A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cenários da urbanização mundial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cenários da urbanização mundial"— Transcrição da apresentação:

1 Cenários da urbanização mundial
Urbanização no mundo

2 Urbanização Urbanização é o processo de formação e ampliação de áreas urbanas em contraposição às áreas rurais, ou seja, é um processo que ocorre quando a população urbana cresce mais que a população rural. A transferência de população rural para o meio urbano é o que caracteriza a urbanização.

3 Urbanização O processo de urbanização acelerou-se com a Revolução Industrial, mas permaneceu circunscrito aos países centrais e, atingiu os países periféricos após a Segunda Guerra Mundial, quando o processo de industrialização e modernização do campo se iniciou nesses espaços de menor desenvolvimento. Em 2007 a população urbana de igualou à população rural no mundo e, a partir desse ano com o aumento da taxa de urbanização, sobretudo em países da África e da Ásia, a população urbana vem aumentado em relação à população rural.

4 Urbanização Nações Unidas, Departamento de Assuntos Económicos e Sociais, Divisão de População: Perspectivas Mundiais de Urbanização, a Revisão Nova York, 2012.

5 Visão noturna da Terra

6

7 Aglomerações Urbanas Metrópole – cidade que tem capacidade de polarizar pela oferta de bens e serviços. Área metropolitana – conjunto de municípios conturbados, integrados a partir de uma infraestrutura e de serviços comum.

8 Megalópoles e Megacidades

9

10 Cidades globais

11

12 Rede e hierarquia urbana
Rede urbana – conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si.

13 Rede e hierarquia urbana

14 Rede e Hierarquia urbana
Esquema recente:

15 Classificação das cidades
As Cidades podem ser classificadas quanto ao sítio, à situação, à função e à origem. Sítio urbano é o local (no sentido topográfico) onde a cidade nasceu, é o ‘‘assoalho’’ da cidade. Exemplos: cidades cujo sítio é uma acrópole ou colina (Atenas e São Paulo), uma planície (Manaus e Paris), um planalto (Brasília e Madri) ou uma montanha (Campos do Jordão e Serra Negra).

16 Quanto à situação Situação urbana é a posição que a cidade ocupa em relação aos fatores naturais ou geográficos da sua região. A posição da cidade normalmente exerce grande influência no seu desenvolvimento. Exemplos: cidades fluviais (Paris e Manaus), de entroncamento ferroviário (Chicago e Bauru), marítimas (Amsterdã e Rio de Janeiro) e entre o litoral e o interior de uma região (Campina Grande e Caruaru).

17 Quanto à função A função de uma cidade é definida por sua atividade básica ou principal. Exemplos: Paranaguá,atividade portuária, Ouro Preto, turismo. comerciais (Londres, São Paulo e Campina Grande), industriais (Detroit, Volta Redonda, São Bernardo do Campo), administrativas (Washington e Brasília), religiosas (Vaticano), militares (Pearl Harbor e Resende), turísticas (Las Vegas e Olinda) etc.

18 Quanto à origem As cidades são classificadas em dois tipos: espontâneas e planejadas. Espontâneas são aquelas que surgiram naturalmente a partir de pequenos povoados (uma fortificação, uma capela, uma aldeia indígena, uma área de mineração etc.). Desse tipo é a quase-totalidade das cidades. As planejadas são aquelas surgidas a partir de um plano previamente elaborado, Madri, Washington, Brasília entre outras.

19 Problemas urbanos Moradia – déficit habitacional em cidades – presente em cidades dos países de menor desenvolvimento – moradias precárias: Favelas - De acordo com as Nações Unidas, por meio da UN-HABITAT, favela é o termo que designa áreas que abrigam habitações precárias, desprovidas de regularização e serviços públicos (água tratada, esgoto, escolas, posto de saúde, entre outros).

20 População do mundo vivendo em assentamentos precários

21 Moradia Cortiço é a denominação dada, no Brasil, a uma casa cujos cômodos são alugados, servindo cada um deles como habitação para uma família. As instalações sanitárias são comuns. Geralmente ocupados por famílias de baixa renda, os cortiços são chamados tecnicamente de habitações coletivas precárias de aluguel.

22 Moradia. Bairros de autoconstrução – construídos na periferia das cidades, distantes das áreas centrais, das atividades econômicas geradoras de empregos e responsáveis pelo crescimento horizontal das cidades. Consequências: Pressão sobre o transporte coletivo; Migração pendular – moradia-cidade-moradia Valorização de terrenos pela especulação imobiliária. Devastação da vegetação no entorno da cidade com comprometimento de mananciais.

23 moradia Migração pendular: Solução:
A migração pendular, ou diária, corresponde a um fenômeno urbano, visto especialmente nas grandes cidades. Esse processo ocorre na medida em que milhões de pessoas que compõe o PEA (População Economicamente Ativa) deixam suas residências antes do horário comercial para chegar ao trabalho e que no final da tarde, ou do expediente, voltam para casa. Solução: Descentralizar atividades produtivas geradoras de empregos para as proximidades dos bairros periféricos com o objetivo de diminuir a pressão sobre o transporte coletivo e melhorar a qualidade de vida e a produtividade do trabalhador.

24 Gentrificação Gentrificação (do inglês gentrification) pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. O processo ocorre com a troca de um grupo por outro com maior poder aquisitivo em um determinado espaço, que passa a ser visto como mais qualificado que o outro. O termo foi criado pela socióloga britânica Ruth Glass em 1963, em um artigo onde ela falava sobre as mudanças urbanas em Londres (Inglaterra). Referia-se ao “aburguesamento” do centro da cidade, usando o termo irônico “gentry” ou “bem-nascido”, como consequência da ocupação de bairros operários pela classe média e alta londrina.

25 Gentrificação Na década de 1980 o processo foi classificado como positivo – em função de desencadear melhoramentos em uma área abandonada ou degradada. Passou a ser classificado como negativo – pois promove um urbanismo excludente, expulsando as camadas mais pobres das zonas centrais, em uma espécie de “higienização social”.

26 Gentrificação Consequências do processo:
1) a reorganização da geografia urbana com a substituição de um grupo por outro; 2) a reorganização espacial de indivíduos com determinados estilos de vida e características culturais; 3) a transformação do ambiente construído com a criação de novos serviços e melhorias; e 4) a alteração de leis de zoneamento que permita um aumento no valor dos imóveis, aumento da densidade populacional e uma mudança no perfil socioeconômico.

27 Gentrificação A revista The New Yorker chamou o estádio do Itaquerão, em São Paulo, de “monumento à gentrificação”, ao afirmar que a opulência do estádio contrasta com “a arruinada zona leste, onde grafites e lixo predominam” e que poderia aumentar o abismo da desigualdade social se for guiada pela lógica da especulação imobiliária. Os defensores argumentam que essa reorganização espacial cria: bairros e vizinhanças sustentáveis, promove a reconstrução de locais abandonados, introduz novos moradores articulados que pressionam para a melhoria de serviços que beneficiam a todos.

28 Gentrificação Os críticos deste processo se preocupam justamente com os que não estão dentro deste grupo. Na forma como a gentrificação ocorre - moradores são expulsos ou obrigados a sair de suas casas devido aos altos custos dos serviços e despesas. Vendem suas casas para uma empreiteira, nem sempre conseguem comprar outro imóvel na mesma região devido à alta dos preços. O espaço se transforma em um mecanismo de poder e as paisagens tornam-se homogêneas

29 Problemas urbanos Ilhas de calor:

30 Problemas urbanos Ilha de calor – consequências – poluição se espalha: centro-periferia-centro.

31 Inversão térmica

32 Chuva ácida

33 Deslizamentos de encostas

34 Inundações urbanas


Carregar ppt "Cenários da urbanização mundial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google