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Funções de linguagem Por meio da linguagem, também realizamos diferentes ações: transmitimos informações, tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer)

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Apresentação em tema: "Funções de linguagem Por meio da linguagem, também realizamos diferentes ações: transmitimos informações, tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer)"— Transcrição da apresentação:

1 Funções de linguagem Por meio da linguagem, também realizamos diferentes ações: transmitimos informações, tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer) algo, assumimos, ordenamos, pedimos, demonstramos sentimentos, construímos representações mentais sobre nosso mundo, enfim, pela linguagem organizamos nossa vida do dia a dia, em diferentes aspectos. Diferenciar que objetivo predomina em cada situação de comunicação auxilia a compreender melhor o que foi dito. As funções da linguagem estão centradas nos elementos da comunicação. Toda comunicação apresenta uma variedade de funções, mas elas se apresentam hierarquizadas, sendo uma dominante, de acordo com o enfoque que o destinador quer dar ou do efeito que quer causar no recebedor. As funções da linguagem são as seguintes: referencial, poética, emotiva, fática, conativa, metalinguística.

2 Compare os dois textos a seguir:
“Não só baseado na avaliação do guia da folha, mas também por iniciativa própria, assisti cinco vezes a “Um filme falado’’. Temia que a crítica brasileira condenasse o filme por não ser convencional, mas tive uma satisfação imensa quando li críticas unânimes na imprensa. Isso mostra que, apesar de tantos enlatados, a nossa crítica é a antenada com as coisas que acontecem no mundo. Fantástico! Parabéns, Sérgio Rizzo, seus textos nunca me decepcionam.’’ Luciano Duarte. Guia da Folha, 10 a 16 de junho 2005 II. ****UM FILME FALADO – Idem. França/Itália/Portugal, 2003. Direção: Manoel de Oliveira. Com: Leonor Silveira, John Malkovich, Catherine Deneuve, Stefania Sandrelli e Irene Papas. Jovem professora de história embarca com a filha em um cruzeiro que vai de Lisboa a Bombaim. 96 min. 12 anos. Cinearte1, desde 14. Frei Caneca Unibanco Arteplex7, 13h, 15h10, 17h20, 19h30 e 21h50

3 Função emotiva No primeiro texto, o destinador usa alguns procedimentos que não aparecem no texto B, tais como, emprego de 1ª pessoa: assisti, temia , tive, li (eu), destaque para qualidades subjetivas por meio de recursos gráficos que indicam ênfase, como o ponto de exclamação (fantástico!). O efeito que resulta é o destaque para a subjetividade do emissor, sua adesão ao conteúdo que informa. Não é o fato, mas o ponto de vista do emissor que está em destaque, sua percepção dos acontecimentos. Nesse exemplo temos o enfoque no emissor e a função predominante nesse texto é a função emotiva ou expressiva.

4 Função referencial No segundo texto, os outros procedimentos são colocados em destaque: uso da 3ª pessoa, explicitando no trecho: jovem professora de história (ela), ausência de adjetivos (a indicação de que o filme é bom aparece na na quantidade de estrelinhas, quatro indica muito bom), ausência de expressões que indicam a opinião do emissor, como eu acho, eu desejo, emprego de um conjunto de informações que diz a respeito a coisas do mundo real, tais como a exatidão dos horários, o endereço, os nomes próprios. Esse conjunto de informações dá ao destinador a impressão de objetividade, como se a informação traduzisse verdadeiramente o que acontece no mundo real. Nesse caso, a função predominante é a função referencial ou informativa.

5 Você nunca viu cinema assim.
Função Conativa RESERVA CULTURAL Você nunca viu cinema assim. Não perca a retrospectiva especial de inauguração, com 50% de desconto, apresentando cinco filmes que foram sucesso de público. E, claro, de crítica também. Nesse texto, o destaque está no destinatário. Para isso o emissor se valeu de procedimento como o uso da 2ª pessoa (tu, ou, no caso do português brasileiro, você), o uso do imperativo (não perca). O resultado é a interação com o destinatário procurando convencê-lo a realizar uma ação: ir ao espaço cultural. Espera-se como resposta que o destinatário realiza a ação.

6 Os textos publicitários em geral procuram convencer ou persuadir o destinatário a dar uma resposta, que pode ser a mudança de comportamento, de hábitos, como abrir conta em banco, frequentar determinados tipos de lugares ou consumir determinado produto. Nesse tipo de texto, o foco está no destinatário e o predomínio é da função conativa ou apelativa.

7 Função fática Em um outro tipo de situação muito comum na conversação cotidiana, o emissor usa procedimentos para manter o contato físico ou psicológico com o interlocutor, como em alô!, ao iniciar uma conversa telefônica, ou fórmulas prontas para dar continuidade á conversa como em ahan, uh, bem, como?, pois é ou em está me ouvindo?, para retomar o contato telefônico. Esse tipo de mensagem que serve para manter o contato, para sustentar ou “encompridar’’ ou interromper a conversa põe em destaque o canal de comunicação tem como função predominante a função fática.

8 Função metalinguística
Já outros textos que têm como objetivo falar da própria linguagem, como em o que você está querendo dizer?... Ou em que o emissor quer precisar, esclarecer, o que está dizendo, como em eu quis dizer... bem... Quero dizer que essa palavra poderia ser substituída por outra mais precisa, que desse a entender que... Nesse exemplo, o predomínio da mensagem é da função metalinguística. Fazemos uso de metalinguagem, ao preencher um exercício de palavras cruzadas ou consultar um dicionário. Nessas situações, estamos nos atendo ao próprio código, isto é, estamos usando a linguagem (o código) para falar, explicar, descrever o próprio código linguístico.

9 Função poética Tecendo a manhã João Cabral de Melo Neto
Um galo sozinho não tece uma manhã: Ele precisará sempre se outros galos. De um que apanhe esse grito que ele E o lance a outro; de um outro galo Que apanhe o grito que um galo antes E o lance a outro; e de outros galos Que com muitos outros galos se cruzem Os fios de sol de seus gritos de galo, Para que a manhã, desde uma tela tênue, Se vá tecendo, entre todos os galos. No texto a função linguística está centra na própria mensagem, como se o conteúdo fosse transparente, a mensagem chama a atenção para o lado material do signo, como a sonoridade (veja a repetição da vogal a e dos sons nasais), a estrutura, o ritmo.

10 Observe que há rupturas no modo como a frase normal se organizaria ( 3ª verso: esse grito que ele/ 4º verso: e o lance a outro...) Experimente fazer a seguinte leitura: 2º verso termina com galos, 4º verso começa com e o lance a outro, 4º verso termina com galo, 6º verso começa com e o lance a outro, 7º verso termina com cruzem, 9º verso começa com para que a manhã. É possível perceber a teia se tecendo, nas próprias palavras? O efeito é de estranhamento, de novidade, pela exploração dos vários elementos do signo. É importante lembrar que, embora a função poética, esteja mais presente na poesia, não é exclusivamente da literatura. A linguagem da publicidade explora os recursos dos signos, construindo novos sentidos ao romper com o modo tradicional como vemos as palavras.

11 exercício A partir dos textos a seguir, reconheça as funções da linguagem PREDOMINANTE em cada um deles: a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)

12 b) O verbo infinitivo      Ser criado, gerar-se, transformar      O amor em carne e a carne em amor; nascer      Respirar, e chorar, e adormecer      E se nutrir para poder chorar        Para poder nutrir-se; e despertar      Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir      E começar a amar e então ouvir      E então sorrir para poder chorar.        E crescer, e saber, e ser, e haver      E perder, e sofrer, e ter horror      De ser e amar, e se sentir maldito        E esquecer tudo ao vir um novo amor      E viver esse amor até morrer      E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)

13 c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.) d) " - Que coisa, né?        - É. Puxa vida!        - Ora, droga!        - Bolas!        - Que troço!        - Coisa de louco!        - É!"   e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."

14 f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui- me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar- se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) g) " - Que quer dizer pitosga?        - Pitosga significa míope.        - E o que é míope?        - Míope é o que vê pouco."

15  02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:    "Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)

16 03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:   a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro) b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles) c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."

17 d) "Se um dia você for embora       Ria se teu coração pedir       Chore se teu coração mandar.“
(Danilo Caymmi & Ana Terra) e) "Olá, como vai?       Eu vou indo e você, tudo bem?       Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?       Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo...” (Paulinho da Viola)

18 04. Qual a função da linguagem comum às duas historinhas?

19 http://portuguesxconcursos. blogspot. co m
m.br/p/funcoes-linguagem- portuguesa.html PfO6yQqs


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