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Abordagem Comportamental da Administração

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Apresentação em tema: "Abordagem Comportamental da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagem Comportamental da Administração
Surge em 1940 como uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas. Os autores verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. MASLOW, um dos maiores especialistas em MOTIVAÇÃO HUMANA, desenvolveu uma teoria disposta em uma hierarquia de necessidades: Necessidades fisiológicas: alimentação, sono, abrigo, etc. De vital importância, dizem respeito a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie. São necessidades instintivas e que já nascem com o indivíduo. Necessidades de segurança: estabilidade, busca de proteção contra ameaça, etc. Tem grande importância no comportamento do indivíduo. Necessidades sociais: associação, participação, aceitação, troca de amizade, etc. Dar e receber afeto são importantes forças motivadoras do comportamento humano. Necessidades de estima: auto-apreciação, autoconfiança, status, aprovação social e de respeito, prestígio e consideração. É a maneira como o indivíduo se vê e se avalia. Necessidades de auto-realização: são as necessidades humanas mais elevadas. Voltadas para realização do próprio potencial e auto desenvolvimento contínuo.

2 Estilos de Administração – McGregor
TEORIA X É o estilo baseado na concepção tradicional, mecanicista e pragmática. Este perfil se reflete numa administração rígida e autocrática, onde as pessoas devem trabalhar dentro dos padrões e normas da empresa. Voltados exclusivamente para os objetivos econômicos. A administração intervém ativamente sobre as pessoas a partir de recompensas, punição, coação e controle visando a padronização das atividades e o alcance dos objetivos da organização. A Teoria X representa a alienação do indivíduo, não estimula a criatividade. Quando um administrador impõe arbitrariamente de cima para baixo um esquema de trabalho e passa a controlar o comportamento dos subordinados ele estará desenvolvendo a Teoria X. TEORIA Y É a moderna concepção de administração de acordo com a Teoria Comportamental. É um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, por meio do qual administrar torna-se um processo de criar oportunidades, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos. É responsabilidade do administrador desenvolver nas pessoas, por si mesmas, condições de crescimento através da motivação, do potencial de desenvolvimento, direcionando o comportamento para os objetivos da empresa. A Teoria Y propõe um estilo de administração participativo e baseado nos valores humanos e sociais.

3 Diferenças entre líderes e gerentes
Bennis assegura que o século XXI requer uma nova geração de líderes e não de gerentes. O gerente administra, o líder inova; O gerente é uma cópia, o líder é o original; O gerente mantém, o líder desenvolve; O gerente concentra-se no sistema e na estrutura, o líder concentra-se nas pessoas; O gerente baseia-se no controle, o líder inspira confiança; O gerente tem uma visão de curto prazo, o líder tem uma perspectiva de longo prazo; O gerente pergunta como e quando, o líder pergunta o que o por que; O gerente em os olhos nos resultados, o líder enxerga o horizonte; O gerente aceita o status quo, o líder o contesta; O gerente é o clássico bom soldado, o líder é sua própria pessoa; O gerente faz as coisas corretamente, o líder faz a coisa certa.


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