Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKevin Lagos Castel-Branco Alterado mais de 8 anos atrás
1
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças
2
Concepção de avaliação
Regular e adaptar a prática pedagógica às necessidades do aluno Sujeitos do processo de avaliação: professor, aluno, escola, família. Não excludente Elo agregador do aluno ao processo de construção do conhecimento.
3
Concepção de avaliação
Mecanismo de inclusão e mediação do processo regulador, diagnóstico, emancipatório, qualitativo, dialético, dialógico, informativo e formativo.
4
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO Clareza e definição do currículo e metas a serem alcançadas no percurso da aprendizagem Processamento currículo – avaliação: Por que e para quê ensinar/avaliar Para quem/onde/quando/o quê/ com quem Geração de informações para reflexão e replanejamento de intervenção.
5
A avaliação diagnóstica
Favorece o acompanhamento dos objetivos a serem alcançados Regulação de interação e integração A variação das avaliações: identificar os variados níveis de conhecimentos; aprender a lidar com a heterogeneidade de aprendizagens ( caráter inclusivo da avaliação); estabelecer instrumentos para atender as diferenças.
6
A mediação da avaliação
Encaminhar o que o aluno já sabe/ o que ainda não sabe/o que deve ser ensinado / de qual ponto partir/ metas a serem alcançadas/ como avaliar cada competência/habilidade/ conteúdo.
7
Abrangência da avaliação no 2º ano
Definir quais capacidades ou conhecimentos serão avaliados para definir o planejamento. Avaliação de escrita de palavras com diversas estruturas silábicas ( regras de ortográficas regulares e de irregularidades contextuais) Planejamento de ações didáticas para os casos de não domínio desses conhecimentos.
8
Abrangência da avaliação no 2º ano
Proposição de produção de texto que forneça diagnóstico de capacidade de reflexão e planejamento com autonomia sobre o contexto de produção .
9
Avaliação em todo o ciclo
Avaliação contínua Avaliação diagnóstica a cada início de ano letivo e durante o processo para redimensionar planejamento.
10
Avaliar é também observar
Para identificar o desempenho do aluno em relação à apropriação da escrita: Observar os modos de realizar as tarefas propostas; analisar produções de escrita, observar a leitura de palavras, de textos, interpelar nas situações de reflexão sobre a organização de palavras, frases, textos.
11
A provinha Brasil no planejamento
Analisar os conhecimentos dos alunos; Definir prioridades e estratégias didáticas para garantir a aprendizagem. Dar continuidade do processo no 3º ano
12
Compreendendo a Provinha Brasil
Qual Objetivo? Como se organiza? Matriz de Referência? Apropriação de resultados: Reflexão Compreensão Planejamento Intervenção
13
Atividade Proposta 3. Faça um esquema enumerando os aspectos de concepção de avaliação e de currículo proposta no texto.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.