A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 07 – O dia do Senhor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 07 – O dia do Senhor"— Transcrição da apresentação:

1 3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 07 – O dia do Senhor
Texto bíblico – Diversos Texto áureo – Êxodo 20.11 João 20.1 “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro”. Entramos hoje no capítulo X da Declaração Doutrinária da CBB: O Dia do Senhor. O sétimo dia é uma das referências essenciais para a fé cristã pelo que passou a representar como o dia santo!

2 que ele fez e transmitia agora à sua criatura.
Introdução I no AT Chegando ao capítulo X da Declaração Doutrinária da CBB nos vemos diante da determinação do Senhor no 4º mandamento, para que o seu povo guardasse um dia para o descanso: o “shabat”. Esta foi a lei de Deus para que Israel se lembrasse do equilíbrio necessário a vida com a pausa da faina diária para o descanso e para o louvor e adoração à obra feita na criação. Foi isto que ele fez e transmitia agora à sua criatura. Êx “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.”

3 Introdução II no AT As exigências do Senhor com respeito a esta guarda do dia santo foram muito severas, como podemos verificar ainda no livro de Êxodo Por isso mesmo, Israel vai preservar este mandamento, cercando-o de muitas regras restritivas e esquecendo-se do seu aspecto espiritual de culto e louvor íntimo e pessoal. “Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.”

4 isto por um motivo especial.
Introdução III no AT Depois do êxodo, na conquista da terra e nos reinos posteriores, os profetas se encarregaram de trazer para o povo a lembrança deste dia especial, como podemos verificar em Isaías 58.13,14 (cerca de 700 anos antes de Cristo). “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.” O judaísmo vai continuar até hoje separando o sábado para o descanso, enquanto o Cristianismo vai romper com isto por um motivo especial.

5 Introdução IV no NT A começar pelo ensinamento de Cristo, contrariando a lei e antepondo ao seu cumprimento estrito e legalista, a prática do amor e da compaixão como lemos em Mateus 12.12: “Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados”. E a continuar com o advento do Cristianismo. O primeiro dia da semana, o domingo, e não mais o sétimo, o sábado, passou a ser reconhecido como o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado nesse dia. Deve ser um dia de repouso das atividades normais com maior tempo dedicado ao cultivo da vida cristã, com a oração, a leitura bíblica, o louvor, o convívio com os irmãos.

6 Não há um só registro da aparição de Jesus num sábado.
Introdução V no NT Este fato, a ressurreição de Cristo, foi muito marcante para os seus discípulos, como podemos verificar pelo que nos narra João em 20.1,19 e 26: “E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. 19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. 26 E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco”. Não há um só registro da aparição de Jesus num sábado. Daí os discípulos passarem a marcar o primeiro dia como o dia santo, o dia do Senhor.

7 Introdução VI no NT A partir desse inicio, a igreja de Cristo que vai espalhar-se pelo mundo e vai perseverar no cultivo do domingo como o dia do Senhor como podemos ler em At 20.7 e 1Co 16.1,2: 7 E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. A partir do domingo do túmulo vazio, a igreja vai passar a reunir-se no primeiro dia da semana. Paulo nos comprova isto cerca de 20 anos depois.

8 Afirmativas sobre o dia do Senhor na Declaração Doutrinária da CBB
Textos bíblicos: 1 - Gn 2.3; Ex ; Is Jo 20.1,19,26; At 20.7; Ap Hb ; Ap 14.12, Ex ; Jr 17.21,22,27; Ez 22.8 1.O domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão satisfazendo plenamente a exigência divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito 2.Com o advento do Cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado neste dia. 3.Deve ser para os cristãos um dia de real repouso em que - pela frequência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado à oração, à leitura bíblica e outras atividades religiosas - eles estarão se preparando para “aquele descanso que resta para o povo de Deus”. 4. Nesse dia os cristãos devem abster-se de todo trabalho secular, excetuando aquele que seja imprescindível e indispensável à vida da comunidade. Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais. Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta A última revelação de Deus em sua palavra foi feita num domingo (Ap.1.10)

9 CONCLUSÃOo Como estamos guardando o dia do Senhor? Em espírito de oração?... Em espírito de louvor?... Em espírito de comunhão?... Frase para refletir: Que diante das modernidades que envolvem a vida do crente nos dias de hoje, possamos ainda preservar o espírito de oração, louvor, comunhão e gratidão que deve permear aquele dia que é consagrado ao Senhor Deus!


Carregar ppt "3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 07 – O dia do Senhor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google