A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Música...3:50 https://www.youtube.com/watch?v=bvilIGnZgXo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Música...3:50 https://www.youtube.com/watch?v=bvilIGnZgXo"— Transcrição da apresentação:

1 Música...3:50 Trailer...2:27

2 Não tenho amigos, tenho família...

3 "See You Again" é uma canção do rapper estadunidense Wiz Khalifa com a participação do cantor compatriota Charlie Puth. Foi lançada em 17 de março de 2015 como single da banda sonora do filme estadunidense Velozes e Furiosos 7, pela editora discográfica Atlantic. Foi o single de tributo ao ator Paul Walker, que faleceu em novembro de 2013, em decorrência a um acidente de carro.

4 Ter amigos só traz benefícios. Quanto mais, melhor. Mas há um limite. Um estudo feito na Universidade de Oxford comparou o tamanho do cérebro humano, mais precisamente do neocórtex (área responsável pelo pensamento consciente), com o de outros primatas. Ele cruzou essas informações com dados sobre a organização social de cada uma das espécies ao longo do tempo. E chegou a uma conclusão reveladora: 150 é o máximo de amigos que uma pessoa consegue ter ao mesmo tempo. 

5 Para que você mantenha uma amizade com alguém, precisa memorizar informações sobre aquela pessoa (desde o nome até detalhes da personalidade dela), que serão acionadas quando vocês interagirem. Por algum motivo, o cérebro não comporta dados sobre mais de 150 pessoas. Os relacionamentos que extrapolam esse número são inevitavelmente mais casuais. Não são amizade. Outros pesquisadores foram além e constataram que, dentro desse grupo de 150, há uma série de círculos concêntricos de amizade: 5, 15, 50 e 150 pessoas...

6 Do peito 5 amigos - São os íntimos, com quem você mais fala - e não hesitaria em ligar de madrugada ou pedir dinheiro emprestado. Para Aristóteles, 5 era o número máximo de amigos verdadeiros. Grupo de empatia 15 amigos - São pessoas bastante importantes para você - se alguma delas morresse amanhã, você ficaria muito triste. Este grupo pode incluir gente do trabalho ou amigos de amigos. Número típico  50 amigos - É o número de amizades mantidas pela maioria das pessoas, e também o tamanho médio dos agrupamentos humanos primitivos (como bandos de caça).  Limite 150 amigos - Máximo que o cérebro consegue administrar ao mesmo tempo. São as pessoas cujos nomes, rostos e características você consegue memorizar e acionar caso seja necessário.

7 Os amigos são um dos principais indicadores de bem-estar na vida social das pessoas. Da mesma forma que em outras áreas, a internet também inovou as maneiras de vivenciar a amizade. Da leitura do infográfico, depreendem-se dois tipos de amizade virtual, a simétrica e a assimétrica, ambas com seus prós e contras.

8

9 O assunto é “enemente” interessante...

10 d. (Enem 2011) Os amigos são um dos principais indicadores de bem-estar na vida social das pessoas. Da mesma forma que em outras áreas, a internet também inovou as maneiras de vivenciar a amizade. Da leitura do infográfico, depreendem-se dois tipos de amizade virtual, a simétrica e a assimétrica, ambas com seus prós e contras. Enquanto a primeira baseia na relação de reciprocidade, a segunda a) reduz o número de amigos virtuais, ao limitar o acesso à rede. b) parte do anonimato obrigatório para se difundir. c) reforça a configuração de laços mais profundos de amizade. d) facilita a interação entre pessoas em virtude de interesses comuns. e) tem a responsabilidade de promover a proximidade física.

11 Para Calos Drummond de Andrade:
A amizade, muitas vezes, depende das “ideologias” que compartilhamos e rejeitamos... Para Calos Drummond de Andrade: “Em geral, não se pedem companheiros, mas cúmplices. E este é o risco da convivência ideológica”.

12 Ideologia, apesar de possuir diferentes significados
Ideologia, apesar de possuir diferentes significados. Pode ser dividida em duas concepções: a neutra e a crítica. Neutro=> conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Crítica => instrumento de dominação que age por meio de convencimento (sem força física) mas, alienando a consciência humana.

13 Entre os principais pensadores...
(CHAUÍ, M. O que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense, Cf. ARANHA, M. ARRUDA, M. Filosofando, São Paulo: Moderna, 2003.) A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras e preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera da produção. O que nos resta “Correr ou morrer” no “labirinto” e aceitar ou reconhecer quando e quem pode mudar as “regras”...Trailer 2:00

14 ... Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado. É uma verdadeira e constante “Prova de fogo”, pois a ideologia é uma forma de compreender a realidade e de se relacionar com ela. Ainda que haja um elemento de ocultação da realidade, não podemos compreender a ideologia como uma mera “mentira”. Segundo a análise marxista, ela é fruto das relações materiais de produção da existência, “parece” não surgir da intenção racional da classe dominante subjugar a classe dominada, mas das próprias relações que se estabelecem entre elas. Como na 2º parte... Trailer...1:56

15 c) Mantém a dominação de uma classe sobre a outra.
(Unimontes) A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras e preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera da produção. Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado. (CHAUÍ, M. O que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense, Cf. ARANHA, M.ARRUDA, M. Filosofando, São Paulo: Moderna, 2003.)  Das alternativas a seguir, qual não apresenta características fundamentais da ideologia? a) Assegura a coesão social e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da vontade de Deus ou do dever moral. b) É uma mentira que os indivíduos da classe dominante inventam para subjugar os da classe dominada c) Mantém a dominação de uma classe sobre a outra. d) Constitui um corpo sistemático de representações que nos “ensinam” a pensar e de normas que nos “ensinam” a agir. R:B

16 4. (Uem 2012) “A ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas são inferiores aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc.”  (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, p.218.).  Sobre as formas da ideologia, assinale o que for correto. 01) Direitos das minorias, como movimento dos sem-terra, associações de moradores etc., são direitos individuais e, por isso, não devem ser contemplados pelas políticas públicas. 02) A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de diferenças naturais entre os seres humanos. 04) A diferença entre ideologia e senso comum é que a primeira representa uma prática das elites sociais, intelectuais e econômicas, e o segundo representa as classes mais pobres e desfavorecidas. 08) Pelo seu estatuto de neutralidade e acuidade científica, a filosofia não é ideológica, apenas analítica, sem tomar partido de classes sociais e de classes políticas. 16) Podem-se associar religião, alienação e ideologia, já que são práticas que podem funcionar como modelos de ação acríticos. Resp.=>

17 4. (Uem 2012) “A ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas são inferiores aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc.”  (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, p.218.).  Sobre as formas da ideologia, assinale o que for correto. 01) Direitos das minorias, como movimento dos sem-terra, associações de moradores etc., são direitos individuais e, por isso, não devem ser contemplados pelas políticas públicas. 02) A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de diferenças naturais entre os seres humanos. 04) A diferença entre ideologia e senso comum é que a primeira representa uma prática das elites sociais, intelectuais e econômicas, e o segundo representa as classes mais pobres e desfavorecidas. Ambas perpassam todas as classes 08) Pelo seu estatuto de neutralidade e acuidade científica, a filosofia não é ideológica, apenas analítica, sem tomar partido de classes sociais e de classes políticas. 16) Podem-se associar religião, alienação e ideologia, já que são práticas que podem funcionar como modelos de ação acríticos.

18 Campanha...Entendendo Ideologia de Gênero em... 2 minutos...
Atualmente, um dos tipos de “ideologia” mais polemizadas é a de “gênero”... Campanha...Entendendo Ideologia de Gênero em... 2 minutos...

19 A briga está sobre os “Planos de educação”...

20 http://www1. folha. uol. com
Por pressão, planos de educação que traçam diretrizes para o ensino nos próximos dez anos, de 8 Estados excluem 'ideologia de gênero‘

21

22 Também em Campo Grande (24jun2015)...3:45

23 http://www. portaldafamilia
Um dos precursores da teoria da ideologia de gênero foi John William Money ( ). Psicólogo da Jonhs Hopkins University de Baltimore, sexologista e autor de livros, especializado em pesquisas sobre identidade sexual, mudança de sexo e biologia do gênero. Ele acreditava que não era tanto a biologia que determinava se somos homens ou mulheres, mas a maneira como somos criados, e já a partir da década de sessenta tinha pretendido demonstrar que a sexualidade depende mais da educação do que dos genes. Dr. John Money ficou famoso devido a polêmica em torno de dois bebês gêmeos: Bruce(Brenda) e Brian Reimer... 2:00 Música...3:50


Carregar ppt "Música...3:50 https://www.youtube.com/watch?v=bvilIGnZgXo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google