A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

2 “Organizações que aprendem são organizações aptas a criar, adquirir e transferir conhecimentos, bem como a modificar seus comportamentos para refletir esses novos conhecimentos e insights”. (Garvin, 1993)

3 Inteligência organizacional
Refere-se à capacidade de uma corporação como um todo de reunir informações, inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseado no conhecimento que ela gerou.

4 Um modelo de inteligência organizacional - Karl Albrecht (2004)
Conceituou inteligência organizacional como a capacidade da empresa de mobilizar todo seu potencial intelectual disponível e concentrar tal capacidade na realização de sua missão.

5 Gestão estratégica da informação - SIQUEIRA (2005)
Inteligência empresarial é a empresa que possui capacidades e competências vitais para transformar as informações disponíveis e o conhecimento individual em ações integradas de alto valor agregado ao negócio.

6 A QUINTA DISIPLINA DE PETER SENGE

7 As “disciplinas” são um conjunto de práticas de aprendizagem, através das quais um indivíduo se odifica, adquirindo novas habilidades, conhecimentos, experiências e níveis de consciência de si.

8 DOMINIO PESSOAL É a capacidade de produzir resultados desejados.
Tensão criativa – o que desejamos X onde estamos em relação ao que desejamos Ter objetivos e acreditar que irá alcança- lo. Não acreditar na incapacidade, verdade sempre, compaixão e empatia, compromisso com o todo.

9 MODELOS MENTAIS Idéias profundamente arraigadas, generalizações, influencias no nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes. O líder deve continuamente aperfeiçoar seus modelos mentais, não impor o seu aos outros, as decisões devem ser espontâneas, deve buscar múltiplos modelos mentais e lembrar que é melhor um grupo sem consenso.

10 VISÃO COMPARTILHADA – OBJETIVOS COMUNS
Inclui ter objetivo comum, sentimento coletivo, coerência. Nenhuma organização será grande se não tiver objetivos, valores e missão que se torne compartilhados através de toda a organização. Atitudes em relação ao objetivo: COMPROMETIMENTO, participação, obediência, mas também gera apatia, desobediência e a obediência relutante e formal.

11 APRENDIZAGEM EM GRUPO A eficácia não é resultado de um esforço apenas individual, mas sim resultado de ações coletivas, com um forte sentido de cooperação. O aprendizado em grupo leva ao diálogo em detrimento da discussão.

12 RACIOCÍNIO SISTÊMICO Ver inter-relações – não cadeias lineares de causa e efeito Um processo de mudança – não é instantâneo Integra as outras – o todo pode ser maior que a soma das partes. Mudança de mentalidade, nos considerar parte do mundo.

13 DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM
“Eu sou meu cargo” – concentrar na função e não sentindo responsável pelos resultados “O inimigo está lá fora” – procurar alguém ou algo para culpar Fixação em eventos – vivemos em eventos e achamos causas para esses eventos A parábola do sapo escaldado


Carregar ppt "APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google