A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mitos sobre o ato de escrever

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mitos sobre o ato de escrever"— Transcrição da apresentação:

1 Mitos sobre o ato de escrever
um dom que poucas pessoas possuem; um ato espontâneo que não exige empenho; uma questão que se resolve com algumas “dicas”; um ato isolado, desligado da leitura; algo desnecessário no mundo moderno; um ato autônomo, desvinculado das práticas sociais.

2 Escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida
A escrita é uma construção social tanto na história humana como na história de cada indivíduo. Embora alguns possam ter mais facilidade, o grau de familiaridade com a escrita é determinado pelo(a): modo como aprendemos a ler; importância que o texto escrito tem para nós e para o nosso grupo social; intensidade do nosso convívio com o texto escrito; freqüência com que escrevemos.

3 Escrever é um ato que exige muito empenho e trabalho
Trata-se de uma das atividades mais complexas realizadas pelo ser humano. Requer agilidade mental para: articular, coordenar e harmonizar diversos aspectos envolvidos na escrita; acessar conhecimentos de natureza diversa sobre o assunto, o tipo textual adequado, a situação em que o texto é produzido, o(s) possível(is) leitor(es), a língua e suas possibilidades etc.

4 Escrever exige estudo sério
Não se aprende a escrever apenas com dicas. Estas podem ser úteis, mas a habilidade de escrever bem é: o resultado de um percurso constituído de muita prática, muita reflexão e muita leitura; uma ação em que o sujeito se envolve de forma total, com sua bagagem de conhecimentos e experiência sobre o mundo e sobre a linguagem. Portanto é indispensável tal envolvimento.

5 Escrever é uma prática articulada ao hábito da leitura
É pela leitura que assimilamos as estruturas próprias da língua escrita e dos diferentes tipos de texto. A leitura é um propulsor do desenvolvimento de habilidades cognitivas, pois: envolve procedimentos intelectuais; exige operações mentais; favorece o acesso à informação; promove a análise e a reflexão da realidade.

6 Escrever é necessário no mundo moderno
O complexo mundo contemporâneo requer documentos escritos como forma de legitimação de atos e fatos. Tudo é mediado pela escrita, por isso exige-se essa habilidade: para exercício da cidadania; em qualquer processo seletivo; como meio de ascensão social.

7 Escrever é um ato vinculado a práticas sociais
A escrita tem um sentido e uma função. Através dela podemos atuar no mundo, nos relacionar com os outros e nos constituir como sujeitos conscientes de nossos direitos e deveres. A produção de textos é, pois, uma forma de: reorganizar o pensamento e o universo interior da pessoa; interagir com o outro; reconhecer, adaptar ou modificar a realidade.


Carregar ppt "Mitos sobre o ato de escrever"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google