A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Português Instrumental REVISÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Português Instrumental REVISÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Português Instrumental REVISÃO

2 Língua, linguagem e interação social
O que é: Língua – é o código linguístico que permite a comunicação; Linguagem – é o modo de expressar ou manifestar a língua. Pode ser de 3 formas: Verbal (expressa através de palavras – escrita e fala), Não verbal (não apresenta palavras (imagens/gestos) e Mista (quando há a presença da verbal e não verbal ao mesmo tempo). Comunicação – Troca de informação entre dois ou mais seres.

3

4 elementos da comunicação
Emissor – Envia a informação. Receptor – Recebe a informação Mensagem – É a informação. Código – Língua que permite a comunicação. Canal (Meio) – Veículo da informação. Referente (contexto) – É o assunto. Feedback – Retorno positivo ou negativo da comunicação. A comunicação é produzida a partir de um determinado contexto ou situação, que visa comunicar uma mensagem, através de um meio, de um locutor a um receptor. Para isso, é utilizado um código comum aos interlocutores.

5

6 A intencionalidade discursiva
São as intenções, explícitas ou implícitas, existentes na linguagem dos interlocutores; As piadas que seguem abaixo são de Jô Soares. Cada uma delas constitui uma situação comunicativa entre duas pessoas: – Por favor! Me joga uma corda que eu estou me afogando! – E além disso ainda quer se enforcar? – Eu nunca tive relações sexuais com a minha esposa antes de casar. E você? – Não sei. Como é o nome dela?

7 Funções de linguagem Função emotiva ou expressiva: Está centrada no emissor, na 1ª pessoa (eu). Expressa os sentimentos de quem fala em relação àquilo de que está falando: Estou muito feliz. Este jantar está excelente. Função conativa ou apelativa: está centrada na 2ª pessoa (tu). É dirigida ao receptor com o objetivo de influenciá-lo a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa. Exprime-se através do vocativo (chamamento) e do imperativo (verbos que expressam ordem ou pedido). Função muito utilizada em campanhas publicitárias. Não deixe de ver aquele filme amanhã. Venha aqui, menino.

8 Função poética: é a função que realça a elaboração e caracteriza-se pela criatividade da linguagem. Percebe-se um cuidado especial na organização da mensagem através da exploração das figuras de linguagem, do ritmo, das sonoridades, etc. Girafas          africanas                  como meus avós                             quem me dera                                        ver o mundo                                                    tão alto                                                           quanto vós       ( Paulo Leminski) Função referencial: ocorre toda vez que a mensagem faz referência a acontecimentos, fatos, pessoas, animais ou coisas, com o objetivo de transmitir informações. O tempo amanhã estará nublado. Ela abriu a porta, entrou, sentou-se na poltrona e sorriu.

9 Função metalinguística: Tem por finalidade definir o sentido dos sinais que podem ser compreendidos pelo receptor. Usa a linguagem para falar dela mesma. É a palavra comentando a palavra, o cinema falando do cinema, a pintura expressando a pintura. Estas funções raramente surgem isoladas, em geral aparecem combinadas. A sua predominância é que caracteriza o tipo de discurso. Frase é qualquer enunciado lingüístico com sentido acabado.


Carregar ppt "Português Instrumental REVISÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google