A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)"— Transcrição da apresentação:

1 Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
Sociologia da Educação Profª Drª Neusa Chaves Batista Alice S. Toldo Bruno dos S. Calistro Pablo Miguel S. Chagas Vicente C. Dolgener

2 Breve biografia Nasceu em Erfurt (antiga Prússia), em 1864;
Filho de um industrial e uma professora - influência liberal e humanista; Professor , economista, jornalista, historiador e sociólogo; Principal obra: “A Ética Protestante e o espírito do capitalismo”; Faleceu em Munique, em 1920, aos 56 anos.

3 Novo olhar sobre a sociologia:
Sociedade não é exterior ao indivíduo; é fruto das próprias relações interpessoais; Não pesa, veicula-se.

4 Weber e o pensamento sociológico
“Os acontecimentos dependem fundamentalmente da postura e da ação do investigador”; “A realidade não é uma coisa em si”.

5 Weber e o pensamento sociológico
Fatos sociais não são coisas; “[...] as ‘coisas’ que eu vejo podem ser diferentes das ‘coisas’ que você vê [...]” VALORES; Realidade = encontro dos homens com seus valores; A sociedade, para Weber, não é um BLOCO e sim uma TEIA;

6 Weber e o pensamento sociológico
A sociologia de Weber se baseia na interação e na relação entre os indivíduos; A subjetividade do pesquisador não compromete a objetividade da investigação; A produção científica tende a disseminar-se através da sociedade pela educação.

7 Weber e o pensamento sociológico
Objeto da Ciência da Cultura = SIGNIFICAÇÃO da AÇÃO SOCIAL; Educação para formar o homem; Educação para prepará-lo para desempenhar tarefas na vida;

8 Weber e o pensamento sociológico
Ação Social “[...] por ‘ação’ entendemos sempre um comportamento compreensível com relação a ‘objetos’, isto é, um comportamento especificado ou caracterizado por um sentido (subjetivo) ‘real’ ou ‘mental’ [...]” Para a Sociologia Compreensiva, interessa um comportamento “está relacionado ao sentido subjetivo pensado daquele que age com referência ao comportamento de outros”; “está co-determinado no seu decurso por esta referência significativa e”; “pode ser explicado pela compreensão a partir deste sentido mental (subjetivamente)”.

9 Weber e o pensamento sociológico
Weber estabeleceu tipos de Ações Sociais que se confundem, pois o ator social nunca as pratica isoladamente; Método Weberiano de investigação sociológica. Construa um tipo ideal “puro”; Olhe o mundo social que o cerca; Compare o mundo social empírico com o tipo ideal que você construiu; Descreve a realidade que se aproxima ou se distancia do tipo puro; Sociologia Compreensiva: “trata-se daquela que se refere aos comportamentos movidos pela racionalidade do sujeito com relação aos outros.”

10 O Indivíduo e as Instituições Socias
O indivíduo leva em consideração o comportamento dos outros, o que faz sua ação uma ação social Normas influenciam o agir de cada indivíduo , na mesma medida que são resultado do agir dos próprios indivíduos ao longo do tempo

11 Viver em Comunidade X Sociedade
Agir em comunidade = expectativa que temos em relação aos outros; Agir em sociedade = agir em relação as normas sociais formais vigentes.

12 Regras Regras: condensação de expectativas recíprocas Ordem Social
Convenção: desaprovação social; Direito: Punição formal.

13 Associação Racional com Fins
Os próprios membros da associação estipulam os “órgãos”, os “fins”, os “estatutos” e os “meios de coação” Estado

14 Desencantar o Mundo Crescente racionalização da vida;
Aparato especializado em domínio: o Estado Moderno; Obrigação a submissão Obediência civil Legislação Formas de dominação legítima: Dominação tradicional Dominação carismática Dominação racional-legal (ocidente)

15 Desencantar o Mundo Sociedades mais complexas = maior racionalização;
“A educação é o modo pelo qual homens são preparados para exercer as funções que a transformação causada pela racionalização da vida lhes colocou à disposição.”

16 Desencantar o Mundo Formação do Estado moderno;
Direito racional Administração racional (burocrática) Educação sistemática: conteúdos e disposições para operar a vida de modo “racional” – BUROCRACIA PROFISSIONAL E DIREITO RACIONAL.

17 Treinar, em vez de cultivar o intelecto
Homem racional; Educação e suas finalidades; despertar o carisma conduta de vida (pedagogia do cultivo) conhecimento especializado (pedagogia do treinamento) Pessimismo.

18 Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)


Carregar ppt "Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google