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Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas

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Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor/Revisor da aula: Mateus Domingues (Nov/2014) Coordenador (a) de disciplina: Mara Malheiros Disciplina Ano Aula número Surdez - 4 Tema da Aula Digital O Aluno Surdo nas Escolas

2 Atividade 1: Relembrando
Na última aula você aprendeu que existem diferentes Línguas de sinais pelo mundo. Relembre: Por que a Língua de Sinais é considerada a Primeira Língua dos Surdos? Fonte: Mundo Maior

3 Atividade 2: O aluno Surdo em uma escola especial.
O vídeo abaixo apresenta um pouco do funcionamento da Educação Infantil no INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), que é referência na Educação de Surdos no Brasil e no Mundo.

4 Atividade 3: Breve histórico
Os primeiros registros da Educação de Surdos no Brasil datam de 1856, quando o Francês Surdo Prof. Ernest Huet, veio ao Brasil para apresentar a Língua de Sinais Francesa e suas pesquisas aos Surdos Brasileiros. Logo em seguida foi fundado o INES na cidade do Rio de Janeiro, onde os pesquisadores e docentes iniciaram a estruturação da LIBRAS. A fundação do INES foi um marco na Educação no Brasil pois, foi a partir dessa, que iniciaram-se diversas pesquisas e práticas relacionadas à Educação de Surdos e ao desenvolvimento da LIBRAS. Fonte: INES

5 Atividade 4: Modelos Educacionais
Ao analisarmos os modelos Educacionais utilizados na educação de Surdos, podemos destacar quatro abordagens que têm ou tiveram seu momento histórico e estão documentados. São eles: Oralismo; Comunicação Total; Bilinguismo; Pedagogia Surda. Fonte: Happy Nos próximos Slides vamos conhecer um pouco mais de cada um e aqueles que hoje a comunidade científica aceita como melhor ou melhores opções para a Educação de Surdos.

6 Atividade 5: O Oralismo Esse modelo educacional defende a concepção clínica da surdez e a oralidade, argumentando que o Surdo será capaz de integrar-se à sociedade apenas quando aprende uma Língua oral. “Sendo oralizados”, os Surdos estariam próximos da “normalidade”, que é cobrada e as vezes impostas pela sociedade. Outra característica do Oralismo é a proibição da utilização das Línguas de Sinais pelos Surdos. Este método foi um dos primeiros a serem utilizados na educação de Surdos e foi um fracasso. Surdos que estudaram em Escolas Oralistas tiveram um desenvolvimento educacional insatisfatório. Fonte: Maetamorfose

7 Atividade 6: A comunicação total
Com o fracasso do modelo Oralista, surgiu em meados de 1960, um novo modelo. A comunicação Total sugere tanto o uso da comunicação oral quanto da gestual. Mesmo que esse modelo inclua a Língua de Sinais em alguns momentos do processo educacional, ele continua a defender que a Língua oral é necessária para a inclusão do surdo na sociedade. O mesmo também não obteve resultados satisfatórios. Conheça um pouco mais deste método clicando na imagem abaixo:

8 Atividade 7: Pedagogia Surda
A Pedagogia Surda é um dos modelos que valoriza a Língua de Sinais e reconhece que a mesma é fundamental para o aprendizado do aluno Surdo. Em geral, este método busca valorizar a cultura e as especificidades de aprendizado da criança Surda. Este método defende que as crianças surdas devem ser estimuladas o mais cedo possível na Língua de Sinais e sugere diversas práticas que são utilizadas hoje na Educação de Surdos. Clique na imagem ao lado e acesse o link para conhecer um pouco mais desse método.

9 Atividade 8: Ensino bilíngue para Surdos
Foi no final da década de 1970 que começaram a surgir as primeiras propostas em relação a Educação Bilíngue para Surdos. Apesar de já terem se passado mais de 30 anos, esse modelo educacional ainda não é efetivamente aplicado nas Escolas, mesmo sendo o que tem obtido melhores resultados em relação ao desenvolvimento educacional do Surdo. Esse modelo defende o aprendizado da Língua de Sinais como Primeira Língua e o da Língua Portuguesa (em sua modalidade escrita) como Segunda Língua pelos Surdos. Conheça um pouco mais deste modelo Educacional clicando no link abaixo:

10 Atividade 9: As escolas brasileiras
Atualmente a Educação de Surdos no Brasil é um tema que tem gerado grande polêmica nos contextos político e científico, em que a Comunidade Surda tem reivindicado a implementação de Escolas Bilíngues. Já fora comprovado empiricamente que esse é o modelo educacional que melhor atenderia às especificidades do aluno Surdo, ao qual o mesmo seria incluído de forma satisfatória e não apenas espacialmente. Veja o Vídeo abaixo onde Professores Doutores Surdos da UFSC fazem uma análise da educação de Surdos no Brasil.

11 Atividade 10: Para conhecer mais
Clique no blog abaixo que pertence ao Prof. Phd. Fernando Capovilla da USP, para conhecer um pouco mais sobre as pesquisas atuais na área da Educação de Surdos. Capovilla, iniciou suas pesquisas com a Língua de Sinais em 1989.

12 Atividade 11: Na próxima aula
Na próxima aula vamos conhecer como é a aquisição da linguagem pelas crianças Surdas. No vídeo abaixo você verá o Prof. Emiliano que é pai de uma criança Surda e que participou de uma audiência pública para discutir o projeto de Lei do Novo Plano Nacional de Educação. Assista e reflita: qual a importância das Escolas Bilíngues no desenvolvimento da criança Surda?


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