A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupos étnicos e culturais minoritários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupos étnicos e culturais minoritários"— Transcrição da apresentação:

1 Grupos étnicos e culturais minoritários
Trabalho realizado por: Vitória Coelho Carlos Mendes

2 Introdução Realizamos este trabalho no âmbito da disciplina de Psicologia e do módulo «Da Diferença do Comportamento à Diferença de Intervenção». O tema trabalhado incide sobre os grupos étnicos culturais minoritários. Seleccionamos os ciganos e abordamos a discriminação e as razões desta discriminação em relação aos ciganos, assim como medidas a adoptar no sentido da integração deste grupo étnico minoritário.

3 Discriminação dos ciganos
Os ciganos vivem em condições degradantes: bairros com más condições sociais, nas periferias das cidades e aldeias, em zonas industriais e de difícil acesso. São um grupo segregado e discriminado pela população em geral. Não lhes é dada a oportunidade de alugarem casas.

4

5 Razões apontadas: Fecharem-se numa concha de tradições e costumes;
Resistirem à mudança e não quererem integrar-se; Serem maus vizinhos; Não ligarem muito à aparência; Não gostarem de estudar; Não se fixarem, andarem sempre com a casa às costas; Não se esforçarem por quebrar as barreiras que os separam dos demais povos;

6 Medidas a adoptar no sentido da integração dos ciganos
Acesso à educação: Garantir que todas as crianças ciganas completem pelo menos o ensino primário, tendo acesso a um ensino de qualidade sem estarem sujeitas a discriminações ou à segregação; Alargar o acesso a uma educação e acolhimento na primeira infância de qualidade e reduzir o número de abandonos escolares. Criação de grupos de professores itinerários que acompanhem as comunidades ciganas.

7 Medidas a adoptar no sentido da integração dos ciganos
Acesso à habitação e aos serviços essenciais: Promover um acesso não discriminatório à habitação, nomeadamente à habitação social e a serviços públicos essenciais (água, electricidade e gás), tendo também em conta as necessidades específicas dos ciganos não sedentários. Criar um grupo de ação local, para melhorar a aceitação de vizinhos ciganos.

8 Medidas a adoptar no sentido da integração dos ciganos
Acesso ao emprego: Suprir a diferença existente ao nível do emprego entre os ciganos e o resto da população, garantindo um acesso pleno e não discriminatório à formação profissional, ao mercado de trabalho e ao auto-emprego.

9

10 Medidas a adoptar no sentido da integração dos ciganos
Acesso aos cuidados de saúde: Garantir aos ciganos cuidados de saúde de qualidade, especialmente às mulheres e crianças, bem como cuidados preventivos e serviços sociais a um nível semelhante e nas mesmas condições do que o resto da população.

11 Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=Vgf5BwMCd_Q

12 Conclusão: A elaboração deste trabalho permitiu-nos perceber que há ainda um longo caminho a percorrer. Os ciganos, como verificamos, continuam a fechar e a barrar a nossa entrada na sua comunidade, o que dificulta a entrada de ajuda, por exemplo, de ação social, formação e orientação na procura de trabalho. Para resolver esta situação terá de haver uma cedência de parte a parte, pois, caso contrário, continuaremos na mesma situação. FIM…


Carregar ppt "Grupos étnicos e culturais minoritários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google