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Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos

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Apresentação em tema: "Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
NBR ISO/IEC 17025:

2 Análise crítica de pedidos, propostas e contratos :
NBR 4.4.1 Análise crítica de pedidos, propostas e contratos : O Laboratório deve estabelecer e manter procedimentos para a análise crítica dos pedidos, propostas e contratos. As análises críticas que originem um contrato, devem garantir que : Os requisitos, inclusive os métodos a serem utilizados, sejam adequadamente definidos, documentados e entendidos; O laboratório tenha capacidade e recursos para atender aos requisitos; Seja selecionado o método de ensaio e/ou calibração apropriado e capaz de atender aos requisitos dos clientes; Quaisquer diferenças entre o pedido ou a proposta e o contrato devem ser resolvidas antes do início dos trabalhos. Cada contrato deve ser aceito pelo laboratório e pelo cliente.

3 Análise crítica de pedidos, propostas e contratos :
NBR 4.4.2 Análise crítica de pedidos, propostas e contratos : Manter registros das análises críticas, incluindo quaisquer modificações significativas e discussões pertinentes com o cliente, relacionadas aos seus requisitos ou aos resultados do trabalho durante o período de execução do contrato.

4 Análise crítica de pedidos, propostas e contratos :
NBR 4.4.2 Análise crítica de pedidos, propostas e contratos : NOTAS : No caso de tarefas simples ou de rotinas, considera-se adequado o registro da data e da identificação do responsável pela realização do trabalho contratado. No caso de atividades de rotina repetidas, a análise crítica só precisa ser feita no estágio inicial do pedido de informação ou na aprovação do contrato. Convém registros mais detalhados para ensaios e/ou calibrações novas, complexas ou avançadas.

5 Análise crítica de pedidos, propostas e contratos :
NBR / / 4.4.5 Análise crítica de pedidos, propostas e contratos : A análise crítica deve cobrir qualquer atividade que venha a ser subcontratada. Informar ao cliente qualquer desvio ao contrato. Se um contrato sofrer modificações depois do início dos trabalhos, repetir todo o processo de análise crítica e qualquer emenda deve ser comunicada a todo o pessoal afetado.

6 Subcontratação de Ensaios e Calibrações
NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:

7 A subcontratação ocorre :
Razões imprevistas De forma contínua A subcontratação ocorre : Um subcontratado competente é aquele que atende esta norma. NBR 4.5.1 Informar por escrito. Obter aprovação quando apropriado. O Cliente NBR 4.5.2

8 O trabalho subcontratado
Responsabilidade do laboratório. Exceto quando especificado pelo cliente ou autoridade regulamentadora. O trabalho subcontratado NBR 4.5.3 Manter cadastro Ter registro da evidência do atendimento da norma. NBR 4.5.4 Subcontratado

9 Na DICLA existem 2 tipos:
Laboratórios de Referência e Consultores Laboratórios de Apoio Procedimento para avaliação e seleção. Assegurar sua competência Monitorar a sua qualidade Competência NIT

10 Lab. Referência/ Apoio NIT 6.4.1.3
Registro dos laboratórios que utiliza Registro das amostras ensaiadas. Disponibilizar nome e endereço ao paciente. Reter cópia do relatório do subcontratado. NIT Lab. Referência/ Apoio

11 Responsabilidade do laboratório
NIT Relatar os resultados e as constatações ao paciente. Laudo com todos os elementos essenciais dos resultados, sem alterações que afetem sua interpretação clínica.

12 Aquisição de Serviços e Suprimentos
NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:

13 Recebimento de materiais
Política e procedimentos para seleção e compra. Procedimento para compra, recebimento e armazenamento. NBR 4.6.1 Aquisição Inspeção/verificação antes do uso. Manter registro. NBR 4.6.2 Recebimento de materiais

14 Documentos de aquisição
Descrição dos serviços e suprimentos: Tipo, classe, desenho, dados técnicos Conteúdo técnico analisado e aprovado. NBR 4.6.3 Documentos de aquisição Avaliar os fornecedores Manter registro destas avaliações e Lista dos aprovados NBR 4.6.4 Fornecedores

15 Atendimento ao Cliente
NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:

16 Atendimento ao Cliente:
...deve oferecer cooperação aos clientes ou a seus representantes... Monitorar o desempenho em relação ao trabalho realizado (pesquisa de satisfação, por exemplo...). Confidencialidade em relação a outros clientes.

17 Atendimento ao Cliente:
Obs.: Informações para escolha de exames e uso dos serviços, incluindo freqüência de repetição e tipo de amostra necessária; Política e procedimento para solucionar as reclamações recebidas de clientes ou de outras partes; Manter registros: Reclamações, investigações e ações corretivas.

18 Reclamações NBR ISO/IEC 17025: 2001 - 4.8
INMETRO NIT DICLA 083:

19 Reclamações : O Laboratório deve ter uma política e procedimento para solucionar as reclamações recebidas Devem ser mantidos REGISTROS de todas as reclamações, das investigações e ações corretivas implementadas pelo laboratório.

20 Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não-conforme
NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:

21 NBR 4.9.1 DICLA 6.6.1 Ter política e procedimentos para tratar qualquer aspecto de seu trabalho ou resultados que não estiverem em conformidade, e devem garantir que: a) Sejam designadas as responsabilidades e autoridades pelo gerenciamento e tomada de ações; b) Seja feita a avaliação da importância do TNC; c) Ações corretivas sejam tomadas imediatamente, e decisão sobre a aceitação do TNC; d) O cliente seja notificado e o trabalho seja cancelado (se necessário); e) Seja definida a responsabilidade pela retomada do trabalho.

22 Ter política e procedimentos e garantir que:
DICLA 6.6.1 Ter política e procedimentos e garantir que: c) Seja considerado o significado médico dos exames não-conforme; d) Sejam interrompidos os exames e os relatórios retidos (se necessário); e) Os resultados de exames não-conformes já liberados sejam recolhidos; f) Seja definida a responsabilidade pela retomada do trabalho; g) Seja documentado e registrado cada episódio da não-conformidade.

23 Estes eventos devem ser registrados.
NBR 4.9.2 DICLA 6.6.2 Quando a avaliação indicar que um TNC pode se repetir ou existir dúvida sobre a conformidade do laboratório, seguir procedimentos dados em 4.10 e DICLA 6.8 e 6.9. DICLA 6.6.3 O Laboratório deve definir e implementar procedimentos para liberação dos resultados no caso de não conformidade, incluindo a análise crítica de tais resultados. Estes eventos devem ser registrados.


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