A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Sistemas de Informação
Métodos de Aquisição do Conhecimento Afranio Lamy Spolador Jr. Agradecimentos: Ao Prof. Edson Emílio Scalabrin, PhD

2 Métodos de Aquisição do Conhecimento
Assunto: A construção de uma memória organizacional. Objetivos: Descrever alguns pontos importantes relativos a fase de construção de uma memória organizacional. Apresentar algumas tecnologias/metodologias de implementação de sistemas computacionais Apresentar um projeto de capitalização de conhecimentos usando CBR e Agentes

3 Metodologia para aquisição conhecimento Memória Organizacional
Primeira etapa: Consiste em fazer um inventário sobre o estado atual. Objetivo: Determinar: os membros da empresa envolvidos pelo operação de Capitalização (tanto como fonte de expertise como usuários em potencial), as fontes documentárias e as bases de dados disponíveis na empresa.

4 Metodologia para aquisição conhecimento Memória Organizacional
O estudo do ambiente de trabalho dos futuros usuários permite escolher o modo de materialização da memória Ela pode compor-se de documentos em papel ou eletrônicos tornando explícitos os conhecimentos dos especialista da empresa Ela pode ser implementada por meio de: GED, uma base de dados relacional, um armazém de dados (data warehouse), uma base de conhecimentos, uma base de casos, um sistema baseado na Web, um sistema multi-agente.

5 Caso IACK : (Interaction Agent for Capitalizing Knowledge )
Exemplo de projeto de capitalização de conhecimentos visando a construção de uma memória de um projeto software. Particularidade: agentes de software CBR - Case Based Reasoning Implementação de um agente de software para capitalizar os conhecimentos de um implementador de software.

6 Caso IACK Principais atividades :
a definição e implementação de um modelo para representar e armazenar as atividades de um implementador a captura de eventos relacionados as atividades de um implementador o armazenamento de eventos em repositório a interpretação dos eventos relativos ( capturados ) a execução de uma atividade de um implementador o calculo de desempenho ( nota ) de um implementador no tocante a execução de suas atividades

7 Caso IACK: Motivação Desenvolver de mecanismos visando a capitalização dos conhecimentos de implementador de software de maneira semi-automática. Alimentar e atualizar uma base de conhecimentos sobre as competências dos implementadores de softwares de uma organização. Melhorar a alocação de recursos e o cálculo dos custos de um projeto de software.

8 Caso IACK: Tarefas, Atividades, Eventos
... Eventos Modelo de atividades inclui: recursos utilizados descrição da atividade astúcias

9 Caso IACK: Armazenamento
Os conhecimentos sobre a execução das atividades são armazenados na forma de casos. CBR - Case-Based Reasoning Os conhecimentos sobre as competências dos programadores são armazenados na forma de objetos + ligações Idéia: Raciocínio baseado em casos resolve novos problemas adaptando soluções que foram usadas no passado para resolver problemas similares no presente.

10 Caso IACK: Raciocínio baseado em casos
CBR tipicamente possui um processo cíclico que compreende quatro Re’s: Recuperar os casos mais similares ou próximos Reutilizar o(s) caso(s) para tentar resolver um problema Revisar a solução proposta se necessário Reter a nova solução um novo caso Obs.: Memória dinâmica

11 Caso IACK: CBR Recupera Problema R e u s o Retenção Base de Casos
Solução Proposta Base de Casos Retenção Revisão Confirmação da Solução


Carregar ppt "Administração de Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google