A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Identificação do Panopticum de Jeremy Bentham em Indaiatuba

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Identificação do Panopticum de Jeremy Bentham em Indaiatuba"— Transcrição da apresentação:

1 Identificação do Panopticum de Jeremy Bentham em Indaiatuba
E.E Dom José de Camargo Barros Nomes: Isabella Oliveira,Leticia Rodrigues,Juliana Guimaraes e Sara Manzano Série:2 C Nº:15,19,23,36 Disciplina: Filosofia Professor: Gentil Gonsalves Filho

2 O Panopticum Elaborado em 1787, o princípio panóptico de Bentham representa um marco no “desenvolvimento de um conceito funcional de espaço” em arquitetura. Não se restringindo aos edifícios de prisão, o princípio é antes de mais nada um esquema lógico de distribuição e controle de corpos no espaço. É aplicável, segundo seu próprio idealizador, a qualquer situação em que pessoas devam ser vigiadas ininterruptamente: fábricas, escolas, hospitais, hospícios e prisões.

3 O conceito é facilmente aplicado quando paramos para observar os sistemas de vigilância cada vez mais utilizados – e procurados – em nossa cidade, mas que passam desapercebidos no dia-a-dia.

4 Em algumas escolas particulares o monitoramento online de seus filhos através de câmeras instaladas em sala de aula e um banco de dados que permite acompanhar suas atividades em tempo real, hoje já é uma realidade entre os pais de nossa cidade.

5 O controle não se restringe apenas a locais ‘fechados’; ele vai desde locais com grande aglomeração de pessoas – como praças e parques – a ruas e avenidas menos movimentadas.

6 O serviço de segurança publica tem feito grandes progressos com a ajuda das redes de monitoramento, diminuindo o número de crimes na cidade.

7 Mas tanto controle assim ainda assusta grande parte da população, que tem se mostrado desconfortável com tais estruturas “que tudo vêem”.

8 O que não impede o aumento de seu uso nos mais variados estabelecimentos, tanto para segurança do proprietário como para o próprio cliente.

9 Nossa cidade ainda conta com o COI (Centro de Operações e Inteligência), um sistema que vigia a cidade 24 horas por dia monitorando as ruas, avenidas e comércios centrais O espaço e todos os seus mecanismos transformam-se em meio de se instaurar uma situação extrema, na qual pessoas devem sentir-se constantemente vigiadas, mesmo quando isso de fato não ocorra. O espaço adquire, assim, uma autonomia jamais vista. É um instrumento preciso onde todas ações estão programadas, vigiadas. “O Panóptico é o modelo do mundo utilitarista”, afirma Miller.

10 Referencias Bibliograficas. Imagens: http://www. gm. indaiatuba. sp
Referencias Bibliograficas Imagens: Textos:


Carregar ppt "Identificação do Panopticum de Jeremy Bentham em Indaiatuba"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google