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Aula 01: Fundamentos da informática, software e o uso da tecnologia da Informática Prof. Diego Fernandes.

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1 Aula 01: Fundamentos da informática, software e o uso da tecnologia da Informática
Prof. Diego Fernandes

2 Objetivos: Estudar a evolução dos computadores;
Conhecer diversas terminologias; Identificar equipamentos e programas; Definir software e seus diferentes tipos; Identificar os softwares úteis para as áreas de licenciatura; Refletir sobre questões éticas quanto ao uso de da tecnologia.

3 Introdução Informática: “informação automática”, ou seja, o tratamento da informação de forma automática, utilizando o computador eletrônico para tratar a informação. Computador – Dispositivo eletrônico que recebe informações, processa dados e fornece saídas (resultados). Entrada -> Processamento -> Saída

4 Evolução dos Computadores
Período: A.C Instrumento: Ábaco Utilizado na antiguidade entre egípcios e chineses, consiste em um quadro de madeiras com cordas ou arames transversais com elementos de contagens

5 Evolução dos Computadores
Período: Início do Séc. XIX Instrumento: Máquina de Babbage Concebida por Charles Babbage foi o primeiro projeto de computador moderno no mundo, à base de engrenagens Fonte:

6 Evolução dos Computadores
Período: Fim do Séc. XIX / Início do Séc. XX Instrumento: Dispositivo de perfuração de cartões Inventor: Herman Hollerith Inventor do leitor de cartão perfurados e formas de codificar respostas. Permitiu agilizar a obtenção de resultados sobre o censo demográfico nos EUA. Fonte:

7 Evolução dos Computadores
Período: 2º guerra mundial Instrumento: ENIAC- Eletronic Numeric Integrator and Calculator Primeiro computador eletrônico, voltado para efetuar cálculos de balísticas Fonte:

8 Evolução dos Computadores
Geração Época Componente Característica Primeira Década de 50 Válvulas Ling. de máquina difícil de programar Segunda Início dos anos 60 Transistor Ling..de alto nível + fácil de programar Terceira Meados de 60 até meados de 70 Circuitos Integrados Compartilhamento de tempo (Minicomputador) Quarta Meados de 70 até hoje Circuitos Integrados em Larga Escalas Uso de chips

9 Classificação dos Computadores
Podem ser classificados quanto ao porte, à utilização e aos componentes. Quanto ao porte: 1- Supercomputadores 2- Computadores de grande porte ou mainframes 3- Minicomputadores 4- Microcomputadores 5- Computadores Pessoais.

10 Classificação dos Computadores
Quanto à utilização: Científicos: usados em áreas de cálculos e pesquisas científicas Comerciais: usados nas empresas, suportam grandes volumes de entrada e saída de informação

11 Classificação dos Computadores
Quanto aos Componentes: 1- Válvulas (1° geração) 2- Transistores (2º Geração) 3- Circuitos (3º Geração) 4- Circuitos em larga Escala (4º Geração)

12 Fundamentos da Informática
Hardware = Parte Física do Computador (Equipamentos) Software = Parte lógica do Computador (programas) Peopleware = Usuários do Computador

13 Fundamentos da Informática
Unidades de Informação: Os computadores representam as informações utilizando apenas dois estados possíveis, simbolizados pelos algarismos 0 e 1, os dígitos binários (Binary Digit).

14 Fundamentos da Informática
Unidades da Informação: Bit: Menor unidade de informação a qual o computador pode trabalhar. Byte: Conjunto de 8 bits. Usado para representar um caractere, letra ou algarismo

15 Fundamentos da Informática
Unidades da informação 8 bits = 1 byte = 1 caracter, letra ou algarismo Unidades do Byte: Bytes = 1 Kbyte (kilobyte) Kbytes = 1Mbyte (Megabyte) Mbytes = 1Gbyte (Gigabyte) Gbytes = 1Tbyte (Terabyte) Tbytes = 1Pbyte (Petabyte)

16 Hardwares do Computador
É constituído por elementos básicos ou unidades funcionais básicas que são: Unidade Central de Processamento (CPU), memória principal e unidade de Entrada ou Saída(E/S) Fonte:

17 Unidade Central de Processamento
Definição: Unidade Central de Processamento – CPU – Central Processing Unit), local onde os dados são processados. Possui 2 elementos: ULA (unidade lógica aritmética) e UC (unidade de Controle) Está associada a memória principal e a unidade de entrada ou saída.

18 Memória do computador É o local onde os dados são armazenados
Está classificada em Memória Principal e Memória secundária. Memória Principal:(RAM e ROM) Memória Secundária: (Discos, fitas)

19 Memória Principal ROM ( Read Only Memory) Memória apenas de leitura.
- Usada para dados pré-gravados de fábrica em chips RAM ( Random Access Memory) Memória de acesso aleatório

20 Memória Principal – RAM
É um tipo de memória que permite a leitura e a escrita. Permite que os dados fiquem na tela enquanto o computador está ligado. (são apagados quando desligado – volátil) A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes).

21 Memória Secundária - HD
HD (Hard Disk ou Disco Rígido) Pode ser interno ou externo O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa

22 Processador Pode ser chamado de CPU Possui ULA E UC
Definição: circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador;

23 Outros componentes: - Fonte: Fornece energia ao computador;
- Placa de vídeo: envia sinais para o monitor; - Placa mãe: integra e controla outros dispositivos - Cooler: Ventilador para resfriamento; -Barramentos: conjunto de linhas de comunicação que permite interligação entre dispositivos.

24 Hardware: Revisão

25 Escolhendo um Computador
Relação Custo x Benefício Computador 1 Monitor Lcd 19” HD: 120Gb Mem RAM:512MB Gravador CD/DVD Impressora JT Preço: R$1.200,00 Computador 2 Monitor Crt 21” HD:500 Gb Mem RAM: 4GB Leitor CD/DVD Preço:R$1.300,00 Computador 3 Monitor LCD 15” HD: 250 Gb Mem RAM: 3 GB - Preço:R$1.000,00

26 Softwares e suas classificações
Definição: Parte Lógica do computador Podem ser: Proprietários ou Livres Softwares Proprietários: é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor; Software Livre: é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições

27 Principais tipos de softwares
Sistema Operacional: software básico de um sistema que é carregado na memória ao ser ligado o computador. Ele gerencia a memória e os recursos do mesmo, as operações de entrada e saída e também a execução dos utilitários. Exemplos: Windows, Linux, Unix, Mac Os, FreeBSD, GNU Hurd, etc.)

28 Principais tipos de softwares
Software de Escritório – Tem como finalidade o desempenho de tarefas ligadas ao processamento de dados no trabalho de uma empresa. Cria textos, planilhas, apresentações e outros tipos de documentos. Exemplos: Microsoft Office (Word, Excel, Power Point) e BrOffice (Writer, Calc, Impress) etc.

29 Principais tipos de softwares
Software Gráfico: São editores de imagens e editores gráficos.Alguns servem para confeccionar desenhos artísticos e publicitários, capas de revistas, livros ou cds, etc.. Exemplos: Coreldraw, Adobe Photoshop, Microsoft Paint.

30 Principais tipos de softwares
Gerenciadores de Banco de Dados – Auxilia na organização das informações, de modo eficiente, permitindo fácil acesso, localização e exibição de dados. Exemplos: Oracle, SQL Server , Microsoft Acess

31 Principais tipos de softwares
Linguagem de Programação – Consiste em um conjunto de palavras (vocabulário) e regras (sintaxe) que permite a formulação de seqüências de instruções a serem executadas por um computador. Exemplos: Java, Delphi e Dot Net

32 Outras áreas do uso de softwares
Automação comercial Automação Industrial Apoio Educacional Especiais e científicos Artístico Entretenimento

33 Licenças dos softwares
Definição: é uma definição de ações autorizadas (ou proibidas) no âmbito do direito de autor de um programador de software de computador; Tipos de Softwares e suas licença: - Shareware - Freeware - Trial - Software de Domínio Público

34 Softwares para área de Licenciatura
Geografia: Google Maps e Google Earth: Softwares com características de um SIG (Sistema de Informação Geográfica) permitem pesquisas e localização de qualquer ponto do planeta. Objetos Educacionais do MEC

35 Softwares para área de Licenciatura
Matemática: MATLAB Maple GNU Octave Gabi Geometre Origin Lemat

36 Questões éticas quanto ao uso de tecnologias
Sobre as competências da nova escola que deve formar: Futuros trabalhadores que não ,apenas, cumpram ordens, mas que saibam refletir sobre todo o processo produtivo; Pessoas preparadas para enfrentar mudanças; Empreendedores; Pessoas com habilidade de adquirir conhecimentos novos o tempo todo; Pessoas com capacidade de aprenderem sozinhas;

37 Questões éticas quanto ao uso de tecnologias II
Pessoas com capacidade de filtrar as informações e de encontrar o que interessa; Pessoas com formação mais crítica e cultural; Pessoas que tenham intimidade com a tecnologia; – Cidadãos éticos. Fonte: Adaptado da reportagem de capa da Revista Época nº 466, de 23/04/2007

38 Outros Temas para discussão sobre questões éticas em informática
Plágio de informações; Autoria da Informação; Copia não autorizada; Cópia não autorizada de software; Acesso não autorizado a bancos de dados e espionagem eletrônica, feita pelos hackers, a invasão de privacidade; Mau uso e montagem de imagens sem autorização; Propagação de ideias malévolas (preconceitos, nazismo, pedofilia,etc.);

39 Outros Temas para discussão sobre questões éticas em informática
Disseminação de vírus; Recebimento de mensagens comerciais não solicitadas, oferecendo algum serviço ou produto (SPAM); Falta de segurança, confiabilidade e qualidade nos conteúdos expostos na Internet; Distorção do que é público e do que é privado.

40 Conectividade E-mail Links Site de busca Server Servidor de impressão
Servidor de Arquivos Portais: domínio público, CAPES (Coleção de periódicos) e Educacional.

41 Resumo: As idéias e fundamentos usados para se chegar à criação de um computador são bem antigas e foram muitas as contribuições de diversas nacionalidades e pessoas; Os computadores podem ser classificados quanto ao porte em: supercomputadores,computadores de grande porte ou mainframes, minicomputadores, microcomputadores e computadores de uso pessoal; quanto à utilização em: científicos e comerciais e, quanto aos componentes em:1ª, 2ª, 3ª e 4ª geração;

42 Resumo II : Alguns termos usados em informática: hardware, software, bit, byte, memória, UCP, ULA, UC, periféricos; Alguns periféricos servem como dispositivos de entrada de dados, outroscomo saída de dados e ainda outros como entrada e saída de dados. Software são os programas de computador. São classifi cados segundo sua utilização e quanto às licenças de seus usos, encontramos os softwares livres, que podem ser copiados e, em alguns casos, modifi cados, coma autorização de seus autores.

43 Resumo III A ética na informática envolve a utilização de softwares sem autorização, a disseminação de softwares e informações malévolas e a invasão a informações não-autorizadas, dentre outros. O advento da Internet criou uma verdadeira revolução nos sistemas de comunicação do planeta. A troca de mensagens e busca de informação, praticamente, estão na ponta de nossos dedos; basta entrarmos nessa grande rede de computadores.


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