A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Gerencial em Saúde: formar “somente” Líderes? Pedro R.Barbosa ENSP - FIOCRUZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Gerencial em Saúde: formar “somente” Líderes? Pedro R.Barbosa ENSP - FIOCRUZ."— Transcrição da apresentação:

1 Formação Gerencial em Saúde: formar “somente” Líderes? Pedro R.Barbosa ENSP - FIOCRUZ

2 Em que idade estamos? O trabalho em saúde e sua LIDERANÇA

3 Realidade Diversa e Complexa Exigências Técnicas as mais diversas em saúde: a medicina, o trabalho dos agentes comunitários, a engenharia da produção em saúde...e a intersetorialidade!

4 Sistema (s) de Saúde extremamente diversificado (s) Da complexidade da atenção primária em pequenos municípios a serviços e sistemas sofisticados (não menos complexos) em Regiões Metropolitanas

5 Programa da Semana foi exemplar para enumerar alguns desafios (e oportunidades): liderança, integração, qualidade, micro-gestão ou gestão da clínica, inovação em saúde, etc.

6 Para esse “pequeno ou pequenos desafios...” Nossas Escolas devem formar Líderes!

7 Competências Básicas – Prof. Kaluzny: INOVAÇAO E MUDANÇA (VISÃO, ENERGIA E ESTÍMULOS) EMPREENDEDORISMO (TRANSFORMAR VISÃO EM DEEMPENHO) FOCADO NAS PESSOAS (VALORIZAR AS PESSOAS)

8 Processos Internos à ENSP Discussão sobre competências em gestão: competências a partir do que sejam desafios identificados na realidade

9 Dinâmica da Sociedade Organização do Estado Formulação de Políticas Financiamento Regulação Organização e Coordenação da Rede Gestão do Cuidado Liderança, comunicação e negociação Marketing Gestão do conhecimento e Inovação

10 Algumas perguntas: Temos líderes em nossas Escolas? Os programas de formação podem ser únicos ou generalistas o suficiente (para a diversidade de serviços e sistemas)? Os líderes são apenas os dirigentes? Os dirigentes (ao menos) querem ser formados? Temos tecnologias pedagógicas para dar conta do desafio? Como causar impacto com tais programas – a questão da extensão do desafio?


Carregar ppt "Formação Gerencial em Saúde: formar “somente” Líderes? Pedro R.Barbosa ENSP - FIOCRUZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google