A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO"— Transcrição da apresentação:

1 A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO
6º ano

2 A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO
O ar que respiramos é uma mistura de gases presentes na atmosfera. A Qual será o gás representado pela letra A? Que gases podem estar presentes na parcela “outros gases”?

3 A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO
Qual a finalidade do sistema respiratório? O que acontece ao ar que entra no corpo? Quais os órgãos que o constituem? - como estão divididos?

4 Constituição do sistema respiratório humano
A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO Constituição do sistema respiratório humano fossas nasais nariz faringe boca laringe traqueia brônquios pleura bronquíolos alvéolos pulmonares costelas diafragma

5 A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO

6 O que acontece ao ar que entra no nosso corpo
A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO O que acontece ao ar que entra no nosso corpo vestíbulo nasal faringe fossas nasais (cobertas por cílios) úvula O ar deve entrar pelas fossas nasais onde é: aquecido; humedecido; purificado de eventuais poeiras e microrganismos que transporte.

7 As trocas gasosas nos alvéolos pulmonares
A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO As trocas gasosas nos alvéolos pulmonares O que acontece aos gases ao nível dos alvéolos? Mas, como é que o ar entra e sai dos alvéolos?

8 Os movimentos respiratórios
A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO Os movimentos respiratórios A renovação do ar dos pulmões, ou ventilação pulmonar, pressupõe a entrada do ar – inspiração – e a saída do ar – expiração. Inspiração Expiração O que acontece em cada movimento?

9 Os movimentos respiratórios
A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO Os movimentos respiratórios Inspiração Expiração O diafragma contrai-se e baixa; os músculos intercostais contraem-se e projectam as costelas para a frente e para trás. O diafragma relaxa e eleva-se; os músculos intercostais externos relaxam e baixam as costelas. O volume da caixa torácica aumenta. O volume da caixa torácica diminui. Os pulmões acompanham passivamente essa dilatação (devido à pleura). Os pulmões acompanham passivamente essa diminuição. O ar sai. O ar entra.


Carregar ppt "A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google