A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONQUISTA FEMININA : Liderança e atitudes DENIZE DUTRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONQUISTA FEMININA : Liderança e atitudes DENIZE DUTRA."— Transcrição da apresentação:

1

2 CONQUISTA FEMININA : Liderança e atitudes DENIZE DUTRA

3 DADOS MUNDIAIS MULHERESHOMENS População51%49% Trabalho realizado (produtivo + reprodutivo +gestão comunitária) 70%30% Salários em circulação10%90% Meios de produção01%99% Cúpula do poder formal04%96% População pobre3/4¼ População analfabeta2/31/3

4 40 % - da força de trabalho 24 % - do corpo gerencial das empresas 300 % - de aumento da participação feminina na última década Mulheres – Brasil:

5 Tendências que Afetarão o Núcleo Familiar: Marco Aurelio Vianna / Sergio Velasco Evolução na natureza e na essência do trabalho Filhos se casando mais tarde Aumento da expectativa de vida Crescente número de mulheres trabalhando Revisão de padrões de trabalho relacionados à terceira idade.

6 Tendências que Afetarão o Núcleo Familiar: Necessidade de aprendizado permanente e educação contínua Aumento significativo da carga de trabalho em casa Pessoas trabalhando por conta própria Revalorização da importância da família no equilíbrio e desenvolvimento da Humanidade As crianças assumirão cada vez mais cedo determinadas tarefas de adultos, para ajudar em casa.

7 Tendências que Afetarão o Núcleo Familiar: Grande parte dos novos bebês virá da redução da taxa de mortalidade infantil e não de novos nascimentos, devido à acentuada evolução da Medicina. Num ambiente em que a conveniência será um fator determinante, grande parte das refeições deixará de ser produzida em casa. A família continuará existindo, mas sem as obrigações de vínculos legais, como o casamento. Outras formas de união surgirão, inclusive entre pessoas do mesmo sexo.

8 O que Está Acontecendo nas Organizações... As empresas, agora, exigem resultados. Se você não conseguir gerá-los, está a um passo de cair fora. As empresas, ao contrário do que faziam antes, não cuidam mais do seu desenvolvimento. A responsabilidade é sua. E você não pode mais se dar ao luxo de ficar para trás. A aposentadoria também passou a ser problema seu, ninguém garante mais.

9 O que Está Acontecendo... O mundo, de repente, ficou muito maior do que era. Você precisa aprender novos idiomas, entender novas culturas, conhecer novos mercados. E rápido! A sua especialidade vale muito, claro, mas você tem de incorporar a visão do todo, entender áreas que antes desconhecia. Já! Você não possui mais aquelas áreas de apoio, cortadas pelo downsizing, e tem de fazer muito mais coisas sozinho. Antes você respondia por uma área, agora, atende várias ao mesmo tempo.

10 O que Está Acontecendo... A tecnologia muda todo dia. O que era novo ontem foi ultrapassado hoje. Você está atualizado? O conhecimento aumenta numa velocidade nunca vista. Quando você conseguirá ler tudo, aprender tudo, acompanhar o ritmo? Ninguém controla mais os seus horários, mas as exigências são tantas que você acaba ficando muito mais na empresa.

11 O que Está Acontecendo... Seu médico diz que você deve dedicar pelo menos meia hora por dia a exercícios, ter uma alimentação mais saudável, parar de fumar, beber menos e se divertir. Senão... A família, em casa, reclama que você não está participando tanto quanto deveria ( e seu sentimento de culpa também reclama...) Você não consegue mais ligar para os amigos, não tem mais vida social e nem consegue responder a todos os s – são três caixas postais lotadas todos os dias -, mas os consultores dizem que o networking é fundamental. Mexa-se!

12 Planejamento de carreira Envolvimento familiar. Como Enfrentar...., SABER ESCOLHER, pois a busca por conhecimento é ilimitada, mas o tempo e a capacidade de atenção são limitados. Ter clareza de seus valores, pois são eles que orientam o caos. Busca de equilíbrio (pessoal X profissional).

13 Elas são craques em fazer um monte de coisas ao mesmo tempo. Tom Peters As mulheres vão dominar o mercado de trabalho no futuro.

14 importância do relacionamento; trabalho em equipe; uso de motivação e persuasão, em vez de ordem e controle; cooperação no lugar de competição O Mundo Corporativo Caminha Para Valores Femininos:

15 Conquistar espaço não é sinônimo de igualdade...

16 ... Preteridas para cargos de maior poder e prestígio... Dupla jornada de trabalho

17 ... Nos EUA avançam para os altos cargos corporativos em ritmo mais acelerado, ainda assim, só serão iguais aos homens em OIT – no mundo – a igualdade com os homens daqui a 470 anos.

18 ... no Brasil, as mulheres ganham em média o equivalente a 64 % do salário dos homens % dos casos de LER no país, ocorreu em mulheres, devido a maior índice de ocupação mais relacionadas à rotina e monotonia.

19 1. Ainda não houve tempo para vencer resistências sociais, quebrar estereótipos. Ocupar cargos de poder faz parte de um processo que ainda está evoluindo, associado ao fato de que as carreiras hoje em dia são mais velozes. ( média 10 anos) Algumas explicações para o difícil acesso das mulheres às posições de poder :

20 Maternidade 2. Maternidade e a necessidade de buscar equilíbrio entre vida profissional e familiar. não querem 3. Muitas mulheres não querem ocupar cargos de chefia: dificuldade de conciliar trabalho e família; pressão.necessidade de mais flexibilidade e menos pressão. Algumas explicações para o difícil acesso das mulheres às posições de poder :

21 4. Barreiras invisíveis no mundo corporativo, na cultura corporativa que mantêm as mulheres afastadas dos cargos com responsabilidade direta pelo lucro das operações. O acesso feminino a cargos de poder é um processo permanente de convencimento e de competência. Algumas explicações para o difícil acesso das mulheres às posições de poder :

22 5. Valorização de padrões e valores masculinos (dureza- competitividade- frieza- ambiente inóspito). Tempo médio de permanência na Empresa : HOMENS 10 anos HOMENS : 10 anos MULHERES : 5, 4 anos ( Pesquisa : Deloitte Touche Tohmatsu) Algumas explicações para o difícil acesso das mulheres às posições de poder :

23 A contribuição da mulher deve se dar no sentido de criar condições para que os próprios homens também se permitam encontrar, no universo feminino, a revisão de seu próprio papel na sociedade, na família, com os filhos, no trabalho e no relacionamento com suas parceiras.


Carregar ppt "CONQUISTA FEMININA : Liderança e atitudes DENIZE DUTRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google