A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS"— Transcrição da apresentação:

1 VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
A variação das formas da linguagem sistemática e coerentemente. Uma nação apresenta diversos traços de identificação, e um deles é a língua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação em que um indivíduo se manifesta verbalmente.

2 Idioletos, isto é, uma variação particular a uma certa pessoa;
Conceito: variedade é um conceito maior do que estilo de prosa ou estilo de linguagem. Alguns escritores de sociolinguística usam o termo leto, para definir determinado processo de criação de palavras e termos específicos. São exemplos dessas variações: Dialetos (variação diatópica) – são variações faladas por comunidades geograficamente definidas; Socioletos – é a variante de uma língua falada por um grupo social, uma classe social ou subcultura; Idioletos, isto é, uma variação particular a uma certa pessoa;

3 Diátipos – são variações determinadas pelo seu propósito social
Diátipos – são variações determinadas pelo seu propósito social. Ou seja, o vocabulário especializado e/ou a gramática de certas atividades ou profissões; Etnoletos – é uma variação de uma linguagem falada por uma certa etnia/subgrupo cultural e serve como uma marca diferenciadora de identidade social; Ecoletos, Um é uma variedade linguística única em uma casa ( quando outros familiares adotam as palavras e frases únicas daquele indivíduo, que são usadas por casas ao redor ou pela comunidade em geral)

4 Variações como dialetos, idioletos e socioletos podem ser distinguidos não apenas por seu vocabulário, mas também por diferenças na gramática, na fonologia e na versificação. Exemplo: o sotaque de algumas palavras têm formas diferentes em muitos dialetos. (Exemplo: Aipim, macaxeira e mandioca.)

5 Tipologia e gêneroS textuais
Tipologia Textual Quando falamos em tipos de textos, normalmente nos limitamos a tripartição, sob o enfoque tradicional: Descrição, Narração e Dissertação. Vamos um pouco mais além no intuito de conhecer um pouco mais sobre este assunto.

6 Texto Descritivo A descrição usa um tipo de texto em que se faz um retrato falado de uma pessoa, animal, objeto ou lugar, a classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora, dando ao leitor uma grande riqueza de detalhes. A descrição, ao contrário da narração, não supõe ação. É estrutura pictórica, em que os aspectos sensoriais predominam. Assim como o pintor capta o mundo exterior ou interior em suas telas, o autor de uma descrição focaliza cenas ou imagens, conforme o permita sua sensibilidade. Quanto à descrição de pessoas, podemos atribuir-lhe características físicas ou psicológicas.

7 Texto Narrativo Esta é uma modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou real, ocorrido num determinado tempo e lugar envolvendo certos personagens. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Em gera, narrativa se desenvolve na prosa. O narrar surge da busca de transmitir, de comunicar qualquer acontecimento ou situação. A narração em primeira pessoa pressupõe a participação do narrador (narrador personagem) e em terceira pessoa mostra o que ele viu ou ouviu (narrador observador). Na narração encontramos ainda os personagens (principais ou secundários), o espaço (cenário) e o tempo da narrativa.

8 Texto Dissertativo Nesse tipo de texto há posicionamentos pessoais e exposição de idéias. Tem por base a argumentação, apresentada de forma lógica e coerente a fim de defender um ponto de vista. Assim, a dissertação consiste na ordenação e exposição de um determinado assunto. É a nossa conhecida “redação’’ de cada dia. É a modalidade mais exigida nos concursos, já que exige dos candidatos um conhecimento de leitura do mundo, como também um bom domínio da norma culta. Está estruturada basicamente assim: Idéia principal (introdução) Desenvolvimento (argumentos e aspectos que o tema envolve) Conclusão (síntese da posição assumida)

9 Texto Injuntivo Este tipo de texto indica como realizar uma determinada ação. Ele normalmente pede, manda ou aconselha. Utiliza linguagem direta, objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo. Bons exemplos deste tipo de texto são as receitas de culinária, os manuais, receitas médicas, editais, etc.

10 Texto Expositivo Apresenta informações sobre assuntos, expõe ideias, explica, avalia e reflete (analisa ideias). O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. Ex: aula, relato de experiências, etc..

11 Muitos confundem os tipos de texto com os gêneros.
Tipos de texto – funcionam como modos de organização, sendo limitados (estrutura estilística). Gêneros textuais – são chamados textos materializados, encontrados em nosso cotidiano. Eles são muitos, apresentando características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição conteúdo a canal. Assim, quando se escreve um bilhete ou uma carta, quando se envia ou recebe um ou usamos o Orkut ou MSN, estamos utilizando diversos gêneros textuais.

12 Tipos Textuais Descrição Narração Dissertação Exposição Injunção

13 Gêneros Textuais Aulas Bilhete Reuniões Carta pessoal, comercial Entrevistas Diário, agenda, anotações Piadas Cardápio Romance Horóscopo Blog, , Orkut, Telegrama, telefonema Lista de compras, etc


Carregar ppt "VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google