A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO
CAPÍTULO 2 VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO

2 O ADMINISTRADOR A atividade do administrador consiste em guiar e convergir as organizações rumo ao alcance de objetivos.

3 Todas as organizações existem para algum propósito ou objetivo, e o administrador é o responsável pela combinação e aplicação de recursos organizacionais.

4 O administrador alcança resultados através de sua organização e das pessoas que nela trabalham.

5 Na verdade, o administrador consegue fazer tudo através das pessoas, razão pela qual elas ocupam posição primordial nos negócios de todas as organizações.

6 A ADMINISTRAÇÃO A administração é o processo pelo qual um grupo de pessoas dirige as ações de outras no sentido de alcançar objetivos comuns.

7 Administração significa a maneira de governar organizações ou parte delas.
É o processo de planejar, organizar, dirigir (liderar) e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.

8 AS ORGANIZAÇÕES Organização é uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum.

9 A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas.
Uma organização somente existe quando: Há pessoas capazes de se comunicarem e que, 2. Estão dispostas a contribuir com ação conjunta, 3. A fim de alcançarem um objetivo comum.

10 O Sucesso Organizacional
Satisfação da comunidade Satisfação Satisfação dos acionistas do Governo Satisfação Satisfação dos gerentes dos consumidores Satisfação Satisfação dos fornecedores dos empregados dos crediaristas SUCESSO ORGANIZACIONAL

11 As Expectativas das Pessoas e Organizações
O que as pessoas esperam da organização O que a organização espera das pessoas Um excelente lugar para trabalhar. Oportunidade de crescimento: educação e carreira. Reconhecimento e recompensas: salário, benefícios e incentivos. Liberdade e autonomia. Apoio e suporte: liderança renovadora. Empregabilidade e ocupabilidade. Camaradagem e coleguismo. Qualidade de vida no trabalho. Participação nas decisões. Divertimento, alegria e satisfação. Foco na missão organizacional Foco na visão de futuro da organização. Foco no cliente, seja ele interno, seja externo. Foco em metas e resultados a alcançar. Foco em melhoria e desenvolvimento contínuo. Foco no trabalho participativo em equipe. Comprometimento e dedicação. Talento, habilidades e competências. Aprendizado constante e crescimento profissional. Ética e responsabilidade social.

12 PANORAMA HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO
Para compreender a moderna administração torna-se necessário o conhecimento dos caminhos pelos quais passou a teoria administrativa ao longo de sua breve história.

13 Na realidade, a teoria administrativa tem pouco mais de cem anos de idade. Contudo, na longínqua antiguidade já se utilizavam registros escritos a respeito das atividades comerciais e governamentais.

14 CRONOLOGIA DOS PRINCIPAIS EVENTOS DOS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Anos Autores Eventos 4000 a.C. Egípcios Necessidade de planejar, organizar e controlar. 2600 a.C. Descentralização na organização. 2000 a.C. Necessidade de ordens escritas. Uso de consultoria. 1800 a.C. Hamurabi (Babilônia) Uso de controle escrito e testemunhal; estabelecimento do salário mínimo. 1497 a.C. Hebreus Conceito de organização; princípio escalar. 600 a.C. Nabucodonosor (Babilônia) Controle de produção e incentivos salariais.

15 500 a.C. Mencius (China) Necessidade de sistemas padrões. 400 a.C. Sócrates (Grécia) Enunciado da universidade da Administração. Arranjo físico e manuseio de materiais. Platão (Grécia) Princípio da especialização. 175 a.C. Cato (Roma) Descrição de funções. 284 Dioclécio (Roma) Delegação de autoridade. 1436 Arsenal de Veneza Contabilidade de custos; balanços contábeis; controle de inventários.

16 1525 Niccoló Machiavelli (Itália) Princípio do consenso na organização; liderança; táticas políticas. 1767 Sir James Stuart (Inglaterra) Teoria da fonte de autoridade; especialização. 1776 Adam Smith (Inglaterra) Princípio de especialização dos operários; conceito de controle. 1799 Eli Whitney (Estados Unidos) Método científico; contabilidade de custos e controle de qualidade. 1800 Mathew Boulton (Inglaterra) Padronização das operações; métodos de trabalho; gratificações natalinas; auditoria.

17 1810 Robert Owen (Inglaterra) Práticas e pessoal; treinamento dos operários; planos de casas para os operários. 1832 Charles Babbage (Inglaterra) Abordagem científica; divisão do trabalho; estudos de tempos e movimentos; contabilidade de custos. 1856 Daniel C. McCallum (Estados Unidos) Organograma; administração em ferrovias. 1886 Henry Metcalfe Arte e ciência da Administração. 1900 Frederick W. Taylor Administração científica; estudo de tempos e movimentos; racionalização do trabalho; ênfase no planejamento e no controle.

18 Conselho de Organização
O Líder ( Moisés ) Gerente de Staff ( Salomão ) Relações Tribais ( Benjamin ) Planejamento da Produção ( Josué ) Alocação do trabalho ( José ) Líder assistente (Arão) Dirigente de mil Dirigente de cem Dirigente de cinqüenta Dirigente de dez Conselho de Organização ( Jetro ) Consultoria de Jetro – Ex. 18:13 -27

19 As Principais Teorias do Pensamento Administrativo
Anos Teorias Administração Científica Teoria da Burocracia Teoria Clássica Teoria das Relações Humanas Teoria Estruturalista Teoria dos Sistemas Abordagem Sociotécnica Teoria Neoclássica Teoria Comportamental Desenvolvimento Organizacional Teoria da Contingência Novas Abordagens


Carregar ppt "VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google