A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS ESTIMULANTES DO SNC Aula teórica Profª Larissa Comarella.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS ESTIMULANTES DO SNC Aula teórica Profª Larissa Comarella."— Transcrição da apresentação:

1 INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS ESTIMULANTES DO SNC Aula teórica Profª Larissa Comarella

2 Considera-se como estimulante toda substância utilizada voluntariamente com a finalidade de obtenção de estados alterados de consciência, caracterizados por euforia decorrente da estimulação do SNC. Ex: Cocaína e Anfetamínicos ANFETAMÍNICOS  Anfetamina e seus derivados;  Apresentam derivados baseados em substituições na estrutura básica da molécula b-fenetilamina:

3

4  Dexedrine(dextroanfetamina) com estrutura molecular semelhante ao hormônio epinefrina (adrenalina).  Dexamil (dextroanfetamina e amobarbital).  Methedrine e Desoxyn (metanfetaminas puras)‏  Desbutal e Obedrin (metanfetamina e pentobarbital)‏  Amphaplex (metanfetamina, anfetamina e dextroanfetamina).  Dualid, Inibex, Hipofagin, Moderine(dietilpropiona). Lipomax, Desobesi (Femproporex). Lipomax, Desobesi (Femproporex).

5 Histórico: sintetizada em 1887 pela primeira vez. Final da década de vinte = primeiros usos: obesidade, narcolepsia, hipotensão e síndrome da hiperatividade em crianças. Segunda Guerra: alemães e aliados usavam anfetamina para combater a fadiga e melhorar o estado de alerta de suas tropas. Uso indiscriminado: foi necessário grande sacrifício para conter o uso indiscriminado destas substâncias que se dissiminaram por todo mundo: estrito controle de produção, programas maciços de educação e severas penalidades. Padrões de uso: uso popular entre os indivíduos que necessitam de vigília prolongada, por exemplo, motoristas e estudantes. - Importante fármaco de abuso entre os caminhoneiros “rebite”, estudantes de medicina, atletas em competições esportivas. - Melhorar o desempenho de soldados, pilotos militares e outros que necessitem permanecer alertas em trabalhos.

6 Uso terapêutico: baseia-se na propriedade dos anfetamínicos em estimular o SNC. 1) estimulam o centro respiratório medular (efeito analéptico); 2) aumentam a atividade motora; 3) melhora o humor; 4) aumenta o limiar da fadiga e causam insônia 5) amplamente utilizados no tratamento da obesidade devido ao efeito anoréxico, porém não são mais recomendados para este fim devido ao potencial de abuso;

7 TOXICOCINÉTICA Absorção: rápida e completa via TGI. Adm de 15mg – 1 a 2 h Distribuição: ampla, atravessam todas barreiras, inclusive placentária. Apesar de estarem praticamente TOTALMENTE ionizados (99,7%), atravessam as barreiras com a facilitação de transportadores epeciais. Biotransformação: no fígado, na maioria das vezes, a biotransf. leva a formação de anfetamina e metanfetamina (dois metabólitos muito ativos!!!). Excreção: renal, até 30% inalterado. Os metabólitos do femproporex podem ser detectados até 58 horas após o uso.

8 TOXICODINÂMICA Atuam como aminas simpatomiméticas nos receptores  e  adrenérgicos, com potências variáveis. Atuam como aminas simpatomiméticas nos receptores  e  adrenérgicos, com potências variáveis. Similaridade estrutural com a dopamina e noreprinefrina (falsos neurotransmissores)‏ Similaridade estrutural com a dopamina e noreprinefrina (falsos neurotransmissores)‏ Ou poderiam facilitar a saída dos neurotransmissores e impedir a recaptação. Ou poderiam facilitar a saída dos neurotransmissores e impedir a recaptação. São iMAO (enzima que degrada norepinefrina e serotonina)‏ São iMAO (enzima que degrada norepinefrina e serotonina)‏ NE: estímulo motor e DA: comportamento estereotipado.

9 Norepinefrina Adrenalina Dopamina A administração a longo e a curto prazo, produz modificação nas concentraçõe de NE, DA e seus metabólitos e, em alguns casos, da SE (depressão). A administração a longo e a curto prazo, produz modificação nas concentraçõe de NE, DA e seus metabólitos e, em alguns casos, da SE (depressão). [NE] nas sinapses = efeitos tóxicos cardiovasculares (lesões necróticas, insuficiência coronárias, stress oxidativo, acúmulo de lipídeos)‏ [NE] nas sinapses = efeitos tóxicos cardiovasculares (lesões necróticas, insuficiência coronárias, stress oxidativo, acúmulo de lipídeos)‏

10 DEPENDÊNCIA Potencial de abuso e Farmacodependência; Potencial de abuso e Farmacodependência; Após uso crônico, a retirada leva: fadiga, hiperfagia, ansiedade, distúrbios do sono e severa depressão, que pode levar ao suicídio; Após uso crônico, a retirada leva: fadiga, hiperfagia, ansiedade, distúrbios do sono e severa depressão, que pode levar ao suicídio; A tolerância aos efeitos anorexígenos dá-se profunda e rapidamente (eficácia curta). A tolerância aos efeitos anorexígenos dá-se profunda e rapidamente (eficácia curta).

11 OS TÓXICOS DECORRENTES DO USO ABUSIVO Toxicidade anfetamínica: principalmente no S. cardivascular e Neuropsíquico. Hiperestimulação dopaminérgica e adrenérgica À medida que se instaura a tolerância e há o aumento da dose, sobrevém ansiedade, disforia, confusão mental, depressão, náuseas, cefaléia e fadiga. Usuário agitado, desconfiado, trêmulo, ansioso e em alguns casos agressivos. Altas doses e uso muito frequente = numerosos casos de suicídios Intoxicações agudas: hipertermia, edema cerebral, hemorragias, colapso cardiovascular (ppal causa de morte) Tratamento: Não tem se mostrado promissor. Antidepressivos e agonistas dopaminérgicos foram estudados sem sucesso. Terapia de suporte e manutenção da vida são as metodologias utilizadas. Terapia medicamentosa vai depender da clínica individual.


Carregar ppt "INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS ESTIMULANTES DO SNC Aula teórica Profª Larissa Comarella."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google