A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BULLYING: PRÁTICA DISSEMINADA E CONHECIDA Coordenador da Pesquisa : Inácio Feitosa RECIFE PESQ. Nº 071/2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BULLYING: PRÁTICA DISSEMINADA E CONHECIDA Coordenador da Pesquisa : Inácio Feitosa RECIFE PESQ. Nº 071/2009."— Transcrição da apresentação:

1 BULLYING: PRÁTICA DISSEMINADA E CONHECIDA Coordenador da Pesquisa : Inácio Feitosa RECIFE PESQ. Nº 071/2009

2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA: OBJETIVO: Verificar o nível de conhecimento da prática do Bullying e a sua disseminação junto aos estudantes que realizaram o ENEM. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: As cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife. DATA DA COLETA: As entrevistas foram realizadas no período de 05 e 06 de dezembro de UNIVERSO: Indivíduos que realizaram a prova do ENEM. AMOSTRA: Amostragem aleatória em pontos de fluxo. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 1198 entrevistas. CONFIABILIDADE: O nível de confiabilidade estimado foi de 95% com uma margem de erro de 4 pontos percentuais.

3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS: OBSERVAÇÕES: As perguntas cujas somas não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos no processamento dos dados. Categorias em que apresentam 0% significa que o percentual de perguntas é menor que 0,5% dos total das respostas. A resposta OUTROS refere-se ao total de respostas que obtiveram índices muito baixos. A resposta NS/NR representa a resposta Não sabe/ Não respondeu.

4 ANÁLISE 1.Os entrevistados são majoritariamente advindos escolas públicas (62,1%) – 37,9% findaram o terceiro ano em estabelecimento privado. 87,4% dos pesquisados não estão realizando ou possuem curso superior. Ressaltamos, ainda, que: 60,5% dos entrevistados possuem entre 17 a 20 anos e 77,3% dos entrevistados possuem renda entre 1 a 5 salários mínimos. 2.O Bullying é prática conhecida de boa parte dos entrevistados, já que 50% deles declaram conhecê- la. Mas 47,5% declaram não conhecer. Estes dois dados nos fazem afirmar que a prática de Bullying pode não ser tão disseminada junto aos estudantes entrevistados. Por outro lado, ela pode estar presente. Contudo, não ser reconhecida como Bullying. 3.No entanto, destacamos, considerando o universo dos que já ouviram falar na prática de Bullying, que 45,1% conhecem alguém que já fora vítima de tal prática. Portanto, a prática do Bullying é disseminada. Agressão psicológica (63,6%), agressão física (27,1%) e furtos (6,7%) são as práticas mais recorrentes. Porém, destacamos que 91,8% dos entrevistados não conhecem alguma instituição de ensino superior ou escola que adotou medidas para a prática do Bullying. Diante da sua disseminação, urge as instituições de ensino agirem para prevenir a prática do Bullying. 4.Considerando os que declararam conhecer a prática do Bullying (50%), 37,9% defendem punições educativas para os praticantes. 30,2% defendem a expulsão do estabelecimento de ensino. E 11,4%, a perda de direitos. Observamos repúdio e desejo de punição por parte dos entrevistados.

5 Perfil dos entrevistados: Tipo de escola onde concluiu o 3º ano científico

6 Perfil dos entrevistados: Conclusão do ensino médio em 2009

7 Perfil dos entrevistados: Curso superior em andamento ou concluído

8 Perfil dos entrevistados: Sexo

9 Perfil dos entrevistados: Faixa etária

10 Perfil dos entrevistados: Estado civil

11 Perfil dos entrevistados: Grau de instrução

12 Perfil dos entrevistados: Renda individual

13 Perfil dos entrevistados: Renda familiar

14 Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia

15 Perfil dos entrevistados: Classe sócio-econômica

16 [P. 01] Você já ouviu falar em BULLYING?

17 [P. 02] Se SIM, qual deve ser a pena para alguém que comete BULLYING na escola, por exemplo?

18 [P. 03] Você conhece alguém que já fora vítima de BULLYING?

19 [P. 04] Qual foi a forma que foi praticado o BULLYING?

20 [P. 05a] Você conhece alguma escola ou IES que adotou medidas para punir a prática de BULLYING?

21 [P. 05b] Se SIM, qual foi a medida?

22 INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU JANGUIÊ DINIZ PRESIDENTE DO CONSELHO JÂNYO DINIZ DIRETOR-PRESIDENTE INÁCIO FEITOSA DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL SÉRGIO MURILO JÚNIOR COORDENADOR EXECUTIVO/ADVOGADO DSc. ADRIANO OLIVEIRA COORDENADOR DE PESQUISA/CIENTISTA POLÍTICO BSc. ROBERTO SANTOS SUPERVISOR DE PESQUISA/CIENTISTA SOCIAL MSc. CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO SIMARA COSTA ESTAGIÁRIA DE ESTATÍSTICA Rua Manuel Caetano, 132 – fone (81) ROBERTA TEKAVITA ESTAGIÁRIA DE ECONOMIA ISABEL FRANÇA ASSESSORA DE IMPRENSA EMMANUELLE CÉSAR CONSULTORA DE RELACIONAMENTO r MARIA AMANDA SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA r


Carregar ppt "BULLYING: PRÁTICA DISSEMINADA E CONHECIDA Coordenador da Pesquisa : Inácio Feitosa RECIFE PESQ. Nº 071/2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google