucao- cneces-n-012010.htmlhttp://blogdocne.blogspot.com/2010/01/resolucao- cneces-n-012010.html

33 Censo Ens. Superior - 2008 Categoria Administrativa Funções Docentes em Exercício Total S/GGEMD Brasil 321,493 86 33,702 96,004 114,537 77,164 Pública 111,894 71 13,721 17,704 30,783 49,615 Federal 61,783 54 8,793 6,313 16,015 30,608 Estadual 42,042 17 4,360 8,409 11,562 17,694 Municipal 8,069 - 568 2,982 3,206 1,313 Privada 209,599 15 19,981 78,300 83,754 27,549 Particular 131,017 11 12,724 54,785 50,565 12,932 Comun/Confes/Filant 78,582 4 7,257 23,515 33,189 14,617

34 E agora? Atividade de pesquisa sobre o Cenário do Ensino Superior no Brasil Forum - Moodle

35 E depois Leituras Indicadas para próxima semana


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