A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração Projeto de Pesquisa Prof. Saulo Barbará.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração Projeto de Pesquisa Prof. Saulo Barbará."— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração Projeto de Pesquisa Prof. Saulo Barbará

2 Projeto de Fim de Curso (normas)
Elaboração, Apresentação da Monografia e Avaliação da Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

3 Estrutura Básica Cada instituição tem suas regras próprias
Mas uma estrutura básica deve conter os seguintes itens: Tema Delimitação do tema Justificativa Problema Hipótese Metodologia Cronograma Revisão de literatura Desenvolvimento Apresentação

4 1 - Trabalho de Conclusão de Curso
Uma oportunidade a mais de aprendizagem Exercício efetivo das atividades acadêmicas Além de descrever a experiência prática desenvolvida, o aluno tem de detalhar a metodologia adotada, as hipóteses formuladas e as conclusões a que chegou durante as atividades do projeto.

5 2 - Objeto Estas normas definem as regras para Elaboração;
Apresentação da monografia Avaliação do trabalho apresentado como parte integrante da avaliação da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

6 3 - Determinações Gerais
O desenvolvimento e apresentação do projeto de final de curso deverão ser feitos individualmente A aprovação do aluno é condicionada à qualidade: Da monografia; Da contribuição dada; Da sua defesa. Resolução do CNE no. 1, de 8 de junho de 2007.

7 4 - Roteiro da disciplina
A disciplina de TCC Seis encontros; Visa a construção do anteprojeto. Alterações no projeto Só com a prévia aprovação; Dentro dos prazos estabelecidos. Monografias entregues em 4 cópias: Duas cópias (uma impressa e outra em CD/DVD) para o arquivamento nas bibliotecas das unidades da UniverCidade; Duas outras cópias impressas (coordenação do curso e orientador)

8 4 - Roteiro da disciplina
Definição do tema Previamente aceito pelo orientador; Avaliado com base na sua importância, extensão e respectiva contribuição para a área de conhecimento dos mainframes. Desenvolvimento utilizando uma das tecnologias ensinadas no curso: Implementação de um projeto; Estudo de caso (descrevendo o “antes” e “depois”; Pesquisa de campo com a descrição dos seus resultados; Pesquisas monográficas (excepcionalmente).

9 4 - Roteiro da disciplina
Apresentação do ante-projeto Deverá ser formalmente apresentado à Coordenação do Curso sob a forma de ante-projeto, devendo descrever: A área de conhecimento a ser abordada; A evidenciação do problema a ser discutido e a proposta de solução.

10 4 - Roteiro da disciplina
Anteprojeto Deve conter os seguintes tópicos: A – Introdução B – Descrição do Tema C – Justificativa e/ou Contribuição D – Contribuição (opcional) E – Objetivos F – Análise do Ambiente Organizacional G – Metodologia H – Cronograma de execução I – Orçamento do trabalho (item exclusivo para projetos aplicados em ambiente real)

11 4 - Roteiro da disciplina
A – Introdução Breve descrição do projeto. B – Descrição do Tema Apresentação sucinta sobre o tema a ser desenvolvido. C – Objetivos Descrever as funcionalidades e os principais ganhos que a comunidade de usuários terá na utilização da solução a ser desenvolvida ou proposta.

12 4 - Roteiro da disciplina
 C – Justificativa e/ou Contribuição Relatar os motivos para o desenvolvimento do trabalho. Identificar os problemas que serão solucionados com o projeto. D – Contribuição (opcional) Descrever as possíveis contribuições do trabalho para a área de conhecimento.  F – Análise do Ambiente Organizacional Descrição do ambiente da empresa ou instituição em que o projeto se insere.  G – Metodologia Descrição do tipo de pesquisa/trabalho a ser feito e seus instrumentos (pesquisa, investigação bibliográfica , etc.).

13 4 - Roteiro da disciplina
H – Cronograma de execução Planejar o tempo de duração de cada tarefa que será desenvolvida distribuindo-a ao longo dos meses no prazo estimado.  I – Orçamento do trabalho (item exclusivo para projetos aplicados em ambiente real) Considerar os custos dos recursos envolvidos x cronograma de desenvolvimento e calcular quanto custará para a empresa o desenvolvimento do projeto. Estimar os custos de desenvolvimento, implantação, recursos materiais e de infra-estrutura, se houver.

14 4 - Roteiro da disciplina
Leitura Recomendada  Consultar também os arquivos, específico a esta finalidade, disponíveis no grupo criado no Yahoo.com para o intercambio de alunos da turma.

15 4 - Roteiro da disciplina
Apresentação do trabalho Previamente marcada e comunicada a todos com a antecedência de três semanas. Entrega mínima de 10 (dez) dias antes da apresentação . 3 (três) cópias da monografia encadernação em espiral, para os membros da banca. Banca avaliadora (orientador e 1 ou 2 professores) que definirá o grau final da disciplina. O grau será divulgado ao final de todas as apresentações e usado como a nota ddo TCC. Não serão permitidas reapresentações ou reavaliações do projeto.

16 4 - Roteiro da disciplina
Entrega da monografia final Após a apresentação do projeto Prazo de 20 (vinte) dias para os ajustes apontados na apresentação Entrega da monografia Encadernada em capa dura de cor preta com letras dourada, com o título do projeto escrito horizontalmente no ombro do capeamento do volume e a capa. A entrega da monografia deverá ser realizada ao coordenador do curso e ao orientador.

17 5 - Prazos Apresentação e desenvolvimento do projeto:
A – Definição dos temas B – Apresentação do Ante-projeto C – Conclusão da Fundamentação Teórica Até o quarto encontro de orientação (22/07/09) D – Entrega do rascunho da monografia para avaliação do orientador Até o quinto encontro de orientação (27/07/09). E – Datas de apresentação Até 26/09/2009. F – Entrega da monografia na versão capa dura Até 20 dias após a apresentação do projeto (16/10/09)

18 6 – Estrutura da monografia
A monografia deverá ser entregue segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme roteiro definido. Recomenda-se consultar monografias recentes depositadas na sua Unidade Acadêmica para observar detalhes de formatação e referenciamento.

19 6 – Estrutura da monografia
6.1 – Capa Parte externa usada como proteção Deve conter os elementos mais representativos da folha de rosto: Título do trabalho, nome do autor, nome da instituição, local e data Deve ser usado o modelo-padrão da UniverCidade.

20 6 – Estrutura da monografia
6.2 – Parte Pré-Textual - Compreende os elementos: 6.2.1 – Folha de rosto 6.2.2 – Assinatura Representa a autorização do aluno para utilização do projeto em trabalhos acadêmicos pela UniverCidade. Dedicatória (opcional) Oportunidade do autor de prestar uma homenagem ou dedicar a sua monografia a quem desejar. 6.2.4 – Agradecimentos (opcional) Folhas dedicadas aos agradecimentos àqueles que colaboraram para a realização da monografia.

21 6 – Estrutura da monografia
6.2.5 – Epígrafe (opcional – não usar) 6.2.6 – Resumo (opcional – recomenda-se) Apresentação concisa dos pontos relevantes Redigido com clareza e na terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa. Máximo de 500 palavras (NBR 6028/87 da ABNT). 6.2.7 – Sumário Descrição da divisões, capítulos e outras partes do trabalho na ordem em que aparecem na obra. 6.2.8 – Lista de ilustrações Relação das ilustrações, tabelas, quadros e figuras.

22 6 – Estrutura da monografia
6.3 – Parte Textual ou Corpo da monografia – Conteúdo do projeto Introdução Desenvolvimento Conclusão deve responder às questões da pesquisa sobre os objetivos e hipóteses; deve ser breve e apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

23 6 – Estrutura da monografia
6.4 – Parte Pós-Textual - Complementos 6.4.1 – Referências Permite identificar as publicações no todo ou em parte. Relacionados por ordem alfabética (ABNT - NBR 6023/89) 6.4.2 – Glossário Termos técnicos, palavras especiais ou elucidação de significados citados no trabalho,em ordem alfabética. 6.4.3 – Anexos (se usados) Separados do corpo do trabalho para evitar sobrecargas. Fundamentam, comprovam e ilustram o trabalho.

24 7 – Formato da monografia
7.1 – Numeração progressiva (ABNT-NB /80) Detalhes no documento em word fornecido antes.

25 7 – Formato da monografia
7.2 – Número de páginas e formato Mínimo de 45 e um máximo de 250 páginas Impressas em uma só face da folha de papel branco, formato A4 (21cm x 29,7 cm). Fonte - Times New Roman Tamanhos Títulos: 12 ou acima Texto: 12 Citações longas (mais de 3 linhas): 10 Citações curtas (entre aspas) tamanho 12.

26 7 – Formato da monografia
7.3 – Margens Superior – a 3 cm da borda superior das páginas seguintes. Inferior – a 2,5 cm da borda inferior da folha. Esquerda – a 3 cm da borda esquerda da folha. Direita – a 2,5 cm da borda direita da folha. Parágrafos – a 5,5 cm da borda esquerda. Citações longas – a 6 cm da borda esquerda e a 3 cm da direita, em espaço simples, separadas do texto. Referências – Cada referência deve ser iniciada na margem esquerda. A partir da segunda linha a três espaços da margem esquerda.

27 7 – Formato da monografia
7.4 – Paginação – Deve seguir o padrão: Capa – Não deve ser considerada para efeito de paginação. Folha de rosto – Deve ser contada, mas não é numerada. Páginas pré-textuais – Sucedem a folha de rosto e são numeradas seqüencialmente em algarismos romanos ( ii, iii, iv,...). Corpo do trabalho – Obedece a numeração convencional, em algarismos arábicos (.., 5, 6, ...) e deve estar a 2,0 cm da borda superior da folha.

28 7 – Formato da monografia
7.5 – Espaçamento Todo o texto em espaço 1,5. Citações longas, notas, as referências bibliográficas e resumo em espaço simples.

29 7 – Apresentação da monografia (Relatório de Pesquisa)
“Relatar é basicamente contar o que se observou.” As partes essenciais de um relatório são: Introdução – importância do assunto e objetivos Referencial teórico – levantamento bibliográfico Metodologia – descrição dos procedimentos Apresentação dos resultados Análise dos resultados Sugestões/recomendações Conclusão Anexos

30 8 - Sugestões (Tema) A escolha do tema está relacionada a
fatores internos do pesquisador (afetividade com o tema, tempo disponível para a realização da pesquisa) fatores externos (significação do tema escolhido, originalidade, relação com a linha de pesquisa da instituição, etc.). A pesquisa já foi feita antes?. Não se deve reinventar a roda. Novas abordagens sobre temas já pesquisados são válidas. 30/42

31 8 - Sugestões (Tema) Não abrace o mundo com as pernas.
Temas amplos tornam difícil e demorada a pesquisa. Procure delimitar a pesquisa no tempo e no espaço. Exemplos de delimitação: Tema amplo: Desenvolvimento de Software Delimitações Modelo de Desenvolvimentos de Software. O CMMI na Indústria Brasileira de Software. A Prática do CMMI na DataSul. Bem delimitado: O CMMI na DataSul nos dois últimos anos.

32 8 – Sugestões (Justificativa)
Descrever porque a pesquisa é importante. Exemplo: O desenvolvimento de software continua sendo um dos grandes problemas do setor. Dificilmente o projeto de um software: atende a todos os requisitos do contratante, termina no prazo certo, não estoura o orçamento. As indústrias de software ainda estão em busca da “bala de prata”. Assim, a importância desta pesquisa está em descobrir até que ponto o CMMI contribui para resolver estes problemas.

33 8 – Sugestões (Problema)
É um questionamento, uma pergunta a ser respondida. Prefira perguntas fechadas, que possam ser respondidas com sim ou não. Evite perguntas abertas, do tipo: Qual o impacto das novas tecnologias sobre o comportamento das pessoas? Problematização do mesmo tema: O Computador torna as pessoas mais solitárias ou promove a socialização? Fica mais fácil entender como fazer a pesquisa e que metodologia usar para responder a essa pergunta.

34 8 – Sugestões (Hipóteses)
Resposta provisória para o problema. Representada por uma frase afirmativa: O computador promove a socialização de tímidos. Podem ser confirmadas ou falseadas (refutadas).

35 8 – Sugestões (Metodologia)
Descreve a metodologia a ser usada Pesquisa quantitativa ou qualitativa? Estudo de caso? Observação participante? Entrevista? Serão necessários vários instrumentais de pesquisa? Deixe bem claro como você pretende conduzir a pesquisa.

36 8 – Outras Sugestões Introdução Capítulos
Ideia do que será discutido, sem entrar em detalhe Pode apresentar todos os capítulos ou apenas o próximo. Capítulos Um nome para cada capítulo.

37 8 – Outras Sugestões Capítulo I Problema da pesquisa Justificativa
Objetivos (gerais e específicos) Hipóteses Questões de discussão Metodologia.

38 8 – Outras Sugestões Capítulo II Capítulo III Outros capítulos
Fundamentação teórica do projeto Capítulo III Coleta de dados, discussões realizadas Outros capítulos Se o texto justificar Conclusão Referências

39 8 – Outras Sugestões Em trabalhos científicos, geralmente, se evitam anexos. Em projetos de software, é onde o código dos programas deve aparecer.

40 8 – Outras Sugestões Revisão da Literatura
Não é uma simples relação de obras. Deve resumir o pensamento dos principais autores que trataram do assunto. Serve para demonstrar que o aluno; Teve contato com as teorias e conceitos e básicos sobre o tema; Não pretende reinventar a roda (ou seja, fazer uma pesquisa que já foi realizada); Está preparado para iniciar o trabalho

41 8 – Outras Sugestões Clássico: Livro do professor Antonio Joaquim Severino – USP e ex-vice-reitor PUC, Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002. Dirceu Antonio Ruaro, Manual de Apresentação de Produção Acadêmica. Faculdade Mater Dei. 2a. ed., Pato Branco, 2004. Robert K. Yin. Estudo de Caso: planejamento e métodos, 3a. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. Amado L . Cervo e outros. Metodologia Cientítica. 2a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 Antonio Carlos Gil,. 5a. ed., Atlas, Métodos e Técnicas de Pesquisa Social

42 Perguntas?


Carregar ppt "Elaboração Projeto de Pesquisa Prof. Saulo Barbará."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google