A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONQUISTA FEMININA: Liderança e atitudes DENIZE DUTRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONQUISTA FEMININA: Liderança e atitudes DENIZE DUTRA."— Transcrição da apresentação:

1 CONQUISTA FEMININA: Liderança e atitudes DENIZE DUTRA

2 DADOS MUNDIAIS 51% 49% 70% 30% 10% 90% 01% 99% 04% 96% 3/4 ¼ 2/3 1/3
MULHERES HOMENS População 51% 49% Trabalho realizado (produtivo + reprodutivo +gestão comunitária) 70% 30% Salários em circulação 10% 90% Meios de produção 01% 99% Cúpula do poder formal 04% 96% População pobre 3/4 População analfabeta 2/3 1/3

3 300 % - de aumento da participação feminina na última década
40 % da força de trabalho 24 % - do corpo gerencial das empresas 300 % - de aumento da participação feminina na última década Mulheres – Brasil:

4 Tendências que Afetarão o Núcleo Familiar: Marco Aurelio Vianna / Sergio Velasco
Evolução na natureza e na essência do trabalho Filhos se casando mais tarde Aumento da expectativa de vida Crescente número de mulheres trabalhando Revisão de padrões de trabalho relacionados à terceira idade.

5 Tendências que Afetarão o Núcleo Familiar:
Necessidade de aprendizado permanente e educação contínua Aumento significativo da carga de trabalho em casa Pessoas trabalhando por conta própria Revalorização da importância da família no equilíbrio e desenvolvimento da Humanidade As crianças assumirão cada vez mais cedo determinadas tarefas de adultos, para ajudar em casa.

6 Tendências que Afetarão o Núcleo Familiar:
Grande parte dos novos bebês virá da redução da taxa de mortalidade infantil e não de novos nascimentos, devido à acentuada evolução da Medicina. Num ambiente em que a conveniência será um fator determinante, grande parte das refeições deixará de ser produzida em casa. A família continuará existindo, mas sem as obrigações de vínculos legais, como o casamento. Outras formas de união surgirão, inclusive entre pessoas do mesmo sexo.

7 O que Está Acontecendo nas Organizações...
As empresas , agora, exigem resultados. Se você não conseguir gerá-los, está a um passo de cair fora. As empresas, ao contrário do que faziam antes, não cuidam mais do seu desenvolvimento. A responsabilidade é sua. E você não pode mais se dar ao luxo de ficar para trás. A aposentadoria também passou a ser problema seu, ninguém garante mais.

8 O que Está Acontecendo... O mundo, de repente, ficou muito maior do que era. Você precisa aprender novos idiomas, entender novas culturas, conhecer novos mercados. E rápido! A sua especialidade vale muito, claro, mas você tem de incorporar a visão do todo, entender áreas que antes desconhecia. Já! Você não possui mais aquelas áreas de apoio, cortadas pelo downsizing, e tem de fazer muito mais coisas sozinho. Antes você respondia por uma área, agora, atende várias ao mesmo tempo.

9 O que Está Acontecendo... A tecnologia muda todo dia. O que era novo ontem foi ultrapassado hoje. Você está atualizado? O conhecimento aumenta numa velocidade nunca vista. Quando você conseguirá ler tudo, aprender tudo, acompanhar o ritmo? Ninguém controla mais os seus horários, mas as exigências são tantas que você acaba ficando muito mais na empresa.

10 O que Está Acontecendo... Seu médico diz que você deve dedicar pelo menos meia hora por dia a exercícios, ter uma alimentação mais saudável, parar de fumar, beber menos e se divertir. Senão... A família, em casa, reclama que você não está participando tanto quanto deveria ( e seu sentimento de culpa também reclama...) Você não consegue mais ligar para os amigos, não tem mais vida social e nem consegue responder a todos os s – são três caixas postais lotadas todos os dias - , mas os consultores dizem que o networking é fundamental. Mexa-se!

11 Como Enfrentar .... SABER ESCOLHER , pois a busca por conhecimento é ilimitada, mas o tempo e a capacidade de atenção são limitados. Planejamento de carreira Envolvimento familiar. Busca de equilíbrio (pessoal X profissional). Ter clareza de seus valores, pois são eles que orientam o “caos” .

12 “Elas são craques em fazer um monte de coisas ao mesmo tempo”.
“ As mulheres vão dominar o mercado de trabalho no futuro”. “Elas são craques em fazer um monte de coisas ao mesmo tempo”. Tom Peters

13 O Mundo Corporativo Caminha Para
Valores Femininos: importância do relacionamento; trabalho em equipe; uso de motivação e persuasão, em vez de ordem e controle; cooperação no lugar de competição

14 Conquistar espaço não é sinônimo de igualdade ...

15 ... Dupla jornada de trabalho
... Preteridas para cargos de maior poder e prestígio

16 ... Nos EUA avançam para os altos
cargos corporativos em ritmo mais acelerado , ainda assim , só serão iguais aos homens em ... OIT – no mundo – a igualdade com os homens daqui a 470 anos.

17 ... no Brasil , as mulheres ganham
em média o equivalente a 64 % do salário dos homens. % dos casos de LER no país, ocorreu em mulheres , devido a maior índice de ocupação mais relacionadas à rotina e monotonia.

18 Algumas explicações para o “difícil” acesso das mulheres às posições de poder :
1. Ainda não houve tempo para vencer resistências sociais, quebrar estereótipos. Ocupar cargos de poder faz parte de um processo que ainda está evoluindo, associado ao fato de que as carreiras hoje em dia são mais velozes. ( média 10 anos)

19 Algumas explicações para o “difícil” acesso das mulheres às posições de poder :
2. Maternidade e a necessidade de buscar equilíbrio entre vida profissional e familiar. 3. Muitas mulheres não querem ocupar cargos de chefia: dificuldade de conciliar trabalho e família; necessidade de mais flexibilidade e menos “pressão”.

20 Algumas explicações para o “difícil” acesso das mulheres às posições de poder :
4. Barreiras invisíveis no mundo corporativo, na cultura corporativa que mantêm as mulheres afastadas dos cargos com responsabilidade direta pelo lucro das operações. O acesso feminino a cargos de poder é um processo permanente de convencimento e de competência.

21 ( Pesquisa : Deloitte Touche Tohmatsu)
Algumas explicações para o “difícil” acesso das mulheres às posições de poder : 5. Valorização de padrões e valores masculinos (dureza- competitividade- frieza- ambiente inóspito). Tempo médio de permanência na Empresa: HOMENS : 10 anos MULHERES : 5, 4 anos ( Pesquisa : Deloitte Touche Tohmatsu)

22 A contribuição da mulher deve se dar no sentido de criar condições para que os próprios homens também se permitam encontrar, no universo feminino, a revisão de seu próprio papel na sociedade, na família , com os filhos, no trabalho e no relacionamento com suas parceiras.


Carregar ppt "CONQUISTA FEMININA: Liderança e atitudes DENIZE DUTRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google