A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO

2 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
3ª grau TST 2º grau TRT – PARANÁ TRT 9ª REGIÃO 1º grau VARAS DO TRABALHO

3 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
EMENDA CONSTITUCIONAL 45 DE CF. Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II - os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior. § 1º A lei disporá sobre a competência do Tribunal Superior do Trabalho.

4 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
§ 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I - a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; ENAMAT - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.

5 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
IMPORTANTE SABER OS SEGUINTES CONCEITOS: Súmula vinculante: artigo 103-A da Constituição Federal - Emenda Constitucional – 45. Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Vide Lei nº , de 2006). § 1º A súmula terá por objetivo a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) § 2º Sem prejuízo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovação, revisão ou cancelamento de súmula poderá ser provocada por aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) § 3º Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anulará o ato administrativo ou cassará a decisão judicial reclamada, e determinará que outra seja proferida com ou sem a aplicação da súmula, conforme o caso.

6 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Sumulas: são fruto de reiteradas decisões que tornam o entendimento pacífico, assim, objetivam unificar o entendimento sobre o assunto, bem como servem de fundamento e suporte às instâncias inferiores. Orientações jurisprudenciais: Orienta o pensamento do tribunal quanto à interpretação da lei em dissídios individuais (reclamações trabalhistas). Precedente normativo: Orientam as decisões em relação aos dissídios coletivos (sentença normativa).

7 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
A segunda instância, ou 2o grau, é composta pelos Tribunais Regionais do Trabalho (vinte e quatro no Brasil). Os Tribunais regionais são divididos em turmas de juízos e em até em sessões especializadas. Os TRTs são divididos por regiões e cada região possui jurisdição de um Estado ou mais. Deste modo, o Estado de São Paulo tem dois Tribunais Regionais do Trabalho (2ª e 15ª Região), enquanto que há Tribunais Regionais do Trabalho, que abrangem dois Estados: TRT da 8ª Região: abrange os Estados do Pará e do Amapá; TRT da 11ª Região: abrange os Estados do Amazonas e de Roraima; TRT da 14ª Região: abrange os Estados de Rondônia e Acre. O Estado do Paraná está contido na abrangência do TRT da 9ª Região, sendo único espaço territorial de competência do alusivo Tribunal. Possui 28 Desembargadores, sendo que, em primeiro grau, conta com 96 Juízes Titulares e 84 Juízes Substitutos.

8 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Art Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II - os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antiguidade e merecimento, alternadamente. § 1º Os Tribunais Regionais do Trabalho instalarão a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários. § 2º Os Tribunais Regionais do Trabalho poderão funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.

9 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Segundo o artigo 674, os Estados são abrangidos pelos Tribunais Regionais do Trabalho da seguinte forma: Art Para efeito da jurisdição dos Tribunais Regionais, o território nacional é dividido nas 24 (vinte e quatro) Regiões seguintes: 1ª Região – Estado do Rio de Janeiro; 2ª Região – Estado de São Paulo; .....

10 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
O 1o grau é normalmente exercido pela Vara, mas em casos excepcionais, poderá ser exercido pelo Tribunal Regional ou pelo Tribunal Superior do Trabalho, por meio de suas respectivas turmas. No entanto, a regra é que a primeira instância é composta pelas varas do trabalho integradas por um juiz titular e por um juiz substituto aprovados em concurso de provas e títulos. As varas possuem jurisdição em um ou mais Municípios e existem Municípios com mais de uma vara em primeiro grau. Se o Juiz entender que em benefício do empregado deverá julgar diversamente das súmulas dos tribunais superiores, poderá assim fazê-lo, haja vista que súmula não possui força normativa vinculante, exceto as Súmulas Vinculantes emitidas pelo Supremo Tribunal Federal, porém, certamente, suas decisões serão objeto de recursos. EX.: LAPA NÃO TEM JUSTIÇA DO TRABALHO É ABRANGIDA POR ARAUCÁRIA SÃO MATEUS DO SUL É ABRANGIA POR UNIÃO DA VITÓRIA

11 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
CF. Art Nas Varas do Trabalho, a jurisdição será exercida por um juiz singular.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 24, de 1999). CF. Art A lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.

12 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Até a emenda constitucioinal 24/1999, tínhamos as Juntas de Conciliação e Julgamento, que eram assim compostas: juiz togado: aquele que é concursado, necessariamente bacharel em direito e aprovado no concurso de provas e títulos; (b) juízes classistas: representantes de empregados e empregadores. Referidos juízes não necessitavam de conhecimento técnico absolutamente nenhum, sendo indicados por sindicatos de classe e nomeados pelo presidente do Tribunal regional responsável ou pelo Presidente da República, quando compunham os TRTs e o TST. A EC 24/1999 extinguiu a representação classista nos nossos tribunais no término de seus mandatos. Sendo assim, o candidato, após prestar concurso, será nomeado juiz do trabalho substituto, que auxilia os juízes titulares, os substitui nas suas férias e em eventuais impedimentos, sendo promovido a titular por merecimento ou antiguidade, após o estágio probatório. 

13 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
3.1.DOS SERVIÇOS AUXILIARES DA JUSTIÇA DO TRABALHO Da Secretaria Distribuidores Do cartório dos juizos de direito Das secretarias dos tribunais Regionais Dos oficiais de justiça e Oficiais de justiça avaliadores

14 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Da Secretaria Art Cada Junta terá 1 (uma) secretaria, sob a direção de funcionário que o Presidente designar, para exercer a função de secretário, e que receberá, além dos vencimentos correspondentes ao seu padrão, a gratificação de função fixada em lei. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) Art Compete à secretaria das Juntas: a) o recebimento, a autuação, o andamento, a guarda e a conservação dos processos e outros papéis que lhe forem encaminhados; b) a manutenção do protocolo de entrada e saída dos processos e demais papéis;

15 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
c) o registro das decisões; d) a informação, às partes interessadas e seus procuradores, do andamento dos respectivos processos, cuja consulta lhes facilitará; e) a abertura de vista dos processos às partes, na própria secretaria; f) a contagem das custas devidas pelas partes, nos respectivos processos; g) o fornecimento de certidões sobre o que constar dos livros ou do arquivamento da secretaria; h) a realização das penhoras e demais diligências processuais; i) o desempenho dos demais trabalhos que lhe forem cometidos pelo Presidente da Junta, para melhor execução dos serviços que lhe estão afetos.

16 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Art Compete especialmente aos secretários das Juntas de Conciliação e Julgamento: (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) a) superintender os trabalhos da secretaria, velando pela boa ordem do serviço; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) b) cumprir e fazer cumprir as ordens emanadas do Presidente e das autoridades superiores; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) c) submeter a despacho e assinatura do Presidente o expediente e os papéis que devam ser por ele despachados e assinados; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) d) abrir a correspondência oficial dirigida à Junta e ao seu Presidente, a cuja deliberação será submetida; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de )

17 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
e) tomar por termo as reclamações verbais nos casos de dissídios individuais; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) f) promover o rápido andamento dos processos, especialmente na fase de execução, e a pronta realização dos atos e diligências deprecadas pelas autoridades superiores;(Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) g) secretariar as audiências da Junta, lavrando as respectivas atas; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) h) subscrever as certidões e os termos processuais; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) i) dar aos litigantes ciência das reclamações e demais atos processuais de que devam ter conhecimento, assinando as respectivas notificações; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) j) executar os demais trabalhos que lhe forem atribuídos pelo Presidente da Junta. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) Parágrafo único - Os serventuários que, sem motivo justificado, não realizarem os atos, dentro dos prazos fixados, serão descontados em seus vencimentos, em tantos dias quantos os do excesso. (Parágrafo incluído pelo Decreto-lei nº 8.737, de )

18 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Dos Distribuidores Art Nas localidades em que existir mais de uma Junta de Conciliação e Julgamento haverá um distribuidor. Art Compete ao distribuidor: a) a distribuição, pela ordem rigorosa de entrada, e sucessivamente a cada Junta, dos feitos que, para esse fim, lhe forem apresentados pelos interessados; b) o fornecimento, aos interessados, do recibo correspondente a cada feito distribuído; c) a manutenção de 2 (dois) fichários dos feitos distribuídos, sendo um organizado pelos nomes dos reclamantes e o outro dos reclamados, ambos por ordem alfabética; d) o fornecimento a qualquer pessoa que o solicite, verbalmente ou por certidão, de informações sobre os feitos distribuídos;

19 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
e) a baixa na distribuição dos feitos, quando isto lhe for determinado pelos Presidentes das Juntas, formando, com as fichas correspondentes, fichários à parte, cujos dados poderão ser consultados pelos interessados, mas não serão mencionados em certidões. Art Os distribuidores são designados pelo Presidente do Tribunail Regional dentre os funcionários das Juntas e do Tribunal Regional, existentes na mesma localidade, e ao mesmo Presidente diretamente subordinados.

20 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Do Cartório dos Juízos de Direito Art Os cartórios dos Juízos de Direito, investidos na administração da Justiça do Trabalho, têm, para esse fim, as mesmas atribuições e obrigações conferidas na Seção I às secretarias das Juntas de Conciliação e Julgamento. Parágrafo único - Nos Juízos em que houver mais de um cartório, far-se-á entre eles a distribuição alternada e sucessiva das reclamações. Art Aos escrivães dos Juízos de Direito, investidos na administração da Justiça do Trabalho, competem especialmente as atribuições e obrigações dos secretários das Juntas; e aos demais funcionários dos cartórios, as que couberem nas respectivas funções, dentre as que competem às secretarias das Juntas, enumeradas no art. 711.

21 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Das Secretarias dos Tribunais Regionais Art Cada Tribunal Regional tem 1 (uma) secretaria, sob a direção do funcionário designado para exercer a função de secretário, com a gratificação de função fixada em lei. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 8.737, de ) Art Competem à Secretaria dos Tribunais, além das atribuições estabelecidas no art. 711, para a secretaria das Juntas, mais as seguintes: a) a conclusão dos processos ao Presidente e sua remessa, depois de despachados, aos respectivos relatores; b) a organização e a manutenção de um fichário de jurisprudência do Conselho, para consulta dos interessados. Parágrafo único - No regimento interno dos Tribunais Regionais serão estabelecidas as demais atribuições, o funcionamento e a ordem dos trabalhos de suas secretarias. Art Competem aos secretários dos Tribunais Regionais as mesmas atribuições conferidas no art. 712 aos secretários das Juntas, além das que lhes forem fixadas no regimento interno dos Tribunais.

22 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Dos Oficiais de Justiça e Oficiais de Justiça Avaliadores Art Incumbe aos Oficiais de Justiça e Oficiais de Justiça Avaliadores da Justiça do Trabalho a realização dos atos decorrentes da execução dos julgados das Juntas de Conciliação e Julgamento e dos Tribunais Regionais do Trabalho, que lhes forem cometidos pelos respectivos Presidentes. (Redação dada pela Lei nº 5.442, de ) § 1º Para efeito de distribuição dos referidos atos, cada Oficial de Justiça ou Oficial de Justiça Avaliador funcionará perante uma Junta de Conciliação e Julgamento, salvo quando da existência, nos Tribunais Regionais do Trabalho, de órgão específico, destinado à distribuição de mandados judiciais. (Redação dada pela Lei nº 5.442, de ) § 2º Nas localidades onde houver mais de uma Junta, respeitado o disposto no parágrafo anterior, a atribuição para o comprimento do ato deprecado ao Oficial de Justiça ou Oficial de Justiça Avaliador será transferida a outro Oficial, sempre que, após o decurso de 9 (nove) dias, sem razões que o justifiquem, não tiver sido cumprido o ato, sujeitando-se o serventuário às penalidades da lei. (Redação dada pela Lei nº 5.442, de ) § 3º No caso de avaliação, terá o Oficial de Justiça Avaliador, para cumprimento da ato, o prazo previsto no art (Redação dada pela Lei nº 5.442, de ) § 4º É facultado aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho cometer a qualquer Oficial de Justiça ou Oficial de Justiça Avaliador a realização dos atos de execução das decisões dêsses Tribunais. (Redação dada pela Lei nº 5.442, de ) § 5º Na falta ou impedimento do Oficial de Justiça ou Oficial de Justiça Avaliador, o Presidente da Junta poderá atribuir a realização do ato a qualquer serventuário. (Redação dada pela Lei nº 5.442, de )

23 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
3.2. MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO CF - Art O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. § 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. ..” Art O Ministério Público abrange: I - o Ministério Público da União, que compreende: a) o Ministério Público Federal; b) o Ministério Público do Trabalho; c) o Ministério Público Militar; d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; II - os Ministérios Públicos dos Estados. O Ministério Público do Trabalho é um dos ramos do Ministério Público da União, juntamente com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Distrito Federal (cf. LC 75, de , Estatuto do Ministério Público da União).

24 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Da Organização Artigo 85 da Lei Complementar 75/1993 Art. 85. São órgãos do Ministério Público do Trabalho: I - o Procurador-Geral do Trabalho; II - o Colégio de Procuradores do Trabalho; III - o Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho; IV - a Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público do Trabalho; V - a Corregedoria do Ministério Público do Trabalho; VI - os Subprocuradores-Gerais do Trabalho; VII - os Procuradores Regionais do Trabalho; VIII - os Procuradores do Trabalho.

25 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
Art Os Procuradores do Trabalho serão designados para funcionar junto aos Tribunais Regionais do Trabalho e, na forma das leis processuais, nos litígios trabalhistas que envolvam, especialmente, interesses de menores e incapazes. Parágrafo único. A designação de Procurador do Trabalho para oficiar em órgãos jurisdicionais diferentes dos previstos para a categoria dependerá de autorização do Conselho Superior. Art Os Procuradores do Trabalho serão lotados nos ofícios nas Procuradorias Regionais do Trabalho nos Estados e no Distrito Federal.

26 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
COMPETE AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Art. 83. Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça do Trabalho: I - promover as ações que lhe sejam atribuídas pela Constituição Federal e pelas leis trabalhistas; II - manifestar-se em qualquer fase do processo trabalhista, acolhendo solicitação do juiz ou por sua iniciativa, quando entender existente interesse público que justifique a intervenção; III - promover a ação civil pública no âmbito da Justiça do Trabalho, para defesa de interesses coletivos, quando desrespeitados os direitos sociais constitucionalmente garantidos; IV - propor as ações cabíveis para declaração de nulidade de cláusula de contrato, acordo coletivo ou convenção coletiva que viole as liberdades individuais ou coletivas ou os direitos individuais indisponíveis dos trabalhadores;

27 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
V - propor as ações necessárias à defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e índios, decorrentes das relações de trabalho; VI - recorrer das decisões da Justiça do Trabalho, quando entender necessário, tanto nos processos em que for parte, como naqueles em que oficiar como fiscal da lei, bem como pedir revisão dos Enunciados da Súmula de Jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho; VII - funcionar nas sessões dos Tribunais Trabalhistas, manifestando-se verbalmente sobre a matéria em debate, sempre que entender necessário, sendo-lhe assegurado o direito de vista dos processos em julgamento, podendo solicitar as requisições e diligências que julgar convenientes; VIII - instaurar instância em caso de greve, quando a defesa da ordem jurídica ou o interesse público assim o exigir; IX - promover ou participar da instrução e conciliação em dissídios decorrentes da paralisação de serviços de qualquer natureza, oficiando obrigatoriamente nos processos, manifestando sua concordância ou discordância, em eventuais acordos firmados antes da homologação, resguardado o direito de recorrer em caso de violação à lei e à Constituição Federal;

28 Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO
X - promover mandado de injunção, quando a competência for da Justiça do Trabalho; XI - atuar como árbitro, se assim for solicitado pelas partes, nos dissídios de competência da Justiça do Trabalho; XII - requerer as diligências que julgar convenientes para o correto andamento dos processos e para a melhor solução das lides trabalhistas; XIII - intervir obrigatoriamente em todos os feitos nos segundo e terceiro graus de jurisdição da Justiça do Trabalho, quando a parte for pessoa jurídica de Direito Público, Estado estrangeiro ou organismo internacional.


Carregar ppt "Aula 02 – PROCESSO DO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google