A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TGA I – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TGA I – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TGA I – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Curso: Administração Período: 1o. Professor: Wagner Andrade Aula: 1 Assunto: Etimologia da Palavra / Conceito / Processo Administrativo / Objetivos Prof. Wagner Andrade

2 Etimologia da Palavra Administração – Do latim administratione.
Ação de Administrar. Gestão de negócios públicos ou particulares. Governo, regência. Função do administrador; gestão, gerência. Pessoal que administra; direção Novo dicionário do Aurélio, 1a. Edição Prof. Wagner Andrade

3 Conceito de Administração
Conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado. Administração significa em primeiro lugar, ação. A administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, EXECUÇÃO E CONTROLE. Prof. Wagner Andrade

4 Outras Palavras para Administração
Gerência – Do latim gerentia, de gerere, “fazer”. I. Ato de gerir. II. Administração, gestão, as funções do gerente. Gestão – Do latim gestione. Ato de gerir, administração. Administratio, Administrationis – Rerum curatio, “tomar conta das coisas”. Management – I. Ação ou maneira de administrar; manejo (handling), direção ou controle. II. Habilidade para administrar. III. Pessoa ou pessoas que controlam e dirigem os negócios de uma instituição ou empresa. IV. Coletivo de Executivos ( Webster’s Encyclopedic Unabridged Dictionary of the English Language, 1994, Gramercy books) Prof. Wagner Andrade

5 O Processo Administrativo
Planejamento Controle Organização Direção Prof. Wagner Andrade

6 Funções do Processo Administrativo
Processo ou Função DESCRIÇÃO Planejamento Planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos. Organização Organização é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização. Direção/ Execução Execução é o processo de realizar atividades e utilizar recursos para atingir objetivos. Controle Controle é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modifica–los. Prof. Wagner Andrade

7 TIPOS DE ADMINISTRAÇÃO
COMPLEXIDADE SOCIAL – cidade, Estado, Sociedade Global ORGANIZAÇÕES PEQUENOS GRUPOS FAMILIAR PESSOAL Prof. Wagner Andrade

8 ADMINISTRAÇÃO É... Ação – Tomar decisões e realizar ações
Um grupo de pessoas – Conjunto de recursos administrado por pessoas Uma arte – Depende de habilidades / Competências gerenciais. Uma disciplina – Corpo organizado de conhecimentos Prof. Wagner Andrade

9 Administração como corpo de Conhecimentos
PRÁTICA Administração como arte, praticada nas organizações TEORIA Conhecimento sobre a arte de administrar A prática compreende as soluções criadas no mundo das organizações reais. A teoria compreende os conhecimentos abstraídos dessa prática e sistematizados. Prof. Wagner Andrade


Carregar ppt "TGA I – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google