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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Unidade 3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O QUE É? Campo de estudos que Investiga o impacto que Indivíduos, Grupos e Estrutura Têm sobre o Comportamento das pessoas dentro das organizações DISCIPLINAS CORRELACIONAIS PSICOLOGIA Indivíduo + SOCIOLOGIA Equipe, Grupo PSICOLOGIA SOCIAL Cpto. grupal ANTROPOLOGIA Atitudes grupais CIÊNCIAS POLÍTICAS Conflito/Poder = COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EFEITOS DA CONTEMPORANEIDADE - GLOBALIZAÇÃO + MUDANÇAS RÁPIDAS  LAÇOS AFETIVOS DIVERSIDADE = raça, etnias, sexo, necessidades especiais REENGENHARIA = Nova Empresa AUTONOMIA = funcionários sob o comando das atividades (decisões) Estagio básico IV - Juliany Guimaraes

2 VARIÁVEIS DEPENDENTES
(afetados ou preditos por outrem) PRODUTIVIDADE = Objetivos ao menor custo possível (Efi + Efá) ABSENTEÍSMO = Falta ou não-comparecimento do funcionário ROTATIVIDADE = entrada e saída de funcionários (voluntária ou não) TURNOVER CIDADANIA ORGANIZACIONAL = respostas além do esperado SATISFAÇÃO = Diferença entre recompensas e o desejo de merecer É considerada um fator de desempenho (Quali ou quanti?) - LEGENDA A = admitidos D = demitidos EM = efetivo médio IRP = A + D x 100 2 EM VARIÁVEIS INDEPENDENTES (causam mudanças nas VD’s) INDIVÍDUO = antecedentes biológicos, capacidades, valores, atitudes, personalidade e emoções GRUPO = padrões de comunicação, estilos de liderança, poder, política, níveis de conflito ORGANIZAÇÃO = desenho, processos, funções, práticas de RH, treinamentos, avaliações de potencial, cultura da organização Estagio básico IV - Juliany Guimaraes

3 Estagio básico IV - Juliany Guimaraes
* IDADE e: desempenho profissional (produtividade) experiência rotatividade oportunidades de emprego absenteísmo e faltas evitáveis/inevitáveis satisfação com o trabalho INDIVÍDUO E BIOGRAFIA * SEXO e: desempenhos diferentes autoridade (F) agressividade (M) satisfação (F = M) atividades domésticas (F) absenteísmo (?) rotatividade (?) * ESTADO CIVIL e: absenteísmo (menor entre os casados) divórcio (?) viuvez (?) * ESTABILIDADE (experiência no trabalho) e: produtividade (+) absenteísmo (antiguidade > absenteísmo) rotatividade (passado prevendo o futuro) satisfação com o trabalho (?) Estagio básico IV - Juliany Guimaraes

4 HABILIDADE INTELECTUAIS
Capacidade que o indivíduo apresenta para o desempenho de diversas tarefas dentro de uma função Avaliação acerca das potencialidades do indivíduo Divididas em INTELECTUAIS e FÍSICAS INDIVÍDUO E HABILIDADES INTELECTUAIS Necessárias para o desempenho de atividades mentais QI x QE APTIDÃO PARA NÚMEROS Cálculos aritméticos rápidos e precisos COMPREENSÃO VERBAL O que é lido ou escutado (relação entre palavras) RAPIDEZ DE PERCEPÇÃO Identificação de semelhanças e diferenças visuais RACIOCÍNIO INDUTIVO Identificação de sequências lógicas e resoluções RACIOCÍNIO DEDUTIVO Utilização de lógica e implicações em um argumento VISUALIZAÇÃO ESPACIAL Imaginação acerca de objetos e posições MEMÓRIA Retenção e lembrança de experiências Estagio básico IV - Juliany Guimaraes

5 Estagio básico IV - Juliany Guimaraes
ALERTA Testes psicológicos = previsores válidos Impactos negativos sobre grupos étnicos Necessárias para o desempenho de tarefas padronizadas e não especializadas FÍSICAS FORÇA DINÂMICA Força muscular repentina e contínua, regularmente FORÇA no TRONCO Força muscular abdominal (predominantemente) FORÇA ESTÁTICA Força muscular em relação a objetos externos FORÇA EXPLOSIVA Máximo de energia em ações explosivas FLEXIB. EXTENSÃO Extensão dos músculos das costas e tronco ao máximo FLEXIB. DINÂMICA Movimentos de flexão rápidos e repetidos COORD. MOTORA Habilidade em coordenar movimentos simultâneos EQUILÍBRIO Equilíbrio em contraste com forças desequilibrantes RESISTÊNCIA Esforço máximo em grandes períodos de tempo TRABALHO E HABILIDADE HABILIDADES + REQUISITOS Adequação eficiente e eficaz Estagio básico IV - Juliany Guimaraes

6 valores SISTEMA DE VALORES CLASSIFICAÇÃO DOS VALORES
Crenças ou convicções básicas de que um modo específico de conduta é preferível a um modo oposto Metas transsituacionais desejáveis organizadas hierarquicamente que servem como princípios orientadores da vida da pessoa ou dos grupos (Tamayo, 1999) Servem como base para compreensão de atitudes CARACTERÍSTICAS DO VALORES Irracionalidade: Como os valores são programados cedo na vida do indivíduo, eles não são racionais. Hierarquia: Prioridades Sistema: Os valores estão relacionados entre si formando sistemas de valores que podem não ser harmônicos Intensidade (o quanto é importante?) SISTEMA DE VALORES Conteúdo (conduta importante) Julgamento (correto, bom, desejável) CLASSIFICAÇÃO DOS VALORES (Milton Rokeach e a RVS) VALORES TERMINAIS (metas atingidas ou a atingir) = vida confortável, vida emocionante, realização, paz no mundo, liberdade, felicidade, harmonia, reconhecimento social, sabedoria VALORES INSTRUMENTAIS (modos preferenciais de agir ou meio para adquirir valores terminais) = ambição, visão ampla, coragem, lógica, polidez, responsabilidade, autocontrole Estagio básico IV - Juliany Guimaraes

7 FONTES DOS VALORES: Exigências universais
Necessidades biológicas Necessidades sociais relativas à regulação das interações interpessoais Necessidades sócio-institucionais referentes à sobrevivência e bem-estar dos grupos. Toda predição do comportamento individual ou organizacional é probabilística, ela não é absoluta. Maior o conhecimento que nós temos dos valores da pessoa ou da organização mais precisa será a nossa predição VALORES E COMPORTAMENTO Uso de preservativo Consumo de drogas Orientação política Consumo de cerveja Comprometimento organizacional Civismo organizacional Satisfação no trabalho Estresse no trabalho Exaustão emocional Estagio básico IV - Juliany Guimaraes

8 VALORES DO TRABALHO DOMINANTES NA FORÇA DE TRABALHO ATUAL
= Ética Protestante VD da força de trabalho = trabalho árduo, conservadorismo, lealdade à organização = Existencialista VD da força de trabalho = qualidade de vida, inconformismo, busca de autonomia, lealdade a si mesmo = Pragmatismo VD da força de trabalho = sucesso, realização, ambição, trabalho árduo, lealdade à carreira = Nova Geração VD da força de trabalho = Flexibilidade, satisfação com o trabalho, lealdade aos comportamentos HOFSTEDE, G. e a Análise de Variação de Culturas (IBM em 40 países) 05 DIMENSÕES DE VALORES CULTURAIS DISTÂNCIA DO PODER INDIVIDUALISMO vs COLETIVISMO Refere-se à aceitação da distribuição e distância do PODER Modo de agir individual ou grupal da sociedade FUGA DE INCERTEZAS QUANTIDADE vs QUALIDADE DE VIDA Sentimento de ameaças por situações incertas e ambíguas Quantidade = busca pelo dinheiro, bens materiais e competitividade Qualidade = valorização de relacionamentos e sentimentos ORIENTAÇÃO A LONGO OU CURTO PRAZO Ênfase da sociedade quanto à preocupação com o futuro ou o respeito pelas tradições Estagio básico IV - Juliany Guimaraes

9 4 TIPOS MOTIVACIONAIS - ESTRUTURA
VALORES DO TRABALHO (TAMAYO, A.) princípios ou crenças relativos a comportamentos ou metas desejáveis, hierarquicamente organizados, que guiam as avaliações sobre os resultados e contexto do trabalho, bem como, a escolha de alternativas de trabalho. 4 TIPOS MOTIVACIONAIS - ESTRUTURA Extrínseco: refere-se a metas obtidas pelo conteúdo do próprio trabalho Intrínseco: refere-se a metas obtidas pelos resultados do trabalho Social: refere-se a busca de metas relacionais Prestígio: busca de poder e prestígio por meio do trabalho. ABERTURA VS CONSERVAÇÃO Realização no trabalho: está associado positivamente a Abertura a mudança, pois favoreceria a mudança por meio do trabalho autônomo e criativo. Estabilidade: está associado à busca de segurança e manutenção do status quo por meio do trabalho, como apresenta o conteúdo do fator Conservação AUTOTRANSCENDÊNCIA VS AUTOPROMOÇÃO Relações sociais: se associa positivamente a Autotranscendência, uma vez que, o trabalho proporcionaria atingir as metas de relacionamento social positivo favorecendo o bem-estar das pessoas próximas e da sociedade. Prestígio: possui uma relação com Auto-promoção já que proporciona o alcance das metas de sucesso pessoal e influência sobre os outros. Estagio básico IV - Juliany Guimaraes

10 ATITUDES TIPOS DE ATITUDES SATISFAÇÃO COM O TRABALHO
“O conhecimento dos valores de uma pessoa nos deveria permitir predizer como ela se comportará em situações experimentais e em situações da vida real” (Rokeach, 1973, p.122). ATITUDES Afirmações avaliadoras ou julgamentos que dizem respeito a objetos, pessoas ou eventos Refletem o sentimento de um indivíduo em relação a algo (p. ex.: Amo o meu trabalho / Odeio o que faço / Adoro as salas da UCG) TIPOS DE ATITUDES Cognitivo: refere-se a uma atitude que tem por base uma crítica ou opinião Afetivo: ligado a sentimentos e emoções Comportamental: intenção de comportar-se desta ou daquela maneira SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Atitude de um indivíduo em relação ao trabalho que realiza Se satisfeito com o trabalho, atitudes positivas Se insatisfeito com o trabalho, atitudes negativas SATISFAÇÃO e Absenteísmo – relação + negativa SATISFAÇÃO e Rotatividade – relação negativa Saída – demissão ou dispensa Comunicação – sugestões de melhoria, verbalização dos problemas\ Lealdade – espera passiva de melhoria das condições Negligência – deixar as coisas piorarem (retaliação, omissão, desídia, atrasos, faltas, aumento no índice de erros Estagio básico IV - Juliany Guimaraes


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