A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO (FIFA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO (FIFA)"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO (FIFA)

2 Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira
Nome: Danielle Martins Dias, Victor Massayuki Ferreira Sumida e Gabrielle Angel Leiko Rezende Nakashima N°: 06, 35 e 13. Série: 3° ano “A” Ensino Medio Discplina: Geografia Professora: Wanda Turini Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro - MS

3 Historia A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato.

4 1° COPA DO MUNDO (1930) Realizada no Uruguai. Países participantes: 13
Campeão: Uruguai Vice – campeão: Argentina Artilheiro com 8 gols: Stabile da Argentina.

5 A escolha do Uruguai para sediar a primeira Copa do Mundo da FIFA foi feita em meio a uma grave crise econômica na Europa. Para participarem de um torneio do outro lado do mundo, as seleções europeias teriam de realizar uma longa viagem transatlântica. Além disso, alguns clubes ficariam dois meses sem os seus principais jogadores — um problema que ainda dá o que falar hoje em dia. A primeira Copa do Mundo da FIFA foi organizada de uma forma diferente da atual. Sem eliminatórias, 13 seleções foram convidadas, e o sorteio final só foi feito depois de elas chegarem ao Uruguai. A França derrotou o México por 4 a 1 na partida de abertura, mas foram duas seleções sul-americanas que fizeram a final. Após chegar ao intervalo perdendo por 2 a 1 para a rival Argentina, o Uruguai virou o jogo e venceu por 4 a 2, conquistando o troféu projetado pelo escultor francês Abel Lafleur.

6 2° COPA DO MUNDO (1934) Realizada na Itália. Países participantes: 16
Campeão: Itália Vice – campeão: Tchecoslovaquia Artilheiro com 3 gols: Conen da Alemanha Schiavio da Itália Nejedly da Tchecoslovaquia

7 Em 1934, a Itália escreveu um novo capítulo da história da Copa do Mundo da FIFA ao conquistar o título mundial em casa. O torneio foi bem maior que o disputado no Uruguai em 1930, com oito sedes em vez de uma. Além disso, ouvintes em 12 países participantes receberam transmissões ao vivo pelo rádio. A principal semelhança foi o fato de os donos da casa terem ficado com o troféu. Com gols de Raimondo Orsi e Angelo Schiavio, a seleção comandada por Vittorio Pozzo superou uma desvantagem inicial para vencer a Tchecoslováquia por 2 a 1 na final em Roma. Depois do sucesso da primeira Copa do Mundo da FIFA, as 32 seleções interessadas tiveram de disputar fases eliminatórias para reduzir o número de participantes a 16. Em uma ocasião que não voltaria a ser repetida, a anfitriã Itália teve de se classificar para o seu próprio torneio ao derrotar a Grécia. O México também contribuiu com um fato inédito e inesperado ao viajar para a Itália, mas sem disputar nenhuma partida da competição. A seleção mexicana tinha garantido a vaga regional ao derrotar Cuba, mas os Estados Unidos decidiram participar em cima da hora. As duas seleções tiveram de fazer uma partida em Roma para disputar a vaga que estava destinada ao México. Os americanos venceram por 4 a 2, e os vizinhos norte-americanos tiveram o azar de voltar para casa sem nem terem estreado.

8 3° COPA DO MUNDO (1938) Realizada na França. Países participantes: 16
Campeão: Itália Vice – campeão: Hungria Artilheiro com 8 gols: Leônidas do Brasil

9 Com as nuvens da guerra fechando o tempo sobre a Europa, a terceira Copa do Mundo da FIFA aconteceu em meio a muita tensão. Mesmo assim, o futebol proporcionou momentos de alegria aos torcedores em um festival que durou 15 dias. O Brasil encantou o mundo com um estilo exuberante, mas foi a Itália que se sagrou campeã graças à sua força e regularidade. Além do técnico Vittorio Pozzo, somente quatro campeões mundiais em voltaram a defender a Itália na competição em solo francês. Dois deles, os meio- campistas Giuseppe Meazza e Giovanni Ferrari, tiveram participações decisivas ao lado do atacante Silvio Piola, que marcou dois gols na vitória por 4 a 2 sobre a Hungria na decisão. Com o resultado, a Itália foi a primeira seleção da história a conquistar um bicampeonato consecutivo da Copa do Mundo da FIFA, feito que só viria a ser igualado pelo Brasil 28 anos depois. A competição em 1938 foi o último grande evento esportivo antes da guerra no ano seguinte. A Espanha já sofria com a guerra civil e não pôde viajar até a vizinha França. Já a anexação da Áustria pela Alemanha reduziu o número de participantes de 16 para 15. Na verdade, diversos jogadores austríacos apareceram na seleção alemã. Entre os sul-americanos, a Argentina (que queria ter feito o torneio em casa) e o Uruguai resolveram não participar, enquanto o Brasil viajou à Europa para fazer em uma encharcada Estrasburgo um dos jogos mais emocionantes de toda a história da Copa do Mundo da FIFA

10 4° COPA DO MUNDO (1950) Realizada na Brasil. Países participantes: 16
Campeão: Uruguai Vice – campeão: Brasil Artilheiro com 9 gols: Ademir de Menezes do Brasil.

11 Durante a década de 1940 não foram realizadas as duas copas planejadas em função da tragédia resultante do desenrolar da Segunda Guerra Mundial. O Brasil construiu o maior estádio de futebol do planeta para sediar a Copa do Mundo da FIFA 1950, mas a esperança de consagrar o gigantesco Maracanã com o primeiro título mundial foi destruída após uma das maiores surpresas da história da competição. A Copa do Mundo da FIFA 1950 não teve final, pois foi decidida em um quadrangular. Mesmo assim, Brasil e Uruguai fizeram justamente na última rodada da fase final a partida que decidiu o torneio. Precisando de somente um empate, a seleção brasileira abriu o marcador com Friaça aos dois minutos do segundo tempo, mas o Uruguai conseguiu a virada com gols de Juan Schiaffino e Alcides Ghiggia. Um silêncio ensurdecedor de 200 mil vozes foi ouvido no Maracanã, e o pequeno país vizinho comemorou no Brasil o seu segundo título mundial. O Uruguai, campeão mundial em 1930, só precisou disputar uma partida (goleou a Bolívia por 8 a 0) para chegar ao quadrangular final. Na fase decisiva, o selecionado saiu perdendo todas as três partidas, mas conseguiu na última a virada que entrou para a história como o Maracanazo. A competição no Brasil foi a primeira Copa do Mundo da FIFA após a Segunda Guerra Mundial. Durante todo o conflito, o cobiçado troféu ficara escondido em uma caixa de sapatos sob a cama do italiano Ottorino Barassi, vice-presidente da FIFA. Com o retorno da paz, ele ganhou o nome de Taça Jules Rimet para comemorar o renascimento da competição.

12 5° COPA DO MUNDO (1954) Realizada na França. Países participantes: 16
Campeão: Alemanha Ocidental Vice – campeão: Hungria Artilheiro com 11 gols: Kocsis da Hungria

13 Quatro anos depois de o Uruguai silenciar o Maracanã, outra surpresa marcou a decisão da Copa do Mundo da FIFA A Alemanha Ocidental conquistou o título mundial na Suíça, encerrando os 31 jogos de invencibilidade da fortíssima seleção húngara em uma final que ficou marcada como o "milagre de Berna". Foi um feito tão impressionante quanto a dimensão dos Alpes Suíços. Os alemães se recuperaram de uma desvantagem de dois gols para fazerem 3 a 2 na Hungria, que havia vencido o confronto entre os dois países na primeira fase por 8 a 3. Jules Rimet, que deixava a presidência da FIFA, entregou o troféu com o seu nome a Fritz Walter, e o mundo do futebol aprendeu uma nova e importante lição: nunca, jamais descarte os alemães.

14 6° COPA DO MUNDO (1958) Realizada na Suécia. Países participantes: 16
Campeão: Brasil Vice – campeão: Suécia Artilheiro com 13 gols: Just Fontaine da França

15 Os dias longos e ensolarados do verão sueco formaram o cenário dourado do primeiro triunfo do Brasil na Copa do Mundo da FIFA em 1958, mesmo ano em que um jovem jogador de 17 anos chamado Pelé anunciou a sua presença aos admiradores do futebol espalhados pelo planeta. Com uma nova organização tática e dois gênios no ataque, Pelé e Garrincha, o Brasil derrotou a Suécia por 5 a 2 na final disputada no Estádio Rasunda e se tornou o primeiro país a erguer a taça em outro continente. Mas os brasileiros não foram os únicos heróis do torneio. Artilheiro do Mundial com 13 gols em seis jogos, o atacante francês Just Fontaine estabeleceu um recorde que permanece até hoje, e ainda ajudou seu país a conquistar a terceira colocação. Nada mal para um jogador que só foi escalado devido à lesão do titular René Bliard. Sob o comando do técnico Vicente Feola, a seleção brasileira não tinha deixado pedra sobre pedra durante a preparação para o desafio de finalmente chegar ao topo do mundo. Após três meses de treinamento intensivo, os brasileiros excursionaram pela Europa antes de chegarem à Suécia com uma grande delegação, da qual fazia parte até mesmo um psicólogo. Feola montou um inovador sistema 4-2-4, mas só escalou Pelé e Garrincha na última partida da fase de grupos, contra a União Soviética. Com Pelé fazendo companhia a Vavá no ataque e Garrincha atuando pelo flanco, o Brasil venceu os soviéticos por 2 a 0 e garantiu a primeira colocação.

16 7° COPA DO MUNDO (1962) Realizada na Chile. Países participantes: 16
Campeão: Brasil Vice – campeão: Tchecoslováquia Artilheiro com 13 gols: Jerkovic da Loguslávia

17 A Copa do Mundo FIFA de 1962 foi a sétima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 30 de maioaté 17 de junho. O evento foi sediado no Chile, tendo partidas realizadas nas cidades de Arica, Rancagua, Viña del Mar e Santiago. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 10 delas europeias (União Soviética, Iugoslávia, Alemanha Ocidental, Itália, Suíça,Tchecoslováquia, Espanha, Hungria,Inglaterra e Bulgári a) e 6 americanas (Chile, Brasil, Uruguai, Argentina,Colômbia e México). A grande campeã desta copa foi aSeleção Brasileira de Futebol que, como campeã da Copa anterior de 1958, não havia participado das eliminatórias pois já tinha vaga garantida. A seleção contou com muitos jogadores da Copa da Suécia, como Gilmar, Djalma Santos,Nílton Santos, Didi, Zagallo, Vavá, Pepe,Zito, Garrincha e Pelé. Na primeira partida do Brasil, o jogador Pelé, que neste ano viria a ser campeão mundialpelo Santos FC, marcou seu primeiro gol, mas se contundiu, não podendo continuar no campeonato; a partir deste ocorrido, muitos dizem que esta foi a "Copa de Garrincha", considerado pela maioria como o melhor jogador da Copa e o principal responsável pela conquista brasileira.

18 8° COPA DO MUNDO (1966) Realizada na Inglaterra.
Países participantes: 16 Campeão: Inglaterra Vice – campeão: Alemanha Ocidental Artilheiro com 9 gols: Eusébio de Portugal

19 A Copa do Mundo FIFA de 1966 foi a oitava edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 11 de julhoaté 30 de julho de O evento foi sediado na Inglaterra, tendo partidas realizadas nas cidades de Birmingham,Liverpool, Londres, Manchester,Middlesbrough, Sheffiel d e Sunderland. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 10 delas europeias (Inglaterra, Itália, Alemanha Ocidental, Hungria, Suíça, Portugal,França, União Soviética, Bulgária eEspanha), 5 americanas (Brasil,Argentina, Chile, Uruguai e México) e 1 asiática (Coreia do Norte). A Inglaterra foi escolhida como anfitriã pela FIFA em agosto de 1960 para celebrar o centenário da The Football Association, a mais antiga associação de futebol do mundo, que ocorreu em Uma revelação da Copa foi a seleção de Portugal que, comandada pelo atacante Eusébio, realizou uma performance invicta na fase de grupos, bateu a Coreia do Norte nas quartas-de-final em uma partida em que os norte-coreanos abriram 3 a 0 e a seleção portuguesa, com quatro gols do "Pantera Negra" virou para 5 x 3, e foram derrotadas pela Inglaterra na semifinal. Na disputa do terceiro lugar, ainda venceram a União Soviética, equipe que se mostrara forte todo o campeonato. Eusébio terminou por ser artilheiro, com 9 gols marcados.

20 9° COPA DO MUNDO (1970) Realizada no México Países participantes: 16
Campeão: Brasil Vice – campeão: Itália Artilheiro com 10 gols: Gerd Müller da Alemanha

21 A Copa do Mundo de 1970 foi a nona edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de31 de maio até 21 de junho. O evento foi sediado no México, tendo partidas realizadas nas cidades de Guadalajara, León,Cidade do México, Puebla, Toluca. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 9 delas europeias (União Soviética, Bélgica, Itália, Suécia,Inglaterra, Romênia,Tchecoslováquia, Alemanha Ocidental e Bulgária), 5 americanas (México, El Salvador,Uruguai, Brasil e Peru), 1 asiática (Israel) e 1 africana (Marrocos). Nas semifinais desta Copa, ocorreu o chamado jogo do século, disputado entre as equipes da Alemanha Ocidental e da Itália. A partida permanecia 1 a 0 para a Itália até os 90 minutos, quando Karl-Heinz Schnellingerempatou a partida e levou a decisão para a prorrogação. Nessa prorrogação, ambas as seleções protagonizaram uma sucessão de viradas de placar até que a Itália firmou a vitória em 4 a 3. A final da Copa do Mundo FIFA de 1970 foi disputada pelo Brasil, que havia eliminado o Uruguai e o Peru; e a Itália, que eliminara a Alemanha Ocidental e o México. A partida foi realizada em 21 de junho no Estádio Azteca na Cidade do México, com um público estimado em pessoas. Sob o apito do árbitro alemão Rudolf Gloeckner, o primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1. Ao final dos 90 minutos, o placar era de 4 a 1 para a equipe brasileira. O título serviu de propaganda política, quando o país estava no auge da ditadura militar brasileira. Este título também pôs o Brasil como a primeira seleção a ser tricampeã, confirmando a superioridade brasileira em relação ao futebol mundial. O capitão Carlos Alberto Torres levantou a Taça Jules Rimet entregue pela última vez em Copas, agora em caráter definitivo.

22 10° COPA DO MUNDO (1974) Realizada na Alemanha
Países participantes: 16 Campeão: Alemanha Ocidental Vice – campeão: Holanda Artilheiro com 7 gols: Lato da Polônia

23 A Copa do Mundo FIFA de 1974 foi a décima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 13 de junhoaté 7 de julho de 1974. O evento foi sediado na Alemanha Ocidental, tendo partidas realizadas nas cidades de Hamburg, Hanover,Gelsenkirchen, Dortmund, Düsseldorf,Frankfurt, Berlim Ocidental, Munique eStuttgart. quinze seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 9 delas europeias (Alemanha, Iugoslava,Escócia, Holanda, Suécia, Bulgária,Polônia e Itália), 5 americanas (Chile,Brasil, Uruguai, Argentina e Haiti), 1 africana (Zaire) e 1 oceânica (Austrália). As seleções da Alemanha Oriental, da Austrália, do Haiti e do Zaire faziam sua primeira participação na competição. A final da Copa do Mundo FIFA de 1974 foi disputada pela Holanda, que havia eliminado a Argentina, a Alemanha Oriental e o Brasil; e a, que havia eliminado a Iugoslávia, a Suécia e a Polônia. A partida foi realizada em 7 de julho às 16h, no Estádio Olímpico de Munique, com um público estimado em pessoas. Sob o apito do árbitro inglês Jack Taylor, Johan Neeskens abriu o placar de pênalti, mas a Alemanha Ocidental virou placar, terminando a partida em 2 a 1. O capitão e melhor jogador alemão Franz Beckenbauer levantou a taça do segundo título da Alemanha Ocidental.

24 11° COPA DO MUNDO (1978) Realizada na Argentina
Países participantes: 16 Campeão: Argentina Vice – campeão: Holanda Artilheiro com 6 gols: Kempes de Argentina

25 A Copa do Mundo FIFA de 1978foi a 11ª Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 16 países. 7 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na Argentina. Foi uma copa cercada de polêmicas. Muito se deveu ao clima político vivido na Argentina. O país vivia uma brutal ditadura imposta pelos militares, que viram na organização do torneio a oportunidade ideal para popularizar o regime e promover a distração nacional dos problemas políticos e econômicos. Uma autêntica política de "pão e circo". Na grande final, num Estádio Monumental de Nuñez lotado, os donos da casa queriam a revanche de 1974 e o título em 78! A Argentina pressiona e Mario Kempes abre o placar. Os holandeses empatam com um belo gol de cabeça de Dirk Nanninga. Aos 45 do segundo tempo, um susto para os argentinos: Rensenbrink acerta a trave de Fillol, para alívio geral nas arquibancadas. Na prorrogação, a Argentina atropela os Laranjas com dois gols - Kempes, de novo, e Bertoni, vingando a derrota de 4 x 0 sofrida na Copa de 74. Para encerrar o controvertido certame, o emblemático Coutinho, treinador da seleção brasileira, soltou mais um de seus malabarismos linguísticos: "Nós somos os campeões morais desta Copa!". Todavia, o título real ficou mesmo com a Argentina.

26 12° COPA DO MUNDO (1982) Realizada na Espanha Países participantes: 24
Campeão: Itália Vice – campeão: Alemanha Ocidental Artilheiro com 6 gols: Paolo Rossi da Itália

27 A Copa do Mundo FIFA de 1982 foi a 12ª edição das copas do mundo FIFA
A Copa do Mundo FIFA de 1982 foi a 12ª edição das copas do mundo FIFA. Foi a primeira a contar com 24 seleções, entre elas várias estreantes. No total, 105 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu naEspanha. A seleção brasileira, comandada porTelê Santana, foi um dos destaques da copa, com jogadores como Leandro,Júnior, Toninho Cerezo, Paulo Roberto Falcão, Zico, Sócrates e Éder e com um futebol ofensivo e vistoso.

28 13° COPA DO MUNDO (1986) Realizada no México Países participantes: 24
Campeão: Argentina Vice – campeão: Alemanha Artilheiro com 6 gols: Lineker da Inglaterra

29 A Copa do Mundo FIFA de 1986 foi a 13ª Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 24 países divididos em seis grupos de quatro. De cada grupo os 2 primeiros colocados se classificavam diretamente para as Oitavas de Final. Para completar as 16 seleções classificadas, os 4 terceiros colocados de melhor campanha conquistavam a vaga por índice técnico. No total 113 países participaram das eliminatórias. A Copa de 1986 seria disputada naColômbia. Porém, os graves problemas econômicos deste país impediram os colombianos de serem os anfitriões do torneio. A FIFA ofereceu a Copa para oBrasil[1], os Estados Unidos e oCanadá em 1982, mas os governos destes três países recusaram. Então a Copa foi aceita pelo México, que foi escolhido em 1983 para sediar o mundial mais uma vez. Nem mesmo os terremotos um ano antes do mundial colocaram em risco a realização da copa. Foi a Copa onde Diego Armando Maradona tornou-se destacante. "El pibe de oro" jogou muito, deu assistências decisivas, fez gols antológicos e foi protagonista em jogos históricos, liderando a Argentina para seu bicampeonato mundial.

30 14° COPA DO MUNDO (1990) Realizada na Itália Países participantes: 24
Campeão: Alemanha Ocidental Vice – campeão: Argentina Artilheiro com 6 gols: Schillaci da Itália

31 A Copa do Mundo FIFA de 1990 foi a décima quarta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 8 de junhoaté 8 de julho de O evento foi sediado na Itália, tendo partidas realizadas nas cidades de Milão, Roma,Nápoles, Turim, Bari,Verona, Florença,Cagliari, Bolonha, Údine, Palermo e Genoa. (Itália,Alemanha Ocidental,Bélgica, Inglaterra,Escócia, Áustria,Suécia, Iugoslávia,Espanha, Países Baixo africanas (Camarões e Egito) e 2 asiáticas (Emirados Árabes e Coreia do Sul).. A Copa de 1990 entrou para a história como uma Copa de equipes defensivas, que jogavam apenas para alcançar o resultado. Apesar disso, também foi uma Copa de grandes goleadas, como EUA 1 a 5 Tchecoslováquia, e de grandes surpresas, como a vitória de Camarões sobre a Argentina logo na 1a rodada do Mundial. A final da Copa do Mundo FIFA de 1990 foi disputada pela Argentina, que havia eliminado a Itália, a Iugoslávia e o Brasil; e a Alemanha Ocidental, que havia eliminado a Inglaterra, a Tchecoslováquia e os Países Baixos; a trajetória de 6 jogos dessas equipes teve 3 partidas resolvidas em disputas de pênalti e 3 em placares com um gol de diferença. A partida foi realizada em 8 de julho às 20h, no Estádio Olímpico de Roma, com um público de pessoas. Sob o apito do árbitro mexicano Edgardo Codesal, Andreas Brehmeconverteu uma penalidade - até hoje muito contestada - aos 40 minutos do segundo tempo, trazendo o terceiro título da Alemanha Ocidental em Copas do Mundo, o primeiro no qual os alemães não vencem a equipe favorita.

32 15° COPA DO MUNDO (1994) Realizada nos Estados Unidos
Países participantes: 24 Campeão: Brasil Vice – campeão: Itália Artilheiro com 6 gols: Salenko da Russia Stoichikov da Bulgária

33 A Copa do Mundo FIFA de 1994 foi sediada nosEstados Unidos, sendo a 1ª Copa do Mundo de Futebol a ser realizada neste país. Apesar da pouca tradição norte-americana no futebol, foi o mundial do país que bateu todos os recordes de público, mantidos até os dias de hoje. Com um futebol extremante eficiente e com um grupo muito unido liderado pelo polêmico craque Romário, aSeleção brasileira conquistou o quarto título mundial ao bater a Itália Brasil foi comemorada também como uma homenagem ao tricampeão mundial de fórmula 1Ayrton Senna, falecido em 1 de maio daquele ano. Foi uma Copa de grandes surpresas. A Bulgária, que até ali em 6 participações anteriores jamais havia vencido um jogo de Copa do Mundo superou grandes favoritos, sendo a 2ª colocada em um grupo que tinha a Argentina, além de eliminar em um jogo emocionante a Alemanha, até então a Campeã mundial, por 2 a 1 nas quartas de final.

34 16° COPA DO MUNDO (1998) Realizada na França Países participantes:32
Campeão: França Vice – campeão: Brasil Artilheiro com 6 gols: Suker da Russia

35 A Copa do Mundo FIFA de 1998 foi a décima sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 10 de junho até 12 de julho de 1998. O evento foi sediado na França, pela segunda vez, tendo partidas realizadas nas cidades de Saint-Denis, Marselha, Paris, Lens, Lyon, Nantes,Toulouse, Saint- Étienne, Bordéus eMontpellier. Trinta e duas seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo quinze delas europeias . A final da Copa do Mundo FIFA de 1998 foi disputada pela França, que havia eliminado a Croácia, a Itália e o Paraguai; e o Brasil, que havia eliminado a Holanda, a Dinamarca e o Chile. A partida foi realizada em 12 de julho às 21 horas, no Stade de France, com um público estimado em oitenta mil pessoas. Sob o apito do árbitro marroquino Said Belqola, Zinédine Zidane marcou duas vezes no primeiro tempo eEmmanuel Petit ampliou aos 48 minutos do segundo tempo, terminando a partida em 3 a 0, derrotando a seleção brasileira, então a última campeã do mundo e única tetracampeã da época (a Itália se tornaria tetra em 2006, quando o Brasil já era penta). O capitão francês Didier Deschamps levantou a taça do primeiro título da França em Copas do Mundo.

36 17° COPA DO MUNDO (2002) Realizada no Japão e na Coreia do Sul
Países participantes:32 Campeão: Brasil Vice – campeão: Alemanha Artilheiro com 6 gols: Ronaldo do Brasil

37 Copa do Mundo FIFA de 2002 ouCampeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2002 foi a décima sétima edição daCopa do Mundo FIFA de Futebol que reuniu 32 equipes entre os dias 31 de Maio e 30 de Junho. OBrasil conquistou pela quinta vez o título mundial, depois de derrotar a Alemanha na final. Foi a primeira vez que dois países sediaram unidos o evento, a primeira vez que três seleções - França,Japão e Coreia do Sul - estavam classificadas automaticamente e a primeira vez que uma edição da Copa não aconteceu na Europa ou nas Américas. Foi um avanço do continente Asiático. Na final o Brasil entrou em campo com a seguinte equipe: Marcos; Lúcio, Roque Júnior e Edmílson;Roberto Carlos, Gilberto Silva, Kléberson, Cafu (Capitão) e Ronaldinho Gaúcho; Rivaldo e Ronaldo. Ronaldo foi o grande nome da Copa, pois todos duvidavam de sua capacidade física de disputar o mundial, devido a 2 anos de inatividade por causa de suas cirurgias no joelho. Os 4 R's brilharam: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos. O técnico do Brasil foi Luiz Felipe Scolari.

38 18° COPA DO MUNDO (2006) Realizada na Alemanha Países participantes:32
Campeão: Itália Vice – campeão: França Artilheiro com 5 gols: Miroslav Klose da Alemanha

39 A Copa do Mundo FIFA de 2006  ou Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2006 realizou-se na Alemanha que foi a décima oitava edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, vencida pela Itália. Pela segunda vez a Alemanha foi o país-sede (a primeira vez foi no ano de 1974-Alemanha Ocidental), e o único pré-classificado. Pela primeira vez na história do campeonato, o campeão do torneio anterior (no caso, oBrasil) precisou disputar as eliminatórias para poder defender o direito de participar no torneio. Trinta e dois países participaram na Copa de 2006, cuja final foi no dia 9 de Julho. Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, três países lusófonos estiveram presentes (Portugal,Angola e Brasil). E foi a primeira vez, também, que a Concacaf teve quatro representantes (EUA, México,Costa Rica e Trinidad e Tobago), o mesmo número de América do Sul e Ásia

40 19° COPA DO MUNDO (2010) Realizada na África do Sul
Países participantes:32 Campeão: Espanha Vice – campeão: Holanda Artilheiro com 5 gols: Thomas Müller da Alemanha David Villa da Espanha Wesley Sneijder da Holanda Diego Forlán do Uruguai

41 Copa do Mundo FIFA de 2010 ou Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2010 foi a décima nona edição da Copa, que ocorreu de 11 de junho até 11 de julho. O evento foi sediado na África do Sul, tendo partidas realizadas em 9 cidades : Trinta e duas seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 13 delas europeias , 8 americanas , 6 africanas , 3 asiáticas e 2 oceânicas . A equipe que se sagrou vicecampeã foi a dos Países Baixos, que havia eliminado o Uruguai, o Brasil e a Eslováquia. A partida foi realizada em 11 de julho às 20h30min, no Soccer City, em Joanesburgo, com um público estimado em pessoas. Sob o apito do árbitro inglês Howard Webb, a partida terminou o primeiro e o segundo tempos sem gols. No segundo tempo da prorrogação, aos 116 minutos de jogo, faltando 4 minutos para levar a decisão para a disputa de pênaltis, Andrés Iniesta marcou o gol da vitória e do título espanhol; o capitão Iker Casillas levantou a taça do primeiro título da Espanha em Copas do Mundo, finalizando a sequência de títulos conquistados pela seleção.

42 20° COPA DO MUNDO (2014) Realizará no Brasil Países participantes:32

43 Cidades sede: Brasília - DF Arena Nacional São Paulo – SP
Arena Corinthians Brasília - DF Arena Nacional

44 Fortaleza - CE Estádio Castelão Porto Alegre - RS Estádio Beira – Rio

45 Recife - PE Arena Pernambuco Curitiba - PR Arena da Baixada

46 Natal - RN Estádio das Dunas Manaus - AM Arena da Amazônia

47 Cuiabá - MT Arena Pantanal Salvador - BA Arena Fonte Nova

48 Belo Horizonte - MG Estádio Mineirão Rio de Janeiro - RJ Estádio Maracanã

49 21° COPA DO MUNDO (2018) Realizará na Rússia Países participantes:32

50 22° COPA DO MUNDO (2022) Realizará na Catar Países participantes:32


Carregar ppt "HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO (FIFA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google