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Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014.

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1 Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire

2 Pesquisa Quantitativa
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa Carlos Freire – 2014

3 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa Definição do Problema: Avaliar a opinião dos alunos da FMF sobre os temas de cada um dos grupos. Carlos Freire – 2014

4 Abordagem: Atitudes e comportamentos
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa Abordagem: Atitudes e comportamentos Características de destaque: interesse pelo tema, nível de esclarecimento, posicionamento pessoal em relação ao tema, avaliação do posicionamento do grupo em relação ao tema. Carlos Freire – 2014

5 Número de alunos por curso Cálculo da Amostra Cálculo das cotas
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa Amostra Total de alunos FMF Número de alunos por curso Cálculo da Amostra Cálculo das cotas Definição Número de entrevistas = 15 entrevistas/ aluno do grupo. Carlos Freire – 2014

6 Amostra por quota: mantendo a proporção de alunos/curso.
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Amostra por quota: mantendo a proporção de alunos/curso. Questionário 15 perguntas: Classificação sócio econômica - Blog – Textos de Aulas – Classificação Brasil; Região em que reside; Trabalha: sim/não 3 questões abertas – Respostas livres; 1 questão de classificação (Cartela); 8 questões múltipla escolha Carlos Freire – 2014

7 Material pré testado quanto a: Universo a ser investigado;
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Trabalho de Campo Material pré testado quanto a: Universo a ser investigado; Áreas a serem pesquisadas; Amostras estabelecidas por área e mapas de controle; Número de elementos que comporão a equipe ( entrevistadores, supervisores e coordenadores); Especialização dos profissionais envolvidos. Carlos Freire – 2014

8 Treinamento pessoal de campo assunto da pesquisa;
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Trabalho de Campo Treinamento pessoal de campo assunto da pesquisa; objetivos da pesquisa; apresentação e discussão do questionário; simulação de entrevista. Carlos Freire – 2014

9 Se SIM: aplicar questionário
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Abordagem: Boa noite, meu nome é __________, sou do curso de Publicidade e Propaganda, estamos fazendo uma pesquisa sobre expectativas futuras dos jovens, você poderia responder a um rápido questionário? Se SIM: aplicar questionário Se NÃO: agradecer e buscar outro entrevistado Carlos Freire – 2014

10 Estar com formulário de pesquisa pronto e em ordem;
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Entrevista: Estar com formulário de pesquisa pronto e em ordem; Estar com as cartelas preparadas, na ordem em que serão apresentadas; Ter estudado o questionário para saber exatamente como aplicá-lo. Aplicar o questionário e anotar corretamente as respostas. Carlos Freire – 2014

11 Nunca perguntar POR QUE? Induz ao Porque sim. Perguntar COMO ASSIM?
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Dicas de perguntas: Nunca perguntar POR QUE? Induz ao Porque sim. Perguntar COMO ASSIM? POR QUE VOCÊ SE SENTE ASSIM? Em perguntas abertas: VOCÊ PODE ME FALAR MAIS SOBRE O QUE ACHA DISSO? O QUÊ VOCÊ QUER DIZER COM ISSO? Carlos Freire – 2014

12 Ao apresentar cartela:
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Ao apresentar cartela: Destes (especificar tipo de item) em qual você se encaixaria? Destas (afirmações) qual mais se aproxima do seu jeito de pensar? Lembrar sempre de pegar a cartela de volta. Carlos Freire – 2014

13 PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Ao encerrar, agradecer e informar que os resultados da pesquisa serão afixados nos murais da faculdade. Carlos Freire – 2014

14 É a consolidação das informações levantadas no campo.
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Tabulação: É a consolidação das informações levantadas no campo. Pode ser feita manualmente ou com o auxílio de softwares específicos; Pesquisas pequenas não compensam a utilização de softwares; Carlos Freire – 2014

15 Respostas a perguntas abertas devem ser agrupadas por similaridade:
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Respostas a perguntas abertas devem ser agrupadas por similaridade: Pergunta: O que você achou desta mala? Respostas: É muito boa/ de qualidade… Resitente/ forte… Fácil de Carregar/ prática Depois de agrupadas vão ser tabuladas como perguntas fechadas Carlos Freire – 2014

16 Tabulação de perguntas fechadas.
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Tabulação de perguntas fechadas. Verificar o número total de respostas para aquela pergunta; Somar o número de respostas/alternativa (número absoluto); Calcular o percentual de cada alternativa em relação ao total de respostas (percentual); Carlos Freire – 2014

17 Alternativas Respostas (número absoluto) %
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Alternativas Respostas (número absoluto) % Amarelo 134 13,2 Vermelho 233 22,9 Verde 146 14,4 Azul 504 49,6 Total 1017 100,0 Carlos Freire – 2014

18 Coluna do número de respostas, última linha (somatória)
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre No Excel: Coluna do número de respostas, última linha (somatória) Célula do número de menções / célula do total de menções F4 X 100 Reduz casas depois da vírgula a uma; Seleciona e arrasta. Conferência: somatória dos percentuais deve ser igual a 100. Carlos Freire – 2014

19 Apresentar pelo menos 2 cruzamentos.
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Apresentar pelo menos 2 cruzamentos. Separando: segundo sexo Separando por curso P.Ex.: Opinião sobre ONONO Sexo masculino x curso de direito Sexo masculino x curso de comunicação social Idem sexo feminino. Carlos Freire – 2014

20 Cruzamentos são divisões estabelecidas no plano de tabulação
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Cruzamentos são divisões estabelecidas no plano de tabulação Comem frutas mais de 3 x por semana. Sexo % Idade % Local % Desc Itens Total Masc Fem 15/19 20/25 mais de 30 SP RJ MG AM SIM 100 15 85 13 47 40 25 20 35 Cruzamentos Considerando os que comem frutas mais de 3 x por semana do sexo Masculino x 20/25 x MG = 0,47 x 0,20 x 100 = 1,41% Considerando os que comem frutas mais de 3 x por semana do sexo Feminino x 15/19 x AM= 0,13 x 0,35 x 100 = 4,55% Carlos Freire – 2014

21 Apresentar pelo menos 2 cruzamentos.
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Apresentar pelo menos 2 cruzamentos. Separando: segundo sexo Separando por curso P.Ex.: Opinião sobre ONONO Sexo masculino x curso de direito Sexo masculino x curso de comunicação social Idem sexo feminino. Carlos Freire – 2014

22 Tabulação de questões de avaliação
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre Tabulação de questões de avaliação Quando você vai escolher um trabalho, qual é sua prioridade? Entregar cartela. (Salário; Realização Profissional; Realização Pessoal e Prazer) Resposta E a segunda prioridade? E a terceira? E a quarta/ Carlos Freire – 2014

23 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23
PESQUISA DE MERCADO Trabalho 2o Bimestre 1 2 3 4 Salário 6 5 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23 Carlos Freire – 2014

24 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23
PESQUISA DE MERCADO 1 2 3 4 Salário 6 5 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23 Ponderado 4 3 2 1 Total % Salário 16 18 8 5 47 20,4 Realização Profissional 32 24 6 66 28,7 Realização Pessoal 12 15 20 55 23,9 Prazer 62 27,0 230 100

25 Relatório e da apresentação
PESQUISA DE MERCADO Relatório e da apresentação O relatório e sua apresentação são produtos tangíveis do esforço de pesquisa. O relatório serve como registro histórico do projeto. Se essa etapa não receber a atenção adequada, p valor do projeto será muito diminuído perante a administração. O envolvimento de muitos gerentes de marketing no projeto é limitado ao relatório escrito e à apresentação oral. Avaliam a qualidade do projeto todo com base na qualidade do relatório e na apresentação. Influencia decisões futuras sobre pesquisa e fornecedores.

26 Processo de preparação e apresentação do relatório
PESQUISA DE MERCADO Processo de preparação e apresentação do relatório Antes de escrever o relatório, o pesquisador deve discutir os resultados, as conclusões e as recomendações mais importantes com os tomadores de decisão dos clientes. O pesquisador deve se resumir a apresentar os resultados estatísticos, deixando as conclusões para os tomadores de decisão. Em sendo pertinente o pesquisador pode apresentar análises sobre determinados resultados.

27 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Capa Índice Sumário executivo
Principais conclusões Recomendações Definição do problema Histórico do problema Declaração do problema Temas de abordagem Modelo de pesquisa Tipo de metodologia da pesquisa Necessidades de informação c. Coleta de dados de fontes secundárias Coleta de dados de fontes primárias Elaboração e pré-teste do questionário Técnicas de amostragem Trabalho de campo Resultados Conclusões e recomendações Anexos Questionários e formulários Tabelas

28 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório
Capa: deve incluir o título do relatório, as informações (nome, endereço e número de telefone) sobre pesquisador ou a organização que realizou a pesquisa, o nome do cliente para quem o relatório foi preparado e a data do comunicado. Índice: deve listar os tópicos analisados e os números apropriados das páginas. Sumário executivo: é uma parte extremamente importante do relatório, uma vez que muitas vezes essa é a parque que os executivos lêem. Deve descrever concisamente o problema, a abordagem, o modelo de pesquisa, os principais resultados, as conclusões e as recomendações.

29 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Definição do problema: essa seção do relatório apresenta o histórico do problema, discute a análise dos dados secundários – quando houver – e os fatores que foram considerados. Deve mostrar claramente qual é o problema investigado. Temas de abordagem / objetivos específicos: mostra, em forma de itens, todos os temas e subtemas estudados e abordados pelo estudo realizado.

30 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Modelo de pesquisa: a seção sobre o modelo de pesquisa deve especificar os detalhes sobre como a pesquisa foi realizada. Isso inclui o método de pesquisa, o público-alvo, a amostra, a margem de erro, o tipo de coleta de dados e a data da realização do trabalho de campo.

31 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Resultados. Esta seção normalmente é a parte mais longa do relatório e pode ser composta de vários capítulos. Muitas vezes, os resultados são apresentados não apenas no nível agregado, mas também no nível do subgrupo/clusters (segmentos de mercado, área geográfica, idade, sexo, renda, classe socioeconômica etc.). Os resultados devem ser organizados de forma coerente e lógica. A apresentação deve ser direcionada aos componentes do problema da pesquisa de marketing e às necessidades de informação que foram identificadas.

32 Momento em que são tratadas quaisquer perguntas da gerência.
PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório A apresentação ajudará a gerência a compreender e a aceitar o relatório escrito. Momento em que são tratadas quaisquer perguntas da gerência. Muitos executivos formam sua primeira e duradoura impressão sobre o projeto com base na apresentação. Chave para a apresentação eficaz: preparação. Roteiro Direcionada para o espectador Deve ser treinada várias vezes Auxílios visuais – tabelas e gráficos Manter contato visual e interagir com a platéia Deve ser interessante e convincente Não usar: né, sabe, certo

33 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório O trabalho do pesquisador não termina com a apresentação oral. Ele deve ajudar o cliente a compreender e implementar os resultados e tomar quaisquer medidas necessárias de follow-up. Deve avaliar todo o projeto de pesquisa de marketing enquanto ele ainda estiver nítido em sua mente.

34 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Dúvidas ?


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