A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fu Zhen – Acupuntura Abdominal Prof. Paulo Noleto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fu Zhen – Acupuntura Abdominal Prof. Paulo Noleto."— Transcrição da apresentação:

1

2 Fu Zhen – Acupuntura Abdominal Prof. Paulo Noleto

3 Métodos de agulhamento: Agulhamento das 3 estrelas : Utilizado para doenças que afetam uma grande extensão dos membros, como nas cervicobraquialgias, lombociatalgias e etc. Ex: A partir do ponto Huaroumen (E24), do mesmo lado da dor, inserir agulhas em sequência. Quanto maior a extensão da dor ou sua irradiação no membro, maior será a distância entre as três agulhas.

4 Métodos de agulhamento: Agulhamento em flor de amexeira : Utilizado para as doenças de evolução mais longa, as doenças Crônicas, como crises de cefaléias, rinites e etc. Exemplo: Inserir uma agulha no Zhongwan ( Vc12) e, ao redor dele, inserir mais quatro agulhas em forma de cruz. As cinco agulhas representam as cinco pétalas da flor de ameixeira.

5 Métodos de agulhamento: Agulhamento triangular : Utilizado para as doenças localizadas numa área restrita do corpo como periartrite escapulo-umeral, bursite trocantérica e etc. Exemplo: Inserir a agulha no ponto da articulação a ser tratada, Huaroumen ( E24) ou Wailing (E26), e a seu redor, inserir mais três agulhas formando um triângulo. As agulhas ao redor do ponto acuponto principal aumentam o efeito terapêutico desse acuponto.

6 Protocolos de tratamentos: 1. Os 4 portões abdominais: bilateralmente Huaroumen (E24) e Wailing (E26). Funções: Promove a circulação do Qixue, drena os meridianos e distribui o Qi e dos Zangfu para todo o corpo. 2. Céu-terra: Céu – Zhongwan (Vc12) e terra – Guanyuan (Vc4). Funções: Fortalece o baço e tonifica os rins. 3. Guiando o Qi para a fonte: Zhongwan (Vc12), Xiawan (Vc10), Qihai (Vc6) e Guanyuan (Vc4). Funções: Promove o fundamento do adquirido para fortalecer e beneficiar o congênito. 4. Regulando o Qi do baço: Bilateralmente Daheng ( Bço 15). Funções: Regula o baço e fortalece sua função para eliminar umidade e flexibiliza as articulações. 5. Prescrições para patologias dos membros: pontos do ombro, braço/cotovelo, até braço e mão; pontos da coxo-femural, coxa-joelho, perna/pé. Funções: Drena os meridianos e ramificações, facilitam as articulações, elimina inchaço e alivia a dor.

7 Síndromes de deficiência grave Colapso, diarréia aguda, perda de consciência, sindrome de deficiência aguda, colpaso do yang e etc, devemos tratar o próprio ponto Shenque (Vc8). Apesar da proibição da inserção de agulhas, o ponto Vc8 ( Shenque que significa Palácio da Alma) deve ser aquecido com a aplicação de moxabustão indireta sobre sal, alho, gengibre ou acônito.

8 Espondilose cervical. A prescrição céu-terra (Vc 12/Vc4) é selecionada para tratar espondilose cervical com adição bilateral dos pontos Shangqu (R17), Huaroume (E24) e Qipang (0,5 cun lateral ao Vc6). Zhongwan (Vc12) corresponde ao pescoço de acordo com a cartografia da AA e pode também regular o baço e o estômago. Guanyuan (Vc4) é o ponto de reunião dos 3 meridianos yin da perna e beneficia os rins. Juntos estes pontos podem fortalecer o baço e tonificar os rins para beneficiar o pescoço. Shanqiu (R17) corresponde ao pescoço e o trata diretamente. Huaroumen (E24) corresponde a área do ombro e também beneficia o pescoço. O Ponto extra Qipang corresponde à região lombar baixa e o sacro e pode tratar indiretamente o pescoço. Estes pontos possuem a função de drenar os meridianos e ramificações, fortalecer a raiz e nutrir o sangue para fortalecer os ossos e beneficiar o pescoço.

9 Distúrbios emocionais Efeito psicogênico. Os pontos Zhongwan (Vc12), Guanyuan (Vc4) e Tianshu (E25) são conhecidos como o diamante. Agulhar estes pontos pode socorrer pacientes que estão cansados e desorientados devido a experiências adversas da vida. Agulhando bilateralmente Huaroumen (E24) e Wailing (E26), técnica conhecida como Os quatro portões do abdome, pode tratar efetivamente tensões, ansiedades e depressão.

10 Paralisia facial Zhongwan (Vc12), Xiawan (Vc10), Guanyuan (Vc4) e Qihai (Vc6): tratamento com a combinação Céu-Terra reforçada. Zhongwan ( Vc12): agulhamento em flor de ameixeira ao redor deste acuponto,influência sobre a cabeça e a face.

11 Torcicolo Zhongwan (Vc12): trata a área da cabeça de do pescoço. Shangqu (R17): corresponde à base do pescoço. Se a dor for unilateral, tratar o lado afetado. Se afetar a região posterior, tratar R17 bilateralmente e acrescentar Xiawan (Vc10). Se a cervicalgia for crônica, realizar o tratamento com a combinação básica Céu-Terra reforçada. (Vc12, VC10, Vc6 e Vc4)

12 Problemas digestivos Daheng (Bço15) bilateralmente: tonifica o Qi do baço e regula a transformação e o transporte do Qi adquirido. Zhongwan ( Vc12) e Guanyuan (Vc4): tratamento com a combinação básica Céu Terra para fortalecer o Qi adquirido e o Qi ancestral ( o Yang do baço e do rim).

13 Gonalgia Zhongwan (Vc12) e Guanyuan (Vc4): tratamento para fortalecer o Qi adquirido e o Qi ancestral. Wailing (E26): agulhamento triangular homolateralmente ao redor do acuponto. Qixue (R13): como a gonalgia e gonartrose podem estar relacionadas a deficiência do Qi dos rins, o agulhamento deste ponto serve para tonificar os rins.

14 Ombralgia Zhongwan (Vc12) e Guanyuan (Vc4): tratamento com a combinação básica Céu Terra para fortalecer o Qi adquirido e o Qi ancestral. Huaroumen ( E24): agulhamento em flor de ameixeira. Shangqu (R17): corresponde à base do pescoço, muito útil no tratamento da ombralgia, pela relação com a origem do plexo braquial

15 Cefaléia Zhongwan (Vc12) e Guanyuan (Vc4): tratamento básico com intuito de fortalecer o Qi adquirido e o Qi ancestral. Zhongwan (Vc12): agulhamento em flor de ameixeira ao redor desse ponto. As quatro agulhas inseridas ao redor do Vc12 tratam a cabeça.

16 Sequela de Acidente Vascular Cerebral Zhongwan (Vc12), Xiawan (Vc10), Qihai (Vc6) e Guanyuan (Vc4): constituem a combinação Céu-Terra reforçada para tratar Síndromes de deficiência grave. Huaroumen (E24): agulhamento das três estrelas, em sequência, homolateralmente e, se for grave, bilateralmente. Trata síndromes parestésicas e paréticas dos membros superiores. Wailing (E26): agulhamento das três estrelas, em sequência, homolaterlamente ou se for grave, bilateralmente. Serve para tratar síndromes parestésicas e paréticas dos membros superiores. Shanqu (R17) e Qixue (R13): agulhamento cruzado. No caso de acidente vascular cerebral isquêmico com hemiplegia do lado esquerdo: tratar R17 homolateralmente e R13 contralateralmente e vice-versa.

17 Casos clínicos: Mulher de 67 anos apresenta dor lombar por 3 meses. De aparência fraca, magra e depressiva. Sente dificuldade de caminhar por causa da dor lombar, precisando ficar muito deitada. Há 2 anos ela foi diagnosticada com uma rara doença pós-leucêmica chamada de síndrome mielodisplásica. Ela recebeu quimioterapia e toma agora medicamentos preventivos para suporte de seu sistema imune. Quando no restabelecimento desta doença, já se preparando para retornar à vida normal a dor lombar apareceu. Antes de procurar a acupuntura ela fez uma consulta com seu oncologista para avaliar qualquer relação com sua anterior doença. Foi-lhe indicado um ortopedista que após uma Tomografia computadorizada diagnosticou uma hérnia de disco entre L4 e L5. Por causa de sua doença anterior não lhe foi prescrita nenhuma medicação para dor. A paciente tentou fisioterapia sem sucesso. Durante a primeira consulta ela disse: Eu tenho força para lutar contra o câncer e estou muito otimista, mas a dor lombar me deixa realmente doente. Além disto ela tem sérios problemas de coagulação sanguínea por causa de sua doença, onde qualquer pequeno sangramento pode ser perigoso. Agulhamento profundo é totalmente indicado neste caso. Após consulta com o seu oncologista sobre a possibilidade de efetuar o tratamento por AA, selecionamos os seguintes ponotos:Qihai (Vc6) para tonificar o Qi e fortalecer as costas. Guanyuan (Vc4) para tonificar o Qi do Rim e fortalecer as costas. Qixue (R13) para tratar a coluna lombar de L4 a L5. Shuidao (Vc9) para tratar o prolapso discal. Daheng (Bço 15) para aliviar o espamo muscular e a dor. Esta combinação de pontos representa um protocolo específico utilizado no Sistema AA para tratar dor lombar crônica. Após duas sessões ela passou a se sentir melhor, ficando menos tempo deitada. Após 5 sessões ela já sentava e brincava com seus netos e se sentia mais energética. Após uma série de 8 sessões ela já vivia normalmente com completo alívio de sua dor lombar.

18 Casos clínicos: Mulher de 64 anos apresentando tonteira, hipoacusia no ouvido direito e paralisia facial no lado direito. Os ataques de paralisia facial ocorriam durante o dia e duravam entre 3 a 5 minutos. Ela trabalha como terapeuta ocupacional e seus sintomas foram se tornando insuportáveis. Há seis meses foi diagnosticado um tumor benigno na membrana do tímpano do ouvido direito. Seu neurologista indicou cirurgia antes que piorasse o quadro. Sentia também constipação e insônia. Em medicina chinesa foi diagnosticado como deficiência dos Rins e prescrita a AA para tonteira e fortalecimento de sua vitalidade associada à acupuntura local na face direita para tratar a paralisia facial. Foram utilizados os seguintes pontos:. Zhongwan (Vc12) o principal ponto na AA para as doenças da cabeça e face.. Shanqu (R17) e Huaroumen (E24) para estimular o fluxo do Qi para a cabeça.. Qihai (Vc6) para promover o movimento do Qi no corpo.. Huangshu (R16) para harmonizar o coração e os rins.. Guanyuan (Vc4) para tonificar o Qi dos rina.. Yifeng (Ta 17), Xiaguan (E7), Dicang (E4) e Yangbai (Vb 14) usado localmente associado com Hegu (Ig4) na mão esquerda para promover o movimento do Qi no lado direito do rosto. Após 3 tratamentos os ataques de paralisias faciais se tornaram menos freqüente e após 10 sessões cessaram totalmente. Sua tonteira, constipação e insônia melhoraram significativamente. Não houve nenhuma mudança em sua surdez. Após uma nova ressonância magnética seu neurologista disse a ela que embora o tumor continuasse, ele não cresceu e portanto não mais indicava cirurgia. Indicou-lhe controle anual.

19 Casos clínicos: Homem de 65 anos com sequela de dois AVCs ocorridos a 22 meses. Primeiro resultou em impedimento da fala e comportamento paranóico e o segundo, desequilíbrio e paralisia dos membros do lado direito. Seus outros sintomas incluiam espasticidade da perna direita, rotação para fora do quadril e pé, restrição dos movimentos do ombro e grande dificuldade de comunicação e entendimento, com grande dificuldade cognitiva. Estava medicado com hipotensor e medicamentos para o coração e anti-depressivo. Fazia aplicação de botox a cada 3 meses para aliviar o espasmo muscular. Seu pulso era escorregadio, cheio e um pouco rápido. Sua língua era rachada e côr vermelha levemente púrpura (especialmente na ponta) e o revestimento era amarelo e seco. Em MTC seu diagnóstico foi de Wei Zheng ( paralisia flácida), deficiência de Yin, estagnação de Qixue, vento interno e obstrução do coração por fleuma-calor. Inicialmente ele procurou um especialista em Escalpo-acupuntura. Houve boa resposta ao tratamento que teve de ser descontinuado pela alta sensibilidade ao método, o que tornou o paciente agitado e violento. Foi-lhe indicado a AA.

20 Casos clínicos: Cont.: Iniciamos o tratamento com o Método do diamante para promover a circulação do Qi e do Sangue – Zhong Wan (Vc12), Tianshu (E25), Qihai (Vc6) e Guanyuan (Vc4). Acrescidos de Wailing (E26) e Huaroumen (E24) no lado direito, para ativar o Qi e Sangue na coxo-femural e ombro direito. Foi associado a acupuntura convencional nos pontos Suzanli ( E36), Jiexi (E41), Xuanzhong (Vb 39), Huantiao (Vb30), Jianyu (IG15), Quchi( IG11), Hegu (Ig4) e Waiguan (Ta5). Aurículo foi utilizada para acalmar sua agressividade com os pontos: neurastenia, diafragma, shenmem e simpático. O paciente sentiu-se confortável com a AA e continuou melhorando em todos os aspectos. Após meses de tratamento houve melhora de sua cognição ao ponto dele poder se comunicar, entender, ser entendido e deambular sem ajuda.

21 Casos clínicos: Jovem mulher apresentando epicondilite lateral no cotovelo direito. Ela tinha iniciado um tratamento por acupuntura, suspendendo-o por não tolerar o agulhamento e as manipulações. Ficou suportando a dor por 8 meses chegando a tomar medicamentos patenteados chineses sem resultados. Paciente trabalha excessivamente, mas possui boa saúde. Pulso fraco, marcas de Dentes na língua, pontos Mo e Shu do baço vazios, sem resistência, indicando vazio do baço. Para o primeiro tratamento escolhemos a rotina dos 4 pontos Zhongwan (VC12), Xiawan (Vc10), Qihai (Vc6) e Guanyuan (Vc4). Vc 12 a 0,5 cun aumentando progressivamente até 0,75 cun, o mesmo com Guanyuan. Na aplicação das agulhas ocorreu uma visível pulsação associada com o aumento do fluxo de sangue local. Huaroumen (E24) – ponto do ombro, foi escolhido no lado direito para promover a circulação do Qi no membro afetado, como também o ponto do cotovelo (Técnica conhecida como Shang Feng Shi Dian – Dispersar o vento e a umidade). Os pontos forampucionados a 0,2 -0,3 cun de profundidade. Após a inserção dos pontos a paciente sentiu sensação de Qi em todo o corpo por alguns segundos. A AA foi combinada com a acupuntura convencional, pontos Suzanli (E36), Sanyinjiao (Bço 6) e Quchi (Ig11) em cada sessão. Após 3 sessões a dor e o processo inflamatório desapareceram.

22 Pesquisas: Um estudo examinou o efeito da Acupuntura Abdominal comparando com a eletro-acupuntura em 98 casos de prolapso de disco intervertebral lombar. O número de homens, 57, foi maior que o de mulheres, 41. Com idade entre 20 a 41 anos. A duração da queixa era de 1 mês a 1 ano. Um grupo de 50 sujeitos utilizou Acupuntura Abdominal e um grupo de 48 fez eletro-acupuntura. O resultado é mostrado na tabela aolado. Acupuncture Technique Abdominal acupuncture Electro- acupuncture # of Patients5048 Completely Effective 20 (40%)14 (29.2%) Significantly Effective 24 (48%)20 (41.7%) Slightly Effective6 (12%)10 (20.8%) Not Effective0 (0%)4 (9.3%)

23 Pesquisas: Disturbances of Cervico-Spondilarthrosis A group of Researchers of the Encefalopatia Center of Abdominal Acupuncture and the Rehabilitation of LanZhou has carried out a research into the therapeutic effect of Abdominal Acupuncture and Elettro-acupuncture on patients who were suffering disturbances of cervico-spondilarthrosis for a period of from 6 to 12 months. The formality of treatment was 30 minutes for an application and 6 applications for cycle. The results are shown below: NumberTypeNumberN° of patients with the results of Patients of Technique of Application s excellentgoodmoderateunchanged 50 Abdominal Acupunctur e (60%) 18 (36%) 2 (14%) 0 (0%) 48 Elettro- Acupunctur e (42%) 7 (14%) 1 (2%) Conclusion: The abdominal acupuncture has a high percentage of recovery and the cycle of treatment is shorter. ( Source: W.G.GUO, T.O.LIU, et al – 50 cases of cervico-spondilarthrosis, Journal of Shanghai Acup. 8 (1) 1997)

24 Pesquisas: Hemiplegia with Treatment of Abdominal Acupuncture A group of physicians from the ShanXi Zheng Zi Medical College Hospital took care of 44 patients with cerebro-hemiplegia of which 23 caused by softening, 11 from trombosis/embolia, 10 from hemorrhage. Their ages are from 41 to 74 with a period of suffering of from 2 weeks to 3 years. N° of patients N° of applications N° of patients with degrees of results I (%)II (%)III (%)IV (%) (75%)9 (20%)2 (4.6%)0 (0%) Degree I :The articulation of language and words is clear and distinguishable. All types of movements of the upper and lower limbs are normal, and they walk well and are considered to be clinically recovered. Degree II :The articulation of language and words is almost clear and distinguishable; the movements of the lower limbs are almost normal and the affected upper limb raises up partially and does not have the strength for holding and are considered to have almost complete autonomy. Degree III :There are improvements for language and movements. Autonomy is not complete. Degree IV :The description clinic is unchanged. (Source: S.H. WANG & G.S.YUAN – Journal of Chin. Acup.& Moxi. n ,1997)

25 Pesquisas: 28 cases of sciatica with treatment of abdominal acupuncture. The results of the treatment after 10 applicatios are shown below: EXCELLENT GOOD MODERATE UNCHANGED 72% 23% 5% 0%

26 Pesquisas: Clinical Observation on the Effects of Bo's Abdominal Acupuncture in 40 Cases of Chronic Fatigue Syndrome Yong HUANGa, Xiao-ming LIAOa, Xiao-xi LIa and Yuan-bin SONGa Southern Medical University, Guangzhou , China Available online 10 January Objective: To observe the curative effect of Bo's abdominal acupuncture on chronic fatigue syndrome (CFS). Forty cases with CFS were treated by Bo's abdominal acupuncture at the points for conducting qi back to its origin and 4 points on the abdomen once a day for 2 weeks. Scores for symptoms and scores for fatigue questionnaires were compared before and after treatment. Results: After treatment, the clinical symptoms of patients were differently alleviated, and scores for symptoms, mental condition and neural feeling in questionnaires on fatigue were obviously reduced (P<0.01–0.05). Conclusion: Bo's abdominal acupuncture has a good curative effect on general disease with complex symptoms, especially on lassitude, anorexia, insomnia, amnesia, diarrhea, and general pain.

27 Pesquisas: Abdominal acupuncture for insomnia in women: a randomized controlled clinical trial. WANG XY, YUAN SH, YANG HY, SUN YM, CHENG FP, ZHANG CL, HUANG XC. Department of Gynecology, Second Affiliated Hospital, Guangzhou University of Chinese Medicine, Guangzhou , PR China. A randomized single-blind trial was conducted to evaluate the efficacy of short-term abdominal acupuncture as a novel treatment for insomnia in Chinese women. Forty-four patients between the ages of 22 and 56 were randomly assigned to an acupuncture (n = 23) and a medication group (n = 21). The acupuncture group received abdominal acupuncture once a day for the first three days and once every three days for the remaining 11 days. In addition, every subject in acupuncture group also received a placebo pill once daily. Abdominal acupuncture was administered according to a standardized protocol involving four master and four adjunctive acupoints: Zhongwan (CV 12), Xiawan (CV 10), Guanyuan (CV 4), and Qihai (CV 6); bilateral Shangqu (KI 17), Huaroumen (ST 24), Xiafengshidian, and Qipang. Subjects in the medication group were treated with sham acupuncture at the same time as the acupuncture group and received estazolam once a day. The outcome measure was the Leeds Sleep Evaluation Questionnaire (LSEQ), administered before and after the trial. Subjects who received abdominal acupuncture lowered their LSEQ scores by an average of points (95% CI: 37.34, 15.30). After controlling for potential confounding factors, the effect of abdominal acupuncture in relieving insomnia was still statistically significant. Results indicate that short-term abdominal acupuncture is more effective than pharmacological treatment for relieving insomnia in adult women and has few adverse effects.

28 Pesquisas: Clinical observation on abdominal acupuncture plus Madopa for treatment of Parkinson's disease] Chen XHChen XH, Li Y, Kui Y.Li YKui Y Traditional Therapy Center, Guangdong Provincial TCM Hospital, Guangzhou , China. OBJECTIVE: To find out an effective therapy for Parkinson's disease. METHODS: Sixty cases were randomly divided into an abdominal acupuncture group and a control group, 30 cases in each group. The abdominal acupuncture group were treated with Madopa and abdominal acupuncture at Zhongwan (CV 12), Xiawan (CV 10), Qi-hai (CV 6) and Guanyuan (CV 4), etc. ; and the control group were treated with Madopa. RESULTS: After treatment of 3 courses, the effective rate was 90.0% in the abdominal acupuncture group and 83.3% in the control group with a significant difference between the two groups (P<0.05). CONCLUSION: Abdominal acupuncture combined with Madopa can elevate therapeutic effect of Madopa and reduce adverse effects of Madopa for the patient of primary Parkinson's disease. PMID: [PubMed - indexed for MEDLINE]

29 Contatos Prof. Paulo Noleto (31)


Carregar ppt "Fu Zhen – Acupuntura Abdominal Prof. Paulo Noleto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google