A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Início da gestão de risco na PRECE em 2007... …O início da gestão de risco dentro da PRECE foi de extrema complexidade, visto termos herdados ativos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Início da gestão de risco na PRECE em 2007... …O início da gestão de risco dentro da PRECE foi de extrema complexidade, visto termos herdados ativos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Início da gestão de risco na PRECE em 2007...

3 …O início da gestão de risco dentro da PRECE foi de extrema complexidade, visto termos herdados ativos de grande dificuldade de liquidez, alto grau de risco e nenhum processo de governança corporativa consolidado e diligente. Desta forma, a busca em estabelecer uma cultura de risco dentro da fundação, deveria se abordada de imediato! E assim foi feito, junto com o conjunto de dirigentes indicados e eleitos, buscamos elencar os principais fatores de riscos que incorríamos na PRECE e, quais mecanismos de monitoramento e controle de risco havíamos herdados.

4 ...Constatamos que as estruturas de controle de risco eram frágeis e necessitavam de um choque de gestão imediata, uma vez que essas frágeis estruturas acarretaram em grandes dificuldades para a PRECE e erros na antiga gestão que ocasionaram em grandes defaults, perda de liquidez e risco de mercado incompatíveis com um fundo de pensão.

5 Sendo assim, mediante ao cenário encontrado a nova gestão, com a aprovação dos órgãos Colegiados da PRECE, tomou como primeira ação encerrar qualquer tipo de consultoria externa ligada a antiga gestão e realizar uma busca no mercado por novas consultorias de riscos de investimento renomadas que fortificassem a frágil estrutura encontrada.

6 Consolidação da Gestão de Risco dentro da PRECE...

7 ...Portanto, após os desafios encontrados e a busca pelo preenchimento das lacunas deixadas na antiga gestão sobre os riscos de investimento. Os Órgãos Colegiados da PRECE, na figura dos seus representantes legais, buscou a estruturação de um processo de valorização da cultura de risco e aprimoramento dos profissionais e estagiários da recente equipe de investimento, por meio de cursos, graduações e pesquisas, especialmente relacionadas a gestão de riscos de investimentos.

8 Seguindo as melhores práticas de Governança Corporativa, buscando melhores resultados e informações qualificada para os participantes, o Conselho Deliberativo da PRECE, aprovou, em janeiro de 2014, a proposta da Executiva de criar a Assessoria de Riscos de Investimentos – ASRIN.

9 ... O processo que antecedeu a escolha de um assessor para ocupar a ASRIN se deu através da identificação de um Analista de Investimento, tecnicamente qualificado e formando dentro da nova estrutura gerencial da PRECE. Este profissional antes da assessoria liderou um processo de pesquisa e aprendizado sobre gestão de risco, no qual buscou diversos cursos na área e network com as principais fundações de previdência que contam com modelo próprio de risco.

10 Implementação da ASRIN…

11 …A implementação da ASRIN, conforme mencionado ocorreu em 2014, concomitantemente ao tratamento do risco da consultoria externa, para que a fundação não ficasse em nenhum momento desguarnecida de monitoramento de risco durante o processo.

12 É importante observar que o modelo proprietário de risco da PRECE foi desenvolvido exclusivamente por profissionais pertencentes ao quadro de funcionários da entidade, no qual usamos sempre as melhores plataformas disponíveis no mercado e geramos como resultado final uma significativa redução de custos, seja operacional ou de implementação, em relação as consultorias externas, trazendo benefícios aos participantes dos Planos.

13 ... Apenas, no início de 2015, quando a ASRIN já havia amadurecido os relatórios e os mecanismos computacionais de controle de risco, foi encerrado os contratos com todas as consultorias externas de risco de investimento e a PRECE passou a conta com uma gestão ativa do risco e, finalmente com o seu modelo próprio de gestão de risco. Vale lembrar, que este modelo proprietário de risco buscou atender todas as especificidades da entidade e os guias de melhores práticas da PREVIC, sem perder o foco nas resoluções vigentes.

14 ...Por fim, o modelo próprio de risco da PRECE, não significou que os esforços de inovação cessaram, neste exato momento novos projetos estão sendo estudados e implementados para aperfeiçoar o tratamento de risco, sendo que, o mais avançado deles atualmente é a gerencia do ativo e passivo (ALM- Asset Liability Management) com previsão de terminado deste processo em 31/07/2015.

15 Ganhos da PRECE com o Modelo Próprio...

16 ... Entre as melhoras notáveis para a Fundação, estão a expansão do números de riscos analisados e a maior periodicidade dos relatórios de risco, que são disponibilizados para todos os órgãos colegiados, de forma que atualmente a gestão do ativo não mais esta caminhando no escuro sem conhecer os riscos que estão incorrendo e sem a perspectiva de um tratamento.

17 ...Outro ponto não desprezível e o menor custo devido a internalização da função e o maior conhecimento e agilidade para adaptar as analises as necessidades da Fundação, pois, não apenas temos conhecimento de como funciona um fundo de pensão como os funcionários contratados tiveram experiência no segmento de investimento, de forma que cada vez mais se busca elaborar relatórios claros e objetivos para que sejam de fácil compreensão e uteis a equipe de investimentos e, aos órgãos Colegiados e em especial, aos Participantes dos Planos de Benefícios.

18 ...Um dos pontos mais importantes que diferencia o novo tratamento do risco do que era feito antigamente, é a visão de que risco não é apenas algo passivo que serve para analisar o risco já tomado, mas que a análise de risco, atuará antes da compra de ativos, através por exemplo: dos relatórios de risco-retorno, tendo um papel importante na prevenção dos riscos, ou seja, busca ativamente minimizar os riscos para o nível de rentabilidade pretendido, tornando assim, mais eficiente nossa carteira de investimentos, além de buscar mais transparência e melhoria nos resultados.

19 Glauber Serra Oki Assessor de Riscos de Investimentos Prece - Previdência Complementar Glauber.oki@prece.com.br (21) 3282-8244 Obrigado!


Carregar ppt "Início da gestão de risco na PRECE em 2007... …O início da gestão de risco dentro da PRECE foi de extrema complexidade, visto termos herdados ativos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google