A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pequenas curiosidades,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pequenas curiosidades,"— Transcrição da apresentação:

1 Pequenas curiosidades,
grandes descobertas Uma Webquest sobre curiosidades do cotidiano para Fundamental I. Produzida pela Prof. Ana Caroline P. R. do Vale de Amorim Escola Municipal Professor Antonio Carlos Onofre Salvador-BA

2 Introdução Zezinho era curioso como toda criança aos 10 anos. Tudo que ele via lhe intrigava. Para tudo existia um ‘por quê’. De onde vinha o vento? As zebras são animais brancos de listras pretas? Como o avião voa e por que o navio não afunda? Na vizinhança o conheciam como Zé Curioso. Todos se perguntavam de onde vinha tamanha curiosidade! Por que Zezinho perguntava tanto! Certo dia, a caminho da escola, Zezinho tropeçou em algo. Bateu logo o seu dedinho! Que azar! Chateado, olhou para trás procurando quem o tinha empurrado. Não vendo ninguém olhou para baixo e percebeu um grande livro de capa cinza, com letras douradas e com muitas páginas.

3 Pequenas curiosidade, grandes descobertas
Muitas, muitas páginas. Aquele tipo de livro que meninos de sua idade não gostam de ler. Mas Zezinho não é como os outros meninos. Ele é o Zé Curioso. Pegou o livro, limpou a capa e descobriu o seu título: Zezinho percebeu que assim como ele, quem escreveu aquele livro tinha muitas perguntas e tinha encontrado muitas respostas! Era o que ele queria: respostas. Ele abriu o livro, folheou rapidamente e percebeu que as últimas páginas estavam em branco... Pequenas curiosidade, grandes descobertas

4 Tarefa E você? Também é curioso? Tem perguntas que não sabe como responder? Que tal registrar nas últimas páginas do livro encontrado por Zezinho suas perguntas? Pesquisadas e respondidas por você mesmo? Essa é sua tarefa: ajudar a escrever as páginas que faltam do livro que Zezinho encontrou.

5 Processo 1ª Etapa: O primeiro passo é registrar seus questionamentos no caderno. Depois vamos organizar estas perguntas em 4 grandes blocos: Estranho, Ciência, Invenções e Mistérios. 2ª Etapa: Vocês deverão formar grupos com 3 integrantes. Cada grupo vai pesquisar e responder duas perguntas de cada bloco. Procurem ser claros e objetivos em suas respostas.

6 Processo 3ª Etapa: Agora é o momento de preencher as folhas em branco do livro. Montem as páginas de forma criativa. Organizem os blocos de perguntas e respostas. Não esqueçam de ilustrar as páginas para ficar mais interessante. Lembrem-se: Esse material ficará na nossa Biblioteca e será disponibilizado para todos os alunos da escola!

7 Recursos Para sua pesquisa indico alguns sites e revistas que poderão ajudá-los na elaboração das respostas: Revista Superinteressante Revista Mundo Estranho Revista Galileu

8 ELABORAÇÃO DAS PERGUNTAS
Avaliação INSUFICIENTE REGULAR ÓTIMO ELABORAÇÃO DAS PERGUNTAS CLAREZA DOS QUESTIONAMENTOS Pergunta elaborada sem clareza, dificultando a compreensão Pergunta compreensível, mas mal elaborada Pergunta clara e compreensível PESQUISA INFORMAÇÃO LEVANTADA Não conseguiram analisar todas as fontes e informações colhidas. Todos os dados pedidos foram encontrados. Todos os dados pedidos foram encontrados e analisados corretamente. ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Não organizaram as informações colhidas . Organizaram parcialmente as informações. Organizaram totalmente as informações. TRABALHO EM GRUPO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO O grupo não conseguiu se organizar, produzir o que foi solicitado na tarefa e não integrado. Grupo bem organizado conseguindo produzir bem a tarefa proposta. Bom trabalho de grupo, integração das opiniões individuais e definição de papéis. DESEMPENHO NO TRABALHO EM GRUPO Não cumpriu seu papel no grupo não acrescentando positivamente, Cumpriu bem seu papel no grupo. Cumpriu seu trabalho no grupo sendo produtivo e além de ajudar os outros componentes. PRODUTO FINAL PRODUÇÃO DO MATERIAL Sem criatividade, informação pouco organizada e incoerente. Alguma criatividade e originalidade, informação organizada e coerente. Clareza e criatividade, informação bem organizada, coerente e bem estruturada.


Carregar ppt "Pequenas curiosidades,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google