A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto SERASA EXPERIAN de PESQUISA APLICADA. Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada -O que é ? -2009 - Edição 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto SERASA EXPERIAN de PESQUISA APLICADA. Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada -O que é ? -2009 - Edição 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto SERASA EXPERIAN de PESQUISA APLICADA

2 Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada -O que é ? Edição 2010

3 O QUE É? Programa de incentivo à pesquisa acadêmica entre estudantes e professores, universitários, pesquisadores e a Serasa Experian. OBJETIVO Incentivar e apoiar pesquisas acadêmicas, visando a geração de novos conhecimentos e inovação para a Serasa Experian e as partes interessadas. PÚBLICO ALVO Alunos de Mestrado ou Doutorado. Pesquisadores vinculados a Institutos de Pesquisa, no Brasil ou Exterior.

4 LANÇAMENTO 2009

5 ProjetoEstudanteOrientadorInstituiçãoTipo de bolsa Análise Comparativa entre os Modelos KMV de Merton e CreditRisk+para Gestão de Riscos de Carteiras de Crédito Rafael Felicio Mileo Neto Herbert Kimura Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo / SP Mestrado Mental Acounting e Pagamento em Prestações: Influência no Comportamento do Consumidor de Baixa Renda Ana Paula MiottoJuracy Gomes Parente EAESP-FGV, São Paulo / SP Doutorado Micro?) Crédito para a população de baixa renda: como gerar cadastro positivo por meio da tecnologia de correspondentes bancários Cesar Akira Yokomizo Eduardo Henrique Diniz EAESP-FGV, São Paulo / SP Doutorado Uma aplicação de raciocínio baseado em casos na identificação de riscos em projetos Marco Alexandre Poppius Anita Maria da Rocha Fernandes Universidade Vale do Itajaí, São José / SC Mestrado Web Services confiáveis – Um estudo sobre os problemas atuais Paulo Roberto de A. F. Nunes Ana Cristina Vieira de Melo Universidade de São Paulo, São Paulo / SP Mestrado

6 EDIÇÃO 2010 Envio das propostas - Até 16 de agosto de Máximo de 25 páginas (Introdução/Definição do Problema; Trabalhos Correlatos/Levantamento Bibliográfico; Metodologia; Relevância do tema da pesquisa para os objetivos da Serasa Experian; Cronograma de Atividades). Divulgação das propostas selecionadas - 23 de setembro de 2010 Início formal das pesquisas - Outubro/2010

7 EDIÇÃO 2010 Valores mensais (12 parcelas) -Bolsa de pesquisa para alunos de mestrado: R$ 1.500,00 -Remuneração para o professor-orientador de mestrado: R$ 600,00 -Bolsa de pesquisa para alunos de doutorado: R$ 2.100,00 -Remuneração para o professor –orientador de doutorado: R$ 800,00 -Bolsa para pesquisadores: R$ 2.000,00

8 EDIÇÃO 2010 Áreas 1. Crédito 2. Educação Financeira 3. Finanças 4. Marketing 5. Gestão 6. Jurídico 7. Redes Sociais 8. Sustentabilidade 9. Tecnologia da Informação

9 EDIÇÃO 2010 CRÉDITO - Temas de interesse - Alinhamento com a Basiléia II – um modelo de gestão de risco para os bancos - Aplicação de Risk Based Pricing - Avaliação dos ativos intangíveis das empresas no processo de análise integrada de riscos, na concessão de crédito e na exigência de garantias - Critérios sociais e ambientais nos processos de análise de crédito - Cultura de Prevenção à Fraude (disseminação da importância da proteção das informações pessoais) - Desafios e perspectivas da bancarização das classes C e D / Small Business no Mercado Financeiro Brasileiro - Diferenças no desempenho econômico regional e os impactos sobre as empresas, o comportamento do consumidor e o crédito - Fusões e aquisições nos principais setores da economia brasileira e seus reflexos no mercado de crédito - Impacto do crescimento do canal PME na margem de lucros das empresas - Importância dos bureaus de crédito no desenvolvimento do país - Importância do crédito na vida do brasileiro - Importância dos produtos de crédito na lucratividade total dos bancos - Influência dos capitais intangíveis no rating das empresas - Melhores práticas sobre as políticas de créditos atuais na concessão de diferentes produtos financeiros - Melhores práticas sobre as políticas de prevenção a fraude atuais na concessão de diferentes produtos financeiros - Microcrédito no Brasil e América Latina - Modelos de inferência de renda em setores da economia formal e informal - O papel de um bureau de crédito na alavancagem das microfinanças - Perspectivas de adequação das políticas de crédito no mercado financeiro brasileiro (premissas econômicas no curto e médio prazo) - Projeção de balanços como ferramenta de decisão de crédito e impactos na quantificação do risco de crédito - Relevância das perdas por fraude de falsidade ideológica nas instituições financeiras - Seleção Adversa – metodologia e aplicações no mercado de crédito. - Soluções de autentificação baseada em dados cadastrais - Teste de Estresse da Carteira - Uso de informações positivas na gestão do risco de crédito

10 EDIÇÃO 2010 EDUCAÇÃO FINANCEIRA - Temas de interesse - Comportamento do consumidor brasileiro na gestão de renda pessoal e familiar - Conseqüências da facilidade de acesso ao crédito e comprometimento da renda do consumidor - Correlação entre Educação Financeira para consumidores e índices de inadimplência - Papel dos bancos de dados de proteção ao crédito face ao superendividamento dos consumidores - Perfil comportamental de pessoas físicas no consumo de crédito - Uso consciente e responsável do crédito

11 EDIÇÃO 2010 FINANÇAS - Temas de interesse - Arrecadação de ISS nos municípios (estudo sobre as principais diferenças e conflitos entre os municípios, como evitar a bi-tributação) - Efeitos da aplicação de custeio por absorção e ABC em empresas de serviços com estruturas compartilhadas - Gerenciamento de Working Capital visando à maximização de valores para os acionistas - Impacto das normas IFRS no resultado das empresas de serviço - Impacto dos incentivos fiscais nas tomadas de decisão de investimentos - Inserção de fatores intangíveis na análise convencional dos procedimentos contábeis das empresas - Metodologias de custeio em empresas de serviços para análise de pricing alinhada às regras de mercado - Modelos de projeção de faturamento baseado em séries históricas - Repatriação de capital estrangeiro versus CVM Variáveis envolvidas na decisão as empresas em investir em capacidade instalada

12 EDIÇÃO 2010 MARKETING - Temas de interesse - CRM (Relacionamento com Grandes Contas / voltado ao varejo) - Dados – quais os mais relevantes para o marketing do futuro / onde estão /como capturá- los) - Marketing (Futuro / Regulamentação / Ética / No mundo) - Expansão da classe C e o potencial de mercado para produtos e serviços por setor. - Fidelização de clientes - Futuro do Marketing no Brasil (massa x direto / tradicional x digital / efeito mobile / diferenças geográficas) - Gestão de Clientes (Cross-sell / Up-sell / Retention / Canais / Futuro) - Marketing Ambiental - Marketing Direto Real-Time (Event Based Marketing / Mobile / Digital / Redes Sociais) - Marketing Social / Marketing relacionado à causa - Melhores práticas de sinergia entre as áreas de Marketing e força de vendas - Melhores práticas de sinergia entre força de vendas e backoffice - Prospecção de Clientes (Database Marketing / Segmentação / Geomarketing) - Técnicas para aumentar a eficiência e rentabilidade de segmentação de clientes para vendas - Telemarketing (Futuro / Regulamentação/ Ética / No mundo) - Televendas

13 EDIÇÃO 2010 GESTÃO - Temas de interesse - Acompanhamento de resultados de projetos (pós implantação) - Correlações entre Sucess FEE / Modelo de negócio sobre o valor agregado / ROI - Cultura de Qualidade e ferramentas recentes para empresas de serviços - Desenvolvimento de equipe de vendas para o relacionamento one-to-one - Estratégia (da formulação à execução) - Gestão comercial de grandes clientes - Gestão por processos e BPM (Business Process Management) - Lean Six Sigma aplicado a serviços - Modelo de negócio envolvendo como medida unidade de negócio dos clientes - Trabalho em equipe em times de alta performance - Utilização da metodologia NPS visando a fidelização de clientes e alavancagem de crescimento

14 EDIÇÃO 2010 JURÍDICO - Temas de interesse - Abordagem dos bancos de dados nos diversos ordenamentos (Direito Comparado) - Banco de dados de proteção ao crédito e o princípio da privacidade - Banco de dados de proteção ao crédito nos Tribunais (evolução e tendências jurisprudenciais) - Banco de dados e a comunicação como dever acessório ao princípio da veracidade - Cadastro positivo, o principio da isonomia e a proteção aos dados pessoais do consumidor - Direito da Tecnologia da Informação e suas aplicações - Fraude, a clonagem de documentos e a responsabilidade civil do Estado pelos danos decorrentes - Tributação na prestação de serviços – ISSQN

15 EDIÇÃO 2010 REDES SOCIAIS - Temas de interesse - O papel das redes sociais no marketing de hoje e do futuro - Oportunidades de negócio nas redes sociais - Propensão dos usuários a disponibilização de informações pessoais versus impacto do negócio Serasa Experian

16 EDIÇÃO 2010 SUSTENTABILIDADE - Temas de interesse - Comportamento do consumidor brasileiro na gestão de renda pessoal e familiar - Conseqüências da facilidade de acesso ao crédito e comprometimento da renda do consumidor - Correlação entre Educação Financeira para consumidores e índices de inadimplência - Critérios sociais e ambientais nos processos de análise de crédito - Desafios e perspectivas da bancarização das classes C e D / Small Business no Mercado Financeiro Brasileiro - Green IT - Marketing Ambiental - Marketing Social / Marketing relacionado à causa - Microcrédito no Brasil e América Latina - O papel dos bancos de dados de proteção ao crédito face ao superendividamento dos consumidores - O papel de um bureau de crédito na alavancagem das Microfinanças - Uso consciente e responsável do crédito

17 EDIÇÃO 2010 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Temas de interesse - Aplicações mobile - Banco de dados (Workflow) - Desenvolvimento de sistemas - Engenharia de software (Arquitetura aplicada para plataformas orientadas a serviços / Performance e Planejamento de Capacidade / Teste de Sistema) - Fábrica de Software - Green IT - Identidade Digital / Autenticação (Novos Negócios / Certificação Digital) - Mainframe (Desenvolvimento de Aplicações / Arquitetura / Linux – Plataforma Opensource) - Segurança da informação (Fraude / Processos / Técnica) - Service Oriented Architecture(SOA) - Software como serviço e Cloud Computing

18 EDIÇÃO 2010 EDITAL E OUTRAS INFORMAÇÕES:

19 Obrigado! Fábio Avelar Friedrichs Telefone:


Carregar ppt "Projeto SERASA EXPERIAN de PESQUISA APLICADA. Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada -O que é ? -2009 - Edição 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google