A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1"— Transcrição da apresentação:

1 GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
O que é Globalização?

2 O Ciclo de Prosperidade
Após a 2ª Guerra Mundial: Reconstrução das estruturas produtivas dos países da Europa ocidental e do Japão, devastados pelo conflito. A disseminação industrial: América Latina(Brasil, México e Argentina) Bipolaridade da Guerra Fria: A URSS e outros países da Europa oriental isolaram-se parcialmente da economia mundial garantindo o monopólio estatal dos meios de produção. O mesmo tipo econômico, ocorreu na China . Os E.U.A: Concentravam mais de 40% da riqueza mundial onde exerceram uma hegemonia econômica. Plano Marshall( ): Empréstimos de 13 bilhões de dólares para assistência econômica para a Europa.

3 Organização do tratado do Atlântico Norte(OTAN)
- Tinha o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco socialista, que, aliás, poucos anos depois lhe haveria de contrapor o Pacto de Varsóvia do leste europeu. Os estados signatários do tratado de contraíram uma obrigação de auxílio mútuo em caso de ataque a qualquer dos países-membros. O dólar funcionava como moeda mundial onde até o início da década de 1970, manteve paridade com o ouro. O FMI e o Banco Mundial supervisionavam as finanças das economias de mercado. Surge então a “Sociedade de Consumo”

4 Revolução Tecnocientífica (Pág 03)
Se dá através da robotização e automação onde reduzem a mão-de-obra e aumentam a produtividade. Informática, telecomunicação e biotecnologia desenvolvem produtos revolucionários tornando os países, competitivos no mercado mundial. Países desenvolvidos investem pesado em pesquisas científicas e produzem rapidamente os seus resultados. No plano geopolítico, a globalização acelera-se desde 1990 com o surgimento das economias da União Soviética e da Europa oriental com a abertura da China Popular aos investimentos internacionais.

5 Globalização e Regionalização
- A regionalização é um dos aspectos da globalização onde a segunda amplia os blocos regionais, aumentando a competitividade das empresas no mercado mundial. - Em 1992 foi assinado o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), onde o Canadá, México e EUA uniram-se em um poderoso mercado comum. Seus objetivos eram: - Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio; - Reduzir os custos comerciais entre os países membros; - Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade.

6 Origens da União Européia(Pág.04)
Iniciou a partir da Guerra Fria. Consolidou a hegemonia norte-americana sobre a parte oeste do continente europeu, moldando-os às regras dos E.U.A . O plano Marshall foi a resposta norte-americana à crise européia onde o primeiro transferiu bilhões de dólares para a Europa com intuito de afastar qualquer pensamento socialista. - Plano Schuman: Criado em 1950 pela França cujo objetivo era de colocar as indústrias siderúrgicas alemãs e francesas (carvão e minério de ferro) sob o controle de uma autoridade comum.

7 MEGABLOCOS REGIONAIS

8 CHARGES SOBRE A GLOBALIZAÇÃO

9 O alargamento do bloco europeu (pág.05)
O Mercado Comum Europeu(MCE) foi criado através do Tratado de Roma em 1957 com o objetivo de suprimir as tarifas de circulação de mercadorias, serviços e capitais. Inclui a Comunidade Européia(CE) que são instituições políticas.

10 Tratado de Roma Tratado assinado em 1957 pela Alemanha, França, Bélgica, entre outros, em Roma. Tal tratado vigorou em Sua assinatura é o resultado de um processo pós-guerra , que deixou a Europa destruída e "submetida" aos EUA e URSS.

11


Carregar ppt "GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google