A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Polígonos O que é um Polígono? Polígonos Côncavos e Convexos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Polígonos O que é um Polígono? Polígonos Côncavos e Convexos"— Transcrição da apresentação:

1 Polígonos O que é um Polígono? Polígonos Côncavos e Convexos
Classificações Diagonais Ângulos internos Polígonos no cotidiano

2 O que é um polígono? Um polígono é uma figura geométrica plana limitada por uma linha poligonal fechada.

3 Existem dois tipos de linhas:
As linhas formadas por CURVAS: As linhas formadas por segmentos de RETAS: Linha Poligonal

4 Linhas Poligonais: Com cruzamento Simples Abertas Fechadas Polígono
Formam duas regiões: interna e externa Polígono

5 O que é um polígono Côncavo e Convexo?
Polígono Côncavo: É quando, num polígono, dois pontos quaisquer que estão dentro do polígono se unem tendo que passar pelo lado de fora do polígono. Um polígono só será côncavo desde que ao menos dois pontos estejam dentro dessa norma. Polígono Convexo: É aquele em que se unirmos dois pontos quaisquer, eles jamais passarão pelo lado de fora do polígono. Para um polígono ser convexo, quaisquer dos pontos tem que estar dentro dessa regra.

6 Exemplos:

7 Classificação Dependendo do número de lados de um polígono ele receberá uma nomenclatura diferente, ( o menor número de lados para que seja formado um polígono são três lados) veja abaixo:  3 lados triangulo 4 lados quadrângulo  5 lados pentágono  6 lados hexagonal 7 lados heptágono  8 lados octógono  9 lados eneágono  10 lados decágono  11 lados undecágono  12 lados dodecágono  15 lados pentadecágono  20 lados icoságono    Além de classificar um polígono pelo seu número de lados, podemos também classificá-lo conforme a congruência de seus lados e ângulos internos.  Quando o polígono tem todos os lados e ângulos internos congruentes eles recebem o nome de polígonos regulares.  Quando o polígono não tem nem lados e nem ângulos congruentes recebe o nome de irregulares.  Para que um polígono seja regular ele tem que assumir ser: eqüilátero, ter todos os lados congruentes e ser ao mesmo tempo eqüiângulo, ter os ângulos congruentes. 

8 Diagonais Diagonal de um polígono é o segmento de reta que liga um vértice ao outro, passando pelo interior da figura. O número de diagonais de um polígono depende do número de lados (n) e pode ser calculado pela expressão:

9 Ângulos internos de um Polígono
Diagonais: Segmentos que unem dois vértices não consecutivos: Ângulos internos: Ângulos formados por dois lados consecutivos: Ângulos externos: Ângulos formados por um lado e pelo prolongamento do lado a ele consecutivo:

10 Aplicações de polígonos no cotidiano
Polígonos na vida cotidiana Andando pelas ruas de qualquer cidade do mundo podemos ver uma grande quantidade de formas que nos lembram os polígonos; uma placa de trânsito, um semáforo ou uma faixa de pedestres. Também em casa vemos numerosas formas poligonais nos objetos que nos cercam: nos móveis, nos utensílios de cozinha, nos pisos, nos formatos dos azulejos. 

11 Componentes Beatriz Moura Letícia Meneses Marcílio Araújo
Matheus Fonseca Tayná Santana Rafaela Monice Grupo 07 – 7ª “B”

12


Carregar ppt "Polígonos O que é um Polígono? Polígonos Côncavos e Convexos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google