A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Israel Müller Zamporlini

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Israel Müller Zamporlini"— Transcrição da apresentação:

1 Biodegradação de Compostos BTEX presentes em efluentes da Indústria Petroquímica
Israel Müller Zamporlini Prof. Dra. Selene M. A. Guelli U. de Souza, Dra. Heloisa de Lima Brandão Prof. Dr. Antônio Augusto Ulson de Souza

2 Motivação Os compostos BTEX são alguns dos contaminantes presentes em efluentes aquosos do setor petroquímico. Mesmo em baixas concentrações, devido a sua elevada toxicidade, representam um sério risco não apenas para os seres humanos, mas para o ecossistema como um todo.

3 Desafios Diminuir a emissão de compostos aromáticos em rios, e outras fontes de águas naturais; Atingir o limite determinado pela legislação ou níveis ainda menores; Atingir concentrações adequadas para reuso dentro do parque industrial.

4 Objetivos do Trabalho Estudar a biodegradação do BTEX em meio aquoso
Adaptar os microrganismos, determinando as condições necessárias; Encontrar uma forma adequada de oxigenação; Encontrar as curvas de degradação para cada composto, para organismos em suspensão, em biofilme e combinados.

5 Aplicabilidade Encontrados os parâmetros para utilização de microrganismos na degradação de BTEX, será possível avaliar o uso desta tecnologia em escala industrial.

6 Resultados Esperados/Alcançados
Durante a fase de adaptação dos microrganismos espera-se encontrar as melhores condições para que a degradação seja completa; Encontrar curvas de degradação de cada composto, em concentração vs. tempo.

7 Resultados Esperados/Alcançados
Através de cromatogramas obtidos para cada amostra experimental, foi possível a obtenção da curva de degradação do benzeno, com microrganismos suspensos e fixos combinados, como ilustrado na Figura 1. Figura 1 – Perfil de degradação do benzeno ao longo do tempo

8 Resultados Esperados/Alcançados
Outro exemplo é a curva de biodegradação do etilbenzeno, demonstrada na Figura 2. Ambas as Figuras 1 e 2 mostram que a degradação é completa em um tempo de aproximadamente duas horas. Figura 2: Perfil de concentração do Etilbenzeno ao longo do Biorreator

9 Benefícios Sociais e/ou Econômicos
A água é de fundamental importância para a humanidade e meio-ambiente, de forma global. Tratá-la, além de nossa responsabilidade, é um compromisso com o futuro da vida terrestre. O tratamento biológico de efluentes industriais aquosos é uma técnica amplamente utilizada em diversos setores. Atualmente buscam-se novas tecnologias, dentre as quais se inclui a biodegradação por biofilmes, visando à reutilização/reuso de águas dentro dos parques industriais.

10 Conclusões Pode-se perceber que, para culturas mistas, em um período aproximado de 100 minutos, a concentração de benzeno está muito próxima de zero e, 150 minutos, para o etilbenzeno. Demonstrou-se em laboratório que a degradação em biofilme isolado é muito mais rápida do que em células em suspensão. Testes indicaram que a escolha do envase para o biorreator era adequado para evitar perdas de BTEX para o ambiente – e outros demonstraram que não ocorriam outras reações concorrentes, de consumo do BTEX, além das bioquímicas realizadas pelas células. O processo de adaptação dos microrganismos se mostrou eficiente, já que o consumo atingiu níveis além dos esperados inicialmente.

11 Agradecimentos Este trabalho está sendo realizado com o apoio financeiro da Agência Nacional do Petróleo – ANP – através do Projeto PRH009 – MECPETRO – Programa de Formação de Recursos Humanos em Engenharia Mecânica e Química.


Carregar ppt "Israel Müller Zamporlini"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google