A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Morfologia da vegetação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Morfologia da vegetação"— Transcrição da apresentação:

1 Morfologia da vegetação

2 Morfologia da Vegetação
Universidade Potiguar Curso: Arquitetura e Urbanismo Professora: Eudja Mafaldo Disciplina : PaisagismoII Morfologia da Vegetação Alunas: Antemia Maria Carla Amaral Dayse Carvalho Natal- RN, 24 de Março de 2009

3 Árvores Quando utilizada como objeto de composição, pode oferecer diferente vantagens na paisagem de um recinto urbano. Veja na figuras as partes componentes de uma árvore:

4 Raiz As raízes das árvores constituem um sistema radial que, normalmente, não penetram mais de 60 a 90 cm no solo. A parte do sistema radial de raízes que está mais próximo ao tronco funciona como âncora, enquanto as que estão no final do sistema radial,na vertical da borda de sua ramagem, absorvem a água e são chamadas de raízes de alimentação. Podem ser classificadas em 3 ( três ) tipos: Pivotante: Tipo de dicotiledôneas, apresenta uma raiz principal que desce perpendicularmente ao solo e várias secundárias que se espalham lateralmente.

5 Raiz Superficiais: As secundárias são mais desenvolvidas
que as presentes na pivotante e dispõem-se em feixes paralelos ao solo. Mistas : Tipo de raiz pivotante com raízes secundárias bastante Desenvolvida.

6 Raiz Imagem de uma calçada danificada pela raiz superficial de uma árvore de grande porte.

7 Tronco Tem como funções o suporte dos ramos, flores, frutos, a condução da seiva, o crescimento vegetativo e a reserva de alimentos. Tipos de Caule : Tronco lenhoso: resistente, ramificado. Ocorre em árvores e arbustos.

8 Tronco Estipe lenhoso:
Resistente, cilíndrico,longo, em geral não ramificado, com capitel de folhas na extremidade. È típico das palmeiras.

9 ( Extremosa ) ( Palmeira )
Copa É formada pelo conjunto de galhos, folhas, flores, frutos e sementes. A forma geométrica da copa pode variar conforme a estrutura dos galhos principais, densidade da ramificações e tipos de folhas, assim encontram- se copas de formato arredondado, piramidal,umbeliforme, alongada e laminar. Arredondada Alongada ( Extremosa ) ( Palmeira )

10 Copa Larga e Arredondada Umbeliforme ( Jacarandá) ( Guarupuvu)

11 Folha, Flor e Fruto

12 Folhas São as partes extremas das árvores e tem como funções,durante o dia, captar o CO2 do ar para a realização da fotossíntese e, durante a noite,captar O2 para a respiração e eliminar o excesso de água através dos estômatos.

13 Flores È um conjunto de folhas modificadas adaptadas para fins de reprodução e define o grau de parentesco entre as espécies. Podem ser grandes e pequenas, secas ou oleosas.

14 Frutos São os meios de reprodução das espécies vegetais. Podem ser alimentícios ou venenosos, secos ou suculentos. Há diferentes tipos de frutos: Seco deiscente: folículo. legume,síliqua, cápsula. Seco Indeiscente: aquenio, cariopse,nóz. Carnoso indeiscente: baga, dupra

15 Porte A classificação das árvores é feita através da sua altura.
São dividas em 3 ( três ) tamanhos: Pequeno Porte : 4 a 6 metros Médio porte: 6 a 10 metros Grande Porte: acima de 10 metros O porte também é caracterizado pelo diâmetro das copas. Pequeno porte: menor que 4 metros Médio porte: entre 4 a 6 metros Grande porte: maior que 6 metros

16 Porte Plantas de Pequeno Porte
Pau Brasil Pinheiro do Paraná

17 Porte Planta de Médio Porte
Planta Ligustro

18 Porte Plantas de Grande Porte
Planta Guapúvuru

19 Características morfológicas
Extremosa Está espécie de pequeno porte é exótica ( Ìndia e China ) e apresenta folhagem caducifólia, com folhas pequenas e elípticas, de cor verde- clara; Textura leve e lisa; Sua copa tem formato arredondadas e seu diâmetro de 3 metros; Em locais adequados o seu crescimento é de médio a rápido; Possui flores pequenas nas cores branca, lilás ou rosa; Seus frutos são do tipo cápsula; Suas raízes são pivotantes; Por ser de pequeno porte suas raízes não danificam o calçamento do passeio público.

20 Extremosa

21 Características bioclimáticas
Apresenta bom desempenho lumínico em todas as estações; No inverno , com a perda da sua folhagem, permite a passagem de uma grande quantidade de radiação solar; No verão, sua copa bloqueia a radiação solar gerando uma sombra intensa e agradável; A umidade relativa do ar aumenta com a presença da árvore.

22 Ficha morfológica Palmeira Butiá Origem: Brasil
Folha: Pinada, curvada, verde azulada Porte: 7.5m Flor: Entre as folhas mais baixas Tronco: Cinza- corpulento e liso Fruto: Oval, amarelo para vermelho com polpa doce Cultivo: As sementes são díficeis de germinar e podem levar algumas semanas até um ano ou mais .

23 Ficha morfológica Palmiteiro Juçara Origem: Brasil
Folha: Elegante, Plumada Porte: 24m Flor: Embaixo da coroa Tronco: Fino e atraente, com uma coroa verde no fuste Fruto: Redondo, quase preto quando maduro Cultivo: Sementes secas germinam rápido

24 Ficha morfológica Palmeira Rainha Origem: Brasil Folha: Plumada
Porte:18m Flor: Embaixo da base das folhas Tronco: Único Fruto: Comprido, amarelo quando maduro Cultivo: Fácil germinação das sementes; as primeiras folhas podem chegar 90cm

25 Ficha morfológica Palmeira Real Origem: Antilhas
Folha: Pinadas com 5m de comprimento Porte: até 50m Flor: Inflorescência intrafoliar de cor creme Tronco: Regulamente cilíndrico Frutos: Globosos, pequenos e pretos

26 Arbustos Formam um conjunto de plantas bem características,muito relacionadas com as árvores, diferenciando- se destas pelo seu menor porte; São resistentes e tem o período de vida útil bastante longo; Suas folhas são semelhantes as das árvores e trepadeiras.

27 Formas de Arbustos

28 Arbustos Arbustos usados como proteção para pedestres.

29 Arbustos Combinação de elevações artificiais no terreno com arbustos para proteção visual e acústica.

30 Arbustos altos A copa é formada na altura do olho do observado em pé, em torno de 1,50m; Podem formar cercas vivas; Vedam muros e pequenas construções; Impedem a passagem do transeunte; Geralmente são plantados em filas estreitas;

31 Arbustos alto Arbustos que definem especialmente uma avenida e evitam o ofuscamento dos motoristas.

32 Arbustos baixos Sua folhagem permanece inferior ao olho do observador;
A manutenção pode deferir bastante dependendo do tempo de vida; Arbustos anuais são aqueles com um curto período de vida e que necessitam anualmente de replante; Arbustos perene são aqueles que não desaparecem após a floração, seu replante pode ser feito no período de um a dois anos; Se prestam a várias formas de utilização no espaço urbano.

33 Arbustos baixos Uso de arbustos como delimitadores de áreas de uso privativo e público.

34 Ficha morfológica (arbusto)
Magnólia Solo: qualquer tipo de solo Características: Alcança o tamanho de uma árvore, é disciplinado na parede e perfumado. Camélia Solo: Solo ácido com abundante Características: Ideal para climas frios. Quando disciplinados na parede, alcançam até 3 m.

35 Ficha morfológica (arbustos)
Daphne Solo: Alcalino que retenha umidade, boa drenagem Características: Altura máxima de 1.50m,pode somente se for necessárias e é uma dos mais fáceis de cultivar. Hibiscus Solo: Solos bem drenados Características: Desenvolve- se com bastante lentidão.São resistentes e desenvolve- se bem em recipientes. Preferem o sol.

36 Ficha morfológica (arbustos)
Berberis Solo: Qualquer solo com boa drenagem. Características: Alcançam até 2 metros de altura, perde suas folhas em climas mais frios. Pyracantha Solo: Todos os tipos de solo. Características: Úteis para disciplinar na parede, são a prova de intrusos já que chegam até 5 metros de altura.

37 Ficha morfológica (arbustos)
Hypericum Solo: Qualquer tipo de solo. Características: Alcança até 2 metros de altura, perde suas folhas em climas mais frios Coronilla Solo: Solo com pH básico. Características: Necessita de lugares protegidos, altura de 2 metros e pode ser disciplinada na parede

38 Trepadeiras Em relação ao paisagismo é importante distinguir entre dois tipos diferentes de floração: as trepadeiras cujas flores ornamentam a superfície externa de sua copa e as que tornam- se especialmente interessantes quando observadas por baixo, uma vez que a floração acontece em cachos pendentes, como por exemplo o sapatinho- de- judeu. As trepadeiras possuem frutos grandes e, as vezes vistosos ou comestíveis como os diferentes tipos de maracujá.

39 Ficha morfológica (trepadeiras)
Amor agarradinho Origem: Guatemala Porte: Os ramos atingem no máximo 5m. Propagação: Por semente e estaquia, durante os meses do verão. Brinco de princesa Origem:América do Norte e do Sul. Porte: Até 1.50m de altura. Propagação: Por estaquia de galhos.

40 Ficha morfológica (trepadeiras)
Flor de cera Origem: Austrália e China Porte: Até 5 metros de altura. Propagação: Por estacas formada ao fim do inverno. Hera Origem: Guatemala Porte: Quando adulta até 5m. Propagação: Por estaquia na ponta de ramos, durante o outono.

41 Bibliografia Livro Mascaro, Lucia Eluira Alicia Raffo de Vegetação Urbana/ Lucia Rluira Alicia Raffo de Mascaró e Juan LuisMascaro. Porto Alegre. L. Mascaro, J. Mascaro, 2002, 242 p.: il. 1. Mascaro, Juan Luis. II Título 1. Arquitetura 2. Paisagismo


Carregar ppt "Morfologia da vegetação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google