A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal da Paraíba PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS CENTRO DE TECNOLOGIA PENARUA PROGRAMA EMPREENDEDORISMO NA RUA JOÃO PESSOA 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal da Paraíba PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS CENTRO DE TECNOLOGIA PENARUA PROGRAMA EMPREENDEDORISMO NA RUA JOÃO PESSOA 2006."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Paraíba PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS CENTRO DE TECNOLOGIA PENARUA PROGRAMA EMPREENDEDORISMO NA RUA JOÃO PESSOA 2006

2 Panorama Econômico Os negócios de pequeno porte compõem 98,2% do total das empresas do Brasil. Ou seja, os pequenos negócios constituem a parcela mais significativa na economia da nação; Constata-se a enorme expansão dos pequenos negócios, inclusive os de base tecnológica, surgidos nas incubadoras instaladas dentro das universidades.

3 Por outro lado Levantamento do BNDES mostra que a maioria dos novos projetos está ligada a setores intensivos de capital. (Estadão, 09/07/06) Investimento cresce 24,5%, mas não favorece a criação de empregos;

4 A SITUAÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO De acordo com o IBGE, os jovens entre 14 e 24 anos foram os principais prejudicados com o crescimento do desemprego do Brasil na última década.

5 Em 1998, previu-se que o Brasil, até 2005, teria 1,5 milhão de adolescentes a mais a cada ano, os quais certamente fariam grande pressão sobre o já saturado mercado de trabalho, com conseqüências danosas para a sociedade.

6 A Extensão na UFPB A intervenção ativa da UFPB no campo da extensão objetiva contribuir para mudanças no realidade econômica paraibana, através da formação de uma cultura com valores como qualidade de vida, responsabilidade sócio-ambiental, geração e distribuição de riquezas, inovação, criatividade e auto-sustentação.

7 Público a ser beneficiado Indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, residentes na região metropolitana de João Pessoa.

8 Objetivo Geral Preparar jovens para a ação empreendedora, em micro negócios socialmente sustentáveis geradores de trabalho e renda.

9 Metodologia No decorrer do treinamento, que tem a duração de cinco semanas, jovens de ambos os sexos, participarão da formatação de seus negócios; Os futuros empreendedores serão orientados para a abertura dos negócios na FEMICRO-Feira de Micro Negócios em cada cidade onde ocorrerá o programa; Serão orientados também para a criação da Associação dos Empreendedores PENARUA.

10 Carga Horária por Turma 120 horas, assim distribuídas: Módulo I Inclusão Digital (25h) Módulo II Empreendedorismo (25h) Módulo III Gestão de Negócio (25h) Módulo IV Formação de Líderes (25h) Módulo V Feira de micro negócios (20h)

11 Mecanismos Gerenciais de Execução 1.Montagem da estratégia com os parceiros; 2.Definição do local e das instalações, do treinamento e da feira de micro negócios; 3.Recrutamento e seleção dos participantes; 4.Aplicação de aulas teóricas e práticas; 5.Pré-incubação dos negócios; 6.Preparação e realização das feiras de micro negócios; 7.Avaliação dos resultados com os parceiros do programa.

12 Resultados Esperados Ao final da capacitação os participantes devem atuar, como agentes de desenvolvimento econômico e social, de forma empreendedora, inclusiva e sustentada, que prospere e contribua, para a melhoria da qualidade de vida da população do município, principalmente tirando os jovens da zona de risco social.

13 Impacto Econômico Previsto 1.Geração de novos empreendimentos capazes de gerar trabalho e renda; 2.Melhoria do nível de renda dos envolvidos; 3.Inserção em novos mercados; 4.Aumento na arrecadação de tributos.

14 Impacto Social Previsto 1.Promoção do desenvolvimento profissional; 2.Melhoria da qualidade de vida dos envolvidos; 3.Aumento da auto-estima da população produtiva; 4.Percepção positiva da sociedade, frente a nova realidade construída pelos próprios protagonistas.

15 Etapas do PENARUA EtapasSiglaConteúdo 1. RecrutamentoRECQuem faz? Como Faz? 2. SeleçãoSELDuração, local, resultado. 3. Inclusão DigitalIDIPerfil, conteúdo, avaliação. 4. Formação EmpreendedoraEMPFormate, dinâmicas, palestras, conceito de si, matriz sistêmica do empreendimento. 5. Gestão de NegóciosGENBest game, fluxo de caixa, custo, preço. 6. Formação de Líderes Empresariais FLIMudança de comportamento, fixação da mudança, associação. 7. Feira de Micro negóciosFEIOrganização, acontecimento, avaliação

16 Contrapartida dos Parceiros 1.Divulgação do programa; 2.Realização das inscrições; 3.Local para inscrição e seleção; 4.Local para o curso; 5. Alimentação; 6. Local para a feira; 7. Transporte dos treinandos até a UFPB;

17 RESPONDEM PELO PROGRAMA Prof. Romulo Soares Polari Reitor Profa. Lúcia Guerra Pró-reitora de Extensão Prof. Clivaldo Araújo Diretor do Centro de Tecnologia Prof. Antonio Gualberto Coordenador do PENARUA


Carregar ppt "Universidade Federal da Paraíba PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS CENTRO DE TECNOLOGIA PENARUA PROGRAMA EMPREENDEDORISMO NA RUA JOÃO PESSOA 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google