A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caderno de Expectativas de Aprendizagem Em 2011 início das discussões sobre a elaboração do Caderno de Expectativas de Aprendizagem pelo Departamento de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caderno de Expectativas de Aprendizagem Em 2011 início das discussões sobre a elaboração do Caderno de Expectativas de Aprendizagem pelo Departamento de."— Transcrição da apresentação:

1 Caderno de Expectativas de Aprendizagem Em 2011 início das discussões sobre a elaboração do Caderno de Expectativas de Aprendizagem pelo Departamento de Educação Básica. Em 2011 início das discussões sobre a elaboração do Caderno de Expectativas de Aprendizagem pelo Departamento de Educação Básica.

2 POR QUÊ? continuar o processo de implementação das DCE (Parecer CEE/CEB nº 130/10) referencial teórico curricular que fundamenta o documento. /modules/conteudo/cont eudo.php?conteudo=71). continuar o processo de implementação das DCE (Parecer CEE/CEB nº 130/10) referencial teórico curricular que fundamenta o documento. /modules/conteudo/cont eudo.php?conteudo=71). PRINCÍPIO LEGAL: direito à educação com qualidade e equidade. o que é essencial ao aluno saber ao final de cada série/ano do Ensino Fund. e ao final do Ens. Médio, dentro de cada conteúdo básico, definidos nas DCE PRINCÍPIO LEGAL: direito à educação com qualidade e equidade. o que é essencial ao aluno saber ao final de cada série/ano do Ensino Fund. e ao final do Ens. Médio, dentro de cada conteúdo básico, definidos nas DCE

3 QUAIS OS OBJETIVOS das EXPECTATIVAS de APRENDIZAGEM? UNICIDADE é prerrogativa da mantenedora definir o básico esperado para todos os alunos, em todas as séries/anos. UNICIDADE é prerrogativa da mantenedora definir o básico esperado para todos os alunos, em todas as séries/anos. mais um subsídio ao trabalho docente, referencial para: Proposta Pedagógica Curricular - PPC - o Plano de Trabalho Docente- PTD planejamento das aulas acompanhamento do trabalho realizado pelo pedagogo. mais um subsídio ao trabalho docente, referencial para: Proposta Pedagógica Curricular - PPC - o Plano de Trabalho Docente- PTD planejamento das aulas acompanhamento do trabalho realizado pelo pedagogo.

4 NÃO tem a intenção de substituir – PPC – PTD Autonomia da escola em definir: o que ensinar? como ensinar? para quem ensinar? para que ensinar? planejar o será ensinado avaliar o processo de ensino-aprendizagem Autonomia da escola em definir: o que ensinar? como ensinar? para quem ensinar? para que ensinar? planejar o será ensinado avaliar o processo de ensino-aprendizagem

5 Expectativas de Aprendizagem são: elementos balizadores temas/conteúdos a ser ensinados/aprendidos. indicadores de objetivos a serem atingidos coerentes com as DCE elementos balizadores temas/conteúdos a ser ensinados/aprendidos. indicadores de objetivos a serem atingidos coerentes com as DCE

6 COMO UTILIZAR AS EXPECTATIVAS de APRENDIZAGEM PELO PROFESSOR,COMO SUBSÍDIO NA ELABORAÇÃO DO SEU Planejamento (PPC –PTD) estão voltados para os conteúdos básicos Servem como mais um subsídio para o planejamento do professor, apontando o que é fundamental o aluno saber dentro de cada conteúdo básico. Não é mais um elemento do PTD ou da PPC PELO PROFESSOR,COMO SUBSÍDIO NA ELABORAÇÃO DO SEU Planejamento (PPC –PTD) estão voltados para os conteúdos básicos Servem como mais um subsídio para o planejamento do professor, apontando o que é fundamental o aluno saber dentro de cada conteúdo básico. Não é mais um elemento do PTD ou da PPC

7 EXPECTATIVAS de APRENDIZAGEM NÃO podem ser confundidos com Critérios de Avaliação NÃO podem ser confundidos com Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação elaborados pelo professor, no seu PTD voltados para os conteúdos específicos eleitos p/ professor a partir dos conteúdos básicos previstos na PPC intencionalidade do ensino de determinado conteúdo expresso na justificativa, a qual, por sua vez, revela a concepção de educação. Critérios de Avaliação elaborados pelo professor, no seu PTD voltados para os conteúdos específicos eleitos p/ professor a partir dos conteúdos básicos previstos na PPC intencionalidade do ensino de determinado conteúdo expresso na justificativa, a qual, por sua vez, revela a concepção de educação.

8

9 Vídeo - critérios

10 EDUCADORES “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." (John Dewey )John Dewey “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." (John Dewey )John Dewey


Carregar ppt "Caderno de Expectativas de Aprendizagem Em 2011 início das discussões sobre a elaboração do Caderno de Expectativas de Aprendizagem pelo Departamento de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google