A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 UNIDADE 1  ANO 2  Aprofundando o tema  3- Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " UNIDADE 1  ANO 2  Aprofundando o tema  3- Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças."— Transcrição da apresentação:

1  UNIDADE 1  ANO 2  Aprofundando o tema  3- Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças

2  Regular e adaptar a prática pedagógica às necessidades do aluno  Sujeitos do processo de avaliação: professor, aluno, escola, família.  Não excludente  Elo agregador do aluno ao processo de construção do conhecimento.

3  Mecanismo de inclusão e mediação do processo regulador, diagnóstico, emancipatório, qualitativo, dialético, dialógico, informativo e formativo.

4  Clareza e definição do currículo e metas a serem alcançadas no percurso da aprendizagem  Processamento currículo – avaliação: ◦ Por que e para quê ensinar/avaliar ◦ Para quem/onde/quando/o quê/ com quem ◦ Geração de informações para reflexão e replanejamento de intervenção.

5  Favorece o acompanhamento dos objetivos a serem alcançados  Regulação de interação e integração  A variação das avaliações: identificar os variados níveis de conhecimentos; aprender a lidar com a heterogeneidade de aprendizagens ( caráter inclusivo da avaliação); estabelecer instrumentos para atender as diferenças.

6  Encaminhar o que o aluno já sabe/ o que ainda não sabe/o que deve ser ensinado / de qual ponto partir/ metas a serem alcançadas/ como avaliar cada competência/habilidade/ conteúdo.

7  Definir quais capacidades ou conhecimentos serão avaliados para definir o planejamento.  Avaliação de escrita de palavras com diversas estruturas silábicas ( regras de ortográficas regulares e de irregularidades contextuais)  Planejamento de ações didáticas para os casos de não domínio desses conhecimentos.

8  Proposição de produção de texto que forneça diagnóstico de capacidade de reflexão e planejamento com autonomia sobre o contexto de produção.

9  Avaliação contínua  Avaliação diagnóstica a cada início de ano letivo e durante o processo para redimensionar planejamento.

10  Para identificar o desempenho do aluno em relação à apropriação da escrita: ◦ Observar os modos de realizar as tarefas propostas; analisar produções de escrita, observar a leitura de palavras, de textos, interpelar nas situações de reflexão sobre a organização de palavras, frases, textos.

11  Analisar os conhecimentos dos alunos;  Definir prioridades e estratégias didáticas para garantir a aprendizagem.  Dar continuidade do processo no 3º ano

12  Qual Objetivo?  Como se organiza?  Matriz de Referência?  Apropriação de resultados: ◦ Reflexão ◦ Compreensão ◦ Planejamento ◦ Intervenção

13  3. Faça um esquema enumerando os aspectos de concepção de avaliação e de currículo proposta no texto.


Carregar ppt " UNIDADE 1  ANO 2  Aprofundando o tema  3- Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google